Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (um arredondamento das 5h48m46s). Dá um dia certinho, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.
A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.
O ano começava em março e terminava em fevereiro, sendo que os meses tinham 29 ou 30 dias. Fevereiro, que era considerado de mau agouro por ter seu nome derivado de Februus, deus etrusco da morte, ficou com apenas 28 dias.
Ano bissexto serve para 'compensar' a 'sobra' dos anos
Isso porque os anos não tem exatos 365 dias, e de quatro em quatro anos, é preciso compensar essa defasagem. Por isso, no próximo ano, fevereiro terá 29 dias.
No entanto, isso não é totalmente verdade, afinal, de quatro em quatro anos, o mês de fevereiro ganha um dia a mais – e, consequentemente, o ano também (que, nesse caso, é chamado de bissexto). Em 2024, fevereiro terá 29 dias (e não 28), portanto, o ano será bissexto.
Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (um arredondamento das 5h48m46s). Dá um dia certinho, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.
2024 iniciou nessa segunda-feira (1º) e terá um dia a mais, por ser um ano bissexto. O novo ano terá 366 dias e, por essa razão, fevereiro contará com 29 dias. Quem nasce em 29 de fevereiro pode celebrar o dia de aniversário tanto em 28 de fevereiro, quanto em 1º de março.
Porque não tem o dia 30 de fevereiro? O dia 30 de fevereiro(AO 1945: 30 de Fevereiro)existiu somente em três vezes na história, em contrapartida de fevereiro ser um mês com 28 dias no calendário gregoriano(29 em anos bissextos). Contudo, o dia 30 de fevereiro já existiu, só que no ano de 1700, na Suécia.
Mais precisamente 365,24219 dias. Para dar conta desse tempinho a mais, a cada quatro anos, adicionamos um dia no calendário, no mês mais curto do ano: fevereiro.
Porque todos os meses do ano terminam com o menos abril?
O mês de Abril não termina com a letra "o" devido ser uma palavra de origem latina. Assim sendo, o sentido de abril em latim pode ser visto como "abrir", com isso, por conta da evolução ao longo dos tempos das culturas fez com que abril tivesse uma grafia diferente dos demais meses do ano.
O último ano bissexto foi 2020 e o próximo será 2028. A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C., que se modificou, evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países, a todos os quais ocorrem os anos bissextos.
1 Cada uma das 12 divisões do ano solar, sendo quatro (abril, junho, setembro e novembro) com 30 dias, sete (janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro) com 31 dias e o único mês, fevereiro, com 28 dias (ou 29 dias, nos anos bissextos): “O indicador de unha suja de tinta de máquina de escrever percorre os ...
Este fato ocorre a cada quatro anos para ajustar o ano civil ao ano trópico, que é o tempo que a Terra leva para dar uma volta completa em torno do Sol com 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. “Se arredondarmos isso para 365 dias e 6 horas, vemos que em quatro anos a diferença é de 24 horas, ou seja, um dia.
É dito com frequência que o mês possui 31 dias porque César Augusto queria o mesmo número de dias do seu antecessor, porém, agosto (Sextilis) tem 31 dias desde a reforma feita por Júlio César.
O primeiro calendário solar surgiu com os egípcios por volta de 3000 a.C., com uma medição de 365 dias. Atualmente seguimos o chamado calendário gregoriano, que foi criado em 1582 pelo Papa Gregório XIII (1502 – 1585) — daí o nome “gregoriano”.
Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do calendário romano, que começava em março. Dezembro é Inverno no Hemisfério Norte, bem como no Natal.
Usar a versão mais recente do Google Chrome pode ajudar a visualizar esse conteúdo. Dezembro tem trinta e um dias, é o último mês do ano, o décimo segundo no calendário gregoriano, mas no calendário romano não era assim. Dezembro vem do latim “Decem”, que significa dez.
Outubro é o décimo mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Outubro deve o seu nome à palavra latina octo (oito), dado que era o oitavo mês do calendário romano, que começava em março.
“Sabe quando isso vai acontecer? No dia 30 de fevereiro!”. A grande maioria das pessoas já fez piada com essa data, já que ela não existe. Oficialmente, o mês de fevereiro tem 28 dias, “ganhando” 1 dia extra a cada quatro anos para ajustar o calendário com a translação da Terra.
Costuma vir reforçada com “à tarde”, no final da locução, assim; Dia de São Nunca, à tarde. Seria como um 30 de fevereiro, embora, historicamente, já tenha existido a data 30 de fevereiro. Corresponde a expressões como “quando as galinhas tiverem dentes” ou “nem que a vaca tussa”.
Fevereiro vem de Februs, um antigo deus dos mortos. Dedicaram esse mês a um Deus tão temido para ganhar seus favores. Março vem de Marte, originalmente deus da agricultura e fertilidade, como já dito, mas que depois passou a ser deus da guerra e da valentia.
No registro de nascimento deve constar a data real do nascimento, ou seja, 29 de fevereiro.” Assim, conclui-se que o registro de nascimento de quem nasce no dia 29 de Fevereiro de ano Bissexto deve resguardar a realidade do fato, ainda que tal data se repita apenas a cada quatro anos.