A chuva aumenta a turbidez da água – com o acúmulo de materiais particulados – que são sedimentos trazidos pelos rios e galerias de drenagem de águas pluviais até o mar.
Esta cor mais acastanhada que podemos observar nas águas, acontece devido ao aumento do escoamento terrestre e à enorme escorrência de águas das chuvas provenientes de terra, que trouxeram com elas diversos nutrientes (como silicatos, fosfatos e nitratos) e matéria particulada sedimentar (areias, terra fina), que se ...
As causas da poluição são inúmeras, mas a mais comum é o despejo de esgoto sem tratamento no mar, o que representa risco para a saúde de banhistas, animais e plantas marinhas.
Em caso de semanas com precipitações intensas, as condições de balneabilidade das praias são prejudicadas, pois rios e canais podem desembocar nas águas. Chuvas torrenciais podem também contaminar moradias que se valem de captação de água por ponteiras (poços rasos) e fossa séptica.
Além do risco de afogamentos pelo aumento no volume de água, pode haver a presença de coliformes fecais, que acarretam doenças. A água da chuva que escoa pelas galerias pluviais podem carregar ainda produtos químicos e microrganismos presentes nas ruas.
O exato momento em que rio seco volta à vida após as chuvas
Porque não se pode tomar banho quando está trovejando?
Então, se você está tomando banho, pode pular a faísca do chuveiro, da fiação do chuveiro, o que traz risco para a pessoa. E aí, com os pés molhados, a intensidade do choque pode matar", explica o físico Osmar Pinto Jr., do INPE.
Banho de mar e tempo chuvoso não combinam. Muito mais do que transformar o passeio em uma grande dor de cabeça, as chuvas podem trazer riscos aos banhistas.
A maior frequência de extremos climáticos tende a aumentar a intensidade dos ventos e, por consequência, também pode influenciar na energia das ondas. Somado a isso, o aumento do nível médio do mar, mesmo pequeno, permite um maior alcance das ondas, especialmente durante as ressacas.
Não mergulhe no mar à noite ⚠️ Os Bombeiros do Rio desaconselham o banho de mar noturno. Apesar de comum no verão, essa prática é altamente contraindicada.
O critério para nomear a praia mais poluída do Brasil foi a densidade de resíduos por área. O estudo analisou quatro praias de Florianópolis: Praia do Rizzo: 1,5 resíduos/m² e 78 microplásticos/m² Praia do Santinho: 0,3 resíduos/m² e 8 microplásticos/m²
A dessalinização é o processo através do qual se eliminam os sais minerais dissolvidos na água. Atualmente, tal processo, aplicado à água do mar, é um dos mais usados para obter água doce para consumo humano ou agrícola.
Resumidamente, a piscina ou o mar só se mostram perigosos quando acontece uma tempestade, isto é, chuva com raios. Do contrário, o que é preciso são pequenos cuidados para não ter o seu nado prejudicado.
A paisagem das Maldivas é dominada por recifes de corais, que formam as ilhas e os atóis do arquipélago. Esses recifes funcionam como uma barreira natural, amortecendo as ondas e criando lagunas de águas excepcionalmente calmas e transparentes.
🍫 O motivo da cor é a grande quantidade de algas, que os animais que habitam o oceano amam, mas o público na praia nem tanto. ⚠️Preciso me preocupar? Apesar da coloração ter feito os veranistas formularem diversas teorias sobre a razão do mar ficar dessa maneira (e não, não é esgoto), não há riscos para a saúde.
Durante a noite, o processo se inverte. O ar que está sobre o mar passa a ficar mais quente do que aquele sobre o continente e ocorre a "brisa terrestre". Esse elevado valor para o calor específico -um dos maiores da natureza- confere à água um papel relevante nas condições climáticas do planeta.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
À medida que se aproxima do oceano, há encostas continentais formadas por granito e rochas sedimentares formadas pela pressão aplicada ao sedimento. Mais profundamente no oceano, o leito (abaixo da areia e do sedimento) é composto quase que inteiramente por crosta oceânica máfica, principalmente basalto e gabro.
Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar. Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa.
Esse “poder” da Lua é a força gravitacional que ela exerce sobre todos os objetos na Terra, mas, com a água, isso é muito mais visível. Quando a Lua gira em torno de nosso planeta, atrai a Terra para si – como se estivesse “puxando” – e essa atração provoca mudanças nos níveis das águas.
O recomendável é não entrar no mar de noite, já que de madrugada os salva-vidas não estão de plantão. Se for pular as sete ondas da sorte na entrada do ano novo, só entre no mar até a altura do joelho.
Além de melhorar nossa imunidade, a água salgada ajuda também na melhor cicatrização de feridas. Os sais minerais presentes na água têm efeito antibiótico, ajudando no alívio e cicatrização de vários casos de doenças cutâneas, desde simples feridas ou inflamações, até algumas as mais sérias como dermatites.
Recomendamos não banhar-se no mar no período noturno. Você fica invisivel ao guarda-vidas e a todas as pessoas e se precisar de ajuda não haverá ninguém.