Por que os Narcisistas Traem com Mais Frequência? Ao contrário de quem trai por outros motivos, o narcisista infiel geralmente apresenta: Maior Impulsividade: Agindo sem pensar nas consequências. Problemas de Controle: Necessitando dominar todas as situações.
O narcisista trai a parceira ou o parceiro de várias formas: não valorizando, comparando com outras pessoas e demonstrando as fragilidades que a pessoa possui. E faz questão que os outros saibam disso. O narcisista sempre está dando mais importância a pessoa que acaba de conhecer do que aquela que caminha ao seu lado.
A traição é influenciada por uma variedade de fatores individuais, como valores pessoais, história de relacionamentos, níveis de satisfação e escolhas conscientes. Nem toda pessoa narcisista age de forma infiel, pois o comportamento de trair não é exclusivo desse grupo.
Um estudo de 2021 indicou que as pessoas que exibiam níveis mais elevados de desejo solitário – um termo sofisticado que os acadêmicos usam para evitar dizer “masturbação” – poderiam estar associadas a um aumento da incidência de infidelidade.
Os narcisistas são atraídos por pessoas que possam alimentar o seu ego e lhes dar atenção e adulação constante. Eles gostam de ser admirados e apreciados, e tendem a buscar relacionamentos com pessoas que os elogiem e os tratem como especiais e superiores aos outros.
Ele age como se os sentimentos e preocupações da parceira fossem irrelevantes, esperando que ela esteja sempre pronta para atender às suas exigências, e sem nunca receber o mesmo em troca. Por fim, a agressividade também pode estar presente em um relacionamento narcisista, seja ela verbal, emocional ou até física.
Indivíduos narcisistas frequentemente exibem uma autoimagem inflada, vendo-se como especiais e superiores aos outros. Eles podem ser insensíveis aos sentimentos alheios, demonstrando falta de empatia e explorando relacionamentos de maneira superficial e manipuladora.
Fique atento a mentiras frequentes, mesmo sobre trivialidades, pois podem indicar infidelidade. Defensividade: Ao ser questionado sobre traição, o narcisista se torna defensivo, culpando você e projetando seus próprios sentimentos de culpa. A defensiva extrema é um forte indicador de infidelidade.
A traição pode levar a um trauma emocional, perda de confiança, depressão, ansiedade, culpa e dificuldades no relacionamento. É importante buscar ajuda profissional e falar sobre o que aconteceu com amigos e familiares para lidar com as emoções difíceis que surgem após a traição.
A traição é sempre acompanhada de muita dor e tristeza para o traído. Os sentimentos de negação e de falta acarretam em uma profunda tristeza, em que parece impossível de ser superada. Dúvidas e incertezas passam a assombrar a mente da vítima, tornando-a prisioneira da infelicidade.
O transtorno de personalidade narcisista pode ser causado por fatores genéticos e ambientais. Algumas pessoas com transtorno de personalidade narcisista têm dons ou talentos especiais e se acostumam a associar sua autoimagem e senso do eu à admiração e à estima dos outros.
Por acreditar ser superior aos outros, o narcisista sempre se coloca como prioridade em um relacionamento e precisa de atenção e admiração em tempo integral. Esse comportamento pode fazer com que o parceiro seja isolado socialmente e tenha sensação de solidão, pois o narcisista sempre exigirá total atenção.
No entanto, é importante lembrar que, embora possa ser difícil, ainda é possível para um narcisista aprender a amar e manter relacionamentos saudáveis com os outros. Eles podem entender suas limitações com terapia e autorreflexão e se tornar mais empáticos com seus parceiros.
A vítima é sempre apontada pelo(a) narcisista como ciumenta(o), encrenqueira(o), barraqueira(o), possessiva(o), insegura(o) e ela(e) passa a acreditar que ela(e) é mesmo tudo isso, que ela(e) está "imaginando coisas" (mas no fundo ela(e) sabe, sente o desconforto de que existe algo errado).
Se esta pessoa não desenvolveu na vida outra forma de se sentir preenchida existencialmente, é com o envelhecimento que ela vai perder uma das coisas que gosta muito "os atributos da juventude".
O que confunde um narcisista? Vários fatores podem vir a confundir um narcisista. Uma vez que se coloca em primeiro lugar em tudo, quando se depara em situações que o outro está mais em evidência do que ele próprio, ele se pergunta: “Por que não eu?”.
Sofrer uma traição desperta uma imensidão de sentimentos e emoções. Muitas vezes, a pessoa traída sente uma profunda sensação de insuficiência, como se tivesse falhado de alguma forma. Esse golpe na autoestima pode ser devastador, levando a uma série de questionamentos sobre o próprio valor e as próprias qualidades.
As reações emocionais incluem agressividade, negação, rompimento com o cotidiano, raiva intensa, tristeza profunda e, em casos graves, depressão. A pessoa traída pode reagir com violência ou descrença. Ela pode se culpar e desenvolver transtornos psicológicos. Superar a traição é um processo longo e doloroso.
O Código Penal atual, em sua redação original, previa no art. 240 o chamado crime de adultério, cominando uma pena de detenção de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses para quem traísse o cônjuge, pena essa que também era aplicada ao amante, desde que ele soubesse da condição de casado do outro, é claro.
As pessoas narcisistas costumam mentir. Nesse sentido, falam de coisas distantes e difíceis de comprovar e acreditam nisso ferrenhamente. Então, exageram e rentabilizam o que é bom, pois no mundo narcisista o fracasso é sempre algo pertencente aos outros ou ao mundo exterior.
Narcisistas são pessoas como nós. Alguns são fiéis a seus companheiros e outros não. Se eles são fiéis geralmente depende de três coisas básicas: O código moral deles (sim, os narcisistas podem ter um código moral).
O narcisista não sabe amar, ele pensa que o mundo deve servir aos seus desejos e que ele não precisa retribuir, tudo é para ele. Um prato cheio para pessoas que se colocam em posição de submissão, que costumam se sacrificar pelo bem-estar dos outros, que se dedicam demais, assim como eu.
Os indivíduos com um perfil narcisista tendem a ter uma autoestima inflada e uma visão excessivamente positiva de si mesmos. Eles se veem como superiores aos outros e acreditam que merecem tratamento especial e atenção constante.
O que o narcisista sente quando te ver com outra pessoa?
Um narcisista pode sentir uma mistura de emoções quando percebe que alguém o superou e não tem mais interesse nele. Por um lado, ele pode sentir raiva e ressentimento por não ser mais o centro das atenções ou por não ter mais o controle sobre a outra pessoa.