Porque o mês de fevereiro tem menos dias do que os outros?
Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (um arredondamento das 5h48m46s). Dá um dia certinho, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.
A inclusão de um dia foi feita para aproximar o calendário ao movimento de translação da Terra, tempo que o planeta leva para dar a volta no Sol, que é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 46 segundos. Essas horas que ultrapassam os 365 dias são compensadas a cada quatro anos, no dia 29 de fevereiro.
Nascia, assim, o calendário juliano, com o que se chamava de ano comum — 365 dias divididos em 12 meses. Estes alternavam entre ter 30 e 31 dias, encaixando também as quatro fases da lua em cada mês. A cada três anos, um dia extra era adicionado após 25 de fevereiro, gerando o primeiro ano bissexto.
Fevereiro é também o mês mais curto do ano: dura 28 dias. Porém, a cada quatro anos, sua duração é de 29 dias, os chamados anos bissextos, que ocorrem para ajustar o ano civil com o ano solar.
O dia 30 de fevereiro (AO 1945: 30 de Fevereiro) existiu somente em três vezes na história, em contrapartida de fevereiro ser um mês com 28 dias no calendário gregoriano (29 em anos bissextos).
O ano iniciava-se então em março e todos os meses passavam assim a contar com 29 ou 30 dias, exceto o último, fevereiro, com apenas 28. Estudiosos afirmam que tal devia-se ao facto de ser o mês de Fébruo, o deus da morte e da purificação.
Foram os egípcios de Alexandria que, há mais de 2.200 anos, tiveram a idéia de, a cada quatro anos, adicionar um dia a mais ao calendário, para compensar as seis horas restantes (um arredondamento das 5h48m46s). Dá um dia certinho, que a cada quatro anos aparece na folhinha como o dia 29 do mês de fevereiro.
Como os romanos consideravam o período como um mês de má-sorte, eles decidiram que ele fosse o mais curto. No segundo ano do governo de Júlio César, o senado decidiu homenagear o governante ... Fevereiro é o mês mais curto do ano, com 28 dias.
Dezembro é o décimo segundo e último mês do ano no calendário gregoriano, tendo a duração de 31 dias. Deve o seu nome à palavra latina decem (dez), dado que era o décimo mês do calendário romano, que começava em março.
O mês de agosto conta com 31 dias e muito se fala que este é o mês mais longo do ano, então aproveitando essa deixa, iremos destacar o que este grande mês é dedicado e é através dele que temas importantíssimos são discutidos e aprofundados em todo o mundo.
A reforma de Júlio César instituiu o ano depois de 45 a.C. com 365 dias e seis horas, divididos em 12 meses, o que conseguiu resolver o problema durante um tempo. As seis horas que sobravam de cada ano seriam compensadas a cada quatro anos com a inclusão de mais um dia em fevereiro, os dias bissextos.
Segundo a lenda, Rômulo, o primeiro rei de Roma, criou o primeiro calendário – com 10 meses. Começava em março e terminava em dezembro. Pompílio, o sucessor, acrescentou janeiro e fevereiro.
O primeiro calendário solar surgiu com os egípcios por volta de 3000 a.C., com uma medição de 365 dias. Atualmente seguimos o chamado calendário gregoriano, que foi criado em 1582 pelo Papa Gregório XIII (1502 – 1585) — daí o nome “gregoriano”.
Por quê? Fevereiro, na época o último mês, era considerado um período de má-sorte. Então eles queriam que ele acabasse o quanto antes. Logo, não se importaram em deixar esses dias a menos.
Como foi definida a quantidade de dias em cada mês?
A revolução sinódica da Lua está na origem dos calendários lunares, em que os meses têm alternadamente 29 dias e 30 dias. O seu valor médio é, portanto, de 29,5 dias, diferindo 44 m do mês sinódico. Em Astronomia consideram-se várias espécies de ano.
O último ano bissexto foi 2020 e o próximo será 2028. A origem do nome bissexto advém da implantação do Calendário Juliano em 45 a.C., que se modificou, evoluindo para o Calendário Gregoriano que hoje é usado em muitos países, a todos os quais ocorrem os anos bissextos.
Os 10 dias de atraso foram abruptamente retirados do calendário gregoriano. Os dias entre 5 e 14 de outubro de 1582 simplesmente não existiram. As pessoas foram dormir na quinta, 4 de outubro e acordaram na sexta, dia 15. Imaginem a confusão.
O seu nome deriva de februarius, que significa purificação. Em honra a Plutão, deus dos infernos, dos mortos e dos enfermos, surgiram rituais, os februare, que deram origem à festa da Purificação, comemorada a 2 de fevereiro, também conhecida por festa da Candelária ou festa das Candeias.
Dezembro tem trinta e um dias, é o último mês do ano, o décimo segundo no calendário gregoriano, mas no calendário romano não era assim. Dezembro vem do latim “Decem”, que significa dez. O nome tem origem na posição que ocupava no antigo calendário romano. O décimo mês do ano.
Houve então uma mudança significativa para deixar o calendário sincronizado com o ciclo solar. Todos os meses mudaram então para 30 ou 31 dias, somando 365 no período. A exceção foi fevereiro, com 29. Como os romanos consideravam o período como um mês de má-sorte, eles decidiram que ele fosse o mais curto.
Quem nasce em 29 de fevereiro pode celebrar o dia de aniversário tanto em 28 de fevereiro, quanto em 1º de março. Contudo, conforme o Registro de Nascido Vivo, a declaração de nascimento de todos os brasileiros devem conter o dia, mês, ano, lugar e horário exatos.
1 Cada uma das 12 divisões do ano solar, sendo quatro (abril, junho, setembro e novembro) com 30 dias, sete (janeiro, março, maio, julho, agosto, outubro e dezembro) com 31 dias e o único mês, fevereiro, com 28 dias (ou 29 dias, nos anos bissextos): “O indicador de unha suja de tinta de máquina de escrever percorre os ...
Porque todos os meses do ano terminam com o menos abril?
O mês de Abril não termina com a letra "o" devido ser uma palavra de origem latina. Assim sendo, o sentido de abril em latim pode ser visto como "abrir", com isso, por conta da evolução ao longo dos tempos das culturas fez com que abril tivesse uma grafia diferente dos demais meses do ano.
Qual o nome é dado ao ano quando o mês de fevereiro tem 29 dias?
No entanto, isso não é totalmente verdade, afinal, de quatro em quatro anos, o mês de fevereiro ganha um dia a mais – e, consequentemente, o ano também (que, nesse caso, é chamado de bissexto). Em 2024, fevereiro terá 29 dias (e não 28), portanto, o ano será bissexto.
Porque os meses do ano não tem a mesma quantidade de dias?
Um ano é o tempo aproximado de uma volta da Terra em torno do Sol. Já a origem dos meses está nos ciclos da Lua. Mas esses dois fenômenos não têm uma correspondência temporal perfeita. Como a divisão de 365 dias por 12 não é exata, alguns meses ganharam 30 dias e outros 31.