Essa epístola foi escrita para os santos fiéis em Colossos, um lugar localizado na atual Turquia. Paulo orientou os santos de Colossos a compartilharem a carta com os membros da Igreja em Laodiceia (ver Colossenses 4:16).
Paulo escreveu a Epístola aos Colossenses por ter recebido a notícia de que eles estavam incorrendo em graves erros (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Epístolas Paulinas”). Os santos de Colossos estavam sendo influenciados por ensinamentos enganosos e práticas errôneas que ameaçavam sua fé.
A igreja de Colossos estava sob o ataque de falsos mestres que estavam denegrindo a divindade de Jesus; eles estavam ensinando que Ele não era realmente Deus. Embora Paulo nunca tivesse ido à igreja pessoalmente, ele tratou essas questões diretamente.
Colossos era uma cidade da Frígia, região da Ásia Menor (Atual Turquia). Encontrava-se na parte superior do vale do rio Lico, a uns 120 quilômetros de Éfeso. Pouco se sabe de sua história. O historiador Heródoto afirma que na antiguidade foi uma cidade importante.
Na epístola de Colossenses, Paulo reagiu aos falsos ensinamentos em Colossos dando ênfase à divindade, à missão de salvação e à supremacia de Jesus Cristo (ver Colossenses 1:15–23). Ele ensinou que Cristo é a própria imagem de Deus, o Pai, o Criador, o Cabeça da Igreja, o primeiro a ser ressuscitado e o Redentor.
Por volta de 60 d.C., houve um terremoto que destruiu Laodiceia. A proximidade geográfica das duas cidades é possível que também Colossas tenha sofrido estragos. Posteriormente foi reconstruída, atualmente praticamente desapareceu.
Em Colossenses, o apóstolo Paulo confronta uma heresia que havia capturado a lealdade de muitos na igreja de Colossos. A heresia estava baseada no dualismo: a opinião de que os mundos espiritual e material eram opostos e co-eternos” (...). A aceitação destas pressuposições corrompeu totalmente o cristianismo.
É provável que Epafras tenha fundado a igreja colossense (Cl 1.7), e a partir de 1.21 presumimos que a igreja era composta principalmente de gentios. Filemom era cidadão de Colossos e um líder justo naquela igreja. Ele também era um proprietário de escravos.
Cl 1.15-17 Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito sobre toda a criação, pois nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos sejam soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por ele e para ele.
Quem Paulo pediu para levar uma carta aos Colossenses?
Paulo Aconselha os Colossenses
Os colossenses eram os membros da Igreja da cidade de Colossos. Um colossense chamado Epafras visitou Paulo em Roma e pediu-lhe conselho sobre como lidar com o grave problema dos falsos mestres que espalhavam doutrinas corruptas entre os santos.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
A cidade de Colossos ficava na província romana da Ásia, região que hoje faz parte da Turquia. A igreja dali não tinha sido fundada por Paulo, e, pelo que parece ele ainda não havia estado lá quando escreveu a Carta aos Colossenses.
A cidade de Colossas está no vale do rio Lico e sofreu algum tipo de influência dos judeus deslocados da Babilônia para essa região romana da Ásia. O fundador da comunidade foi Epafras que, estando preso com Paulo em Éfeso, lhe transmitiu muitas informações de Colossas.
Uma das principais mensagens do Livro de Colossenses é a supremacia de Cristo. Paulo enfatiza que Jesus é o Filho de Deus, o Criador de todas as coisas e o cabeça da igreja. Essa ênfase na divindade de Cristo é fundamental para a fé cristã e ajuda os crentes a compreenderem a importância de Jesus em suas vidas.
Estava situada cerca de 15 quilômetros a sudeste de Laodiceia, próximo à grande estrada que ligava Éfeso ao Eufrates. Suas ruínas, localizadas na atual província de Denizli na Turquia, nunca foram escavadas.
Colossenses foi escrita por Paulo durante o período de sua prisão domiciliar em Roma (At 28.30), por volta de 61 A.D.,[1] ou seja, num tempo em que a igreja devia ter mais ou menos seis anos de existência. É provável que Tíquico tenha sido o mensageiro que a levou aos seus destinatários (4.7).
O que pregavam os falsos mestres na igreja de Colossos?
Esses falsos mestres pregavam um sincretismo religioso, misturando elementos cristãos, judaicos e pré-gnósticos, mascarados por práticas externas de cunho místico-ascético, na base da abstinência de certos alimentos e bebidas e uma estreita observância de festividades judaicas (2,16ss), promovendo um mal-entendido e ...
"E ao anjo da igreja de Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Os estudiosos concordam que o autor do Evangelho de Lucas é o mesmo que escreveu o livro de Atos dos Apóstolos. A tradição diz que os dois livros foram escritos por Lucas companheiro de Paulo (nomeado em Colossenses 4:14 ).
Paulo estava preso e havia recebido notícias de falsas doutrinas que estavam sendo ensinadas aos cristãos de Colossos e escreveu esta epístola com o objetivo de combater a falsa doutrina que surgia e chamar aos colossenses a verdadeira fé que Epafras havia anunciado "Cuidado que ninguém vos venha a enredar com sua ...
Por sua vez, as águas de Colossos eram frias e agradáveis, recebendo riachos que vinham das montanhas. As águas de Laodiceia eram mornas, sem a temperatura e os minerais para torná-las terapêuticas, nem frias e puras para o consumo.
Éfeso está localizada na região turca do mar Egeu. Nos tempos antigos, era uma cidade portuária. Foi um importante centro religioso, cultural e comercial. Suas ruínas, que se estendem ao longo de uma grande área, estão muito bem conservadas e são uma importante atração turística da Turquia.