Atlântico: O nome é uma homenagem a Atlas, filho de Netuno, o deus romano dos mares. Índico: É chamado assim por banhar a Índia e a Indonésia. Pacífico: Foi chamado assim por causa de uma viagem que o navegador Fernão de Magalhães fez por ele em 1520. Magalhães ficou impressionado com a tranquilidade de suas águas.
Com nomes menos lúdicos que seus irmãos de correntes, o Índico, o Ártico e o Antártico possuem nomes com origem geográfica. Enquanto o Índico faz menção aos países banhados por suas águas, Índia e Indonésia, o Antártico faz ao continente, a Antártica. Já o Ártico tem sua inspiração nas estrelas.
O do Oceano Atlântico tem origem mitológica; o do Pacífico, histórica; e os dos três restantes (Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico), geográfica.
Vamos começar com a palavra oceano: ela vem do grego ωκεανός, nome do deus Okeanós, e com ela os antigos gregos chamavam a grande massa de água que circundava o disco da Terra, e que começava além dos "Pilares de Hércules", que conhecemos hoje como Estreito de Gibraltar.
DE ONDE VÊM OS NOMES DOS OCEANOS? || VOGALIZANDO A HISTÓRIA
Qual é a diferença entre o oceano e o mar?
Mares: são limitados ou cercados quase que totalmente pelos continentes; Oceanos: cercam os continentes e todas as massas de terras emersas. Mares: formas ou extensões dos oceanos em áreas intercontinentais ou próximas aos continentes; Oceanos: Muito maiores que os mares.
Era o ano de 1520, quando o navegador português Fernão de Magalhães percorria o litoral oeste da América do Sul, próximo à Cordilheira dos Andes. Ali Fernão se impressionou com a calmaria e tranquilidade das águas, dando o nome que conhecemos hoje a esse oceano.
Talvez o mais intrigante desses relevos seja a Fossa das Marianas – um abismo no oeste do Oceano Pacífico que se estende por mais de 2.540 quilômetros e abriga a Depressão Challenger, o ponto mais profundo conhecido na superfície da Terra, que mergulha mais de 11 mil metros debaixo d'água.
Listado entre os três principais oceanos do planeta e considerando suas dimensões marítimas, o Oceano Pacífico é o que possui a maior quantidade de água salgada do planeta e o que cobre a maior extensão geográfica do globo – ocupando quase um terço de sua superfície.
O Oceano Glacial Antártico está situado totalmente no Hemisfério Sul do planeta Terra. É considerado umas das regiões mais frias do mundo. Tem como características principais a sua elevada profundidade e a sua temperatura permanentemente fria.
A origem dos oceanos está intimamente ligada à formação da atmosfera e ao resfriamento do planeta e formação da litosfera. É da atmosfera que veio pelo menos 50% da água que preenche as bacias oceânicas (acredita-se que outros 50% têm origem em meteoritos).
Mas por que o Mar Morto possui esse nome? A origem do nome do Mar Morto deve-se ao fato de esse mar não oferecer condições para a manutenção de espécies de seres vivos, tanto animais quanto vegetais. Por isso, na impossibilidade de haver vida, diz-se que ele é morto.
Por que as águas do oceano Atlântico e Pacífico não se misturam?
A principal razão pela qual esses dois oceanos não se misturam é o istmo do Panamá, uma estreita faixa de terra que conecta a América do Norte à América do Sul. Antes do surgimento do istmo do Panamá, cerca de 3 milhões de anos atrás, as duas massas de água eram conectadas, permitindo uma mistura mais livre.
Atualmente, a delimitação geográfica dos oceanos é feita pela Organização Hidrográfica Internacional (IHO). Fontes: Organização Internacional de Hidrografia (IHO) e Belmiro Castro, do Instituto Oceanográfico da USP.
A Passagem de Drake, também conhecida como Mar de Hoces, é o lugar mais perigoso e hostil de todos os oceanos do mundo. Localizada ao sul da República Argentina, separa este país bicontinental. O que acontece em suas águas turbulentas?
Geralmente os oceanos são mais profundos e os mares mais rasos. Exemplo: A Fossa das Marianas que é o ponto mais fundo do oceano, com 11.034m de profundidade, apenas duas pessoas chegaram nessa profundidade até hoje. Os oceanos são porções de água salgada maiores, que envolve os continentes.
Esse título corresponde ao Mar Morto , localizado na fronteira entre Israel, Palestina e Jordânia. É reconhecido mundialmente por sua salinidade surpreendente, pois possui uma concentração de sal de aproximadamente 34%, tornando-o cerca de 10 vezes mais salgado que a média da água do oceano .
A água do mar é composta por uma solução de uma série de diferentes tipos de sais minerais que são dissolvidos ao longo de centenas de milhões de anos. Esses sais tem origem na erosão da chuva, do mar, do vento, de caudais dos rios e do arrasto de pequenas partículas de rochas em direção ao mar.
Pseudoliparis swirei. O peixe-caracol-das-Marianas transita entre os 6.000 e 8.000 metros de profundidade. É semelhante a um girino, atinge até 28,8 cm de comprimento padrão e 160 g de peso.
Possui aproximadamente 90 milhões de quilômetros quadrados. O oceano Atlântico é considerado o mais importante por ser usado para a navegação e comércio de produtos entre a Europa e a América, principalmente a do Norte.
Assim, pra denominar países que não são banhados por oceanos, utiliza-se o termo “países interiores”. São exemplos: Bolívia, Paraguai, Zâmbia, Mongólia, Afeganistão e Uganda.