O nome científico da espécie é Annona squamosa. O nome "fruta-do-conde" deve-se ao fato da primeira muda da espécie no Brasil, foi trazida pelo governador Diogo Luís de Oliveira, o Conde de Miranda. É conhecida no Norte e em partes do Nordeste do Brasil como "ata". No sul do país, é conhecida como Ariticum ou Araticum.
Introduzida no Brasil em 1626 pelo Conde de Miranda, recebeu o nome de fruta-do-conde, embora tenha diversos nomes regionais em todo o país, como pinha, atemoia, condessa, ata e araticum no Rio Grande do Sul, este último originário do Tupi-Guarani e significando "fruto mole".
1. BOTÂNICA (Annona squamosa) pequena árvore nativa das regiões tropicais americanas, da família das Anonáceas, tem folhas oblongas, flores esverdeadas ou amareladas e frutos sincarpados, quase esféricos, de polpa branca e sabor doce, sendo também conhecida por anoneira, ateira, etc.
É REIMOSA? Apesar de ser considerado um alimento reimoso na sabedoria popular, a engenheira e professora Aline Bezerra afirma que a fruta não tem em sua composição nutrientes que a caracterizem dessa forma. A fruta-do-conde tem um baixo teor de gordura.
Resumo: A Pinha, Fruta-do-conde ou Ata (Annona squamosa, L.) pertence a familia das anonaceas. No Brasil, e considerada uma fruta exotica cuja producao vem aumentando nos ultimos anos. Atualmente, os maiores produtores da pinha sao os Estados de Alagoas e de Sao Paulo.
BENEFÍCIOS DA PINHA, FRUTA DO CONDE OU ATA para a Saúde - você vai se SURPREENDER
Qual é a diferença entre graviola e fruta-do-conde?
A fruta do conde ou pinha tem um formato menor, levemente ondulada. “Quando madura, ela é bem mais fácil de abrir com os gomos soltos”, explica Karin. Também é bem saborosa, cheirosa e levemente doce. A graviola tem a casca lisa, porém com alguns espinhos aparentes.
A espécie Annona squamosa, conhecida como fruta-do-conde, apresenta fruto com numerosas protuberâncias. Sua polpa é doce, branca ou creme. Já a espécie Annona reticulata, chamada popularmente de condessa, possui fruto grande, com casca lisa, polpa creme e ligeiramente doce.
A fruta-do-conde é um alimento bastante doce. O consumo não pode ser exagerado, pois o açúcar em excesso contribui para quadros de obesidade e diabetes. Sendo assim, se o gatinho já está acima do peso ou tem diabetes, a pinha deve ser evitada.
Abacaxi: O abacaxi é frequentemente associado à crença de ser um alimento remoso, principalmente quando consumido em excesso. Mamão verde: O mamão verde, especialmente quando consumido cru, é considerado por algumas pessoas como um alimento remoso.
Você sabia que fruta do conde e atemoia são duas frutas diferentes? Embora as duas sejam ricas em vitaminas do complexo B e C, a fruta do conde, também conhecida como pinha, é menor e tem casca rugosa e arredondada. Já a atemoia é o fruto do cruzamento entre a fruta do conde e a cherimoia.
As pinhas tradicionais nas decorações de Natal vêm dos pinheiros (Gênero Pinus), árvores que são consideradas exóticas no Brasil e foram trazidas pra cá há pelo menos cem anos.
A primeira coisa que temos a dizer é: pinha e fruta do conde são a mesma espécie de Annona, chamada cientificamente de Annona squamosa. É reconhecida pela sua casca verde salpintada de preto, que solta facilmente. Seu sabor é doce e um pouco ácido.
Valorizadas por seus frutos comestíveis e ricos em nutrientes, as sementes de Pinha são apreciadas por seu sabor doce e sua polpa suculenta. A fruta é amplamente utilizada na culinária e é uma fonte de vitaminas, minerais e fibras.
Realmente elas são muito parecidas, mas possuem texturas, cheiros e aromas distintos. Na verdade são alimentos saborosos e ricos em vitaminas, sobretudo a C e as do complexo B, além de serem excelentes fontes de fibras. O araticum se destaca por ser de um tamanho maior.
Alimento que cresce muito em todo o Brasil, a fruta-do-conde (Annona squamosa L.), também conhecida como ata ou pinha, é o fruto de uma planta da família Annonaceae. Com ampla difusão mundial, é pertencente a uma classe com mais de 2 mil espécies e 120 gêneros.
Por isso, a fruta-do-conde parece contribuir para regular os níveis de insulina e ajudar a controlar a glicemia, podendo ser um importante aliado na prevenção e no tratamento da diabetes.
O ovo é considerado um alimento “remoso”. Alimentos “remosos” normalmente são derivados de animais que ingerem alimentos em algum estágio de decomposição e incluem a carne de porco, pato e algumas caças, mariscos e camarão, por exemplo.
No reino das frutas, cabe ressaltar, a exceção é o abacate. “Ele tem substâncias que diminuem a ação da colagenase, uma enzima que destrói o colágeno”, justifica Hochman.
Fontes alimentares: laranja, morango, kiwi, mamão papaya, goiaba e brócolis. Vitamina E: possui propriedades anti-inflamatórias e diminui a formação de cicatrizes em feridas crônicas. Fontes alimentares: germe de trigo, semente de girassol, óleos vegetais (canola, girassol) e nozes.
Também conhecida no Brasil como pinha, essa fruta foi muito popular em meados do século passado, mas aos poucos foi sendo esquecida pelas gerações mais novas. Porém, pesquisas recentes trazem à tona novos benefícios da fruta-do-conde, mostrando-a como um superalimento. Vem que o TudoGostoso vai te explicar tudinho!
Nome Científico: Annona squamosa L. Nomes Comuns: FRUTA-DO-CONDE, PINHA, ATA. Origem: América Central. Planta: Árvore com 3 a 8m de altura, muito ramificada, apresenta ramos alongados, copa larga e densa; as folhas são pecioladas, alternas, oblongo-lanceoladas, glabras e de cor verde-pálida.
Além disso, segundo o governo mexicano, o extrato das sementes desta fruta possui propriedades antimicrobianas que podem ajudar a inibir o crescimento de células tumorais cancerígenas, o que a torna um superalimento que já despertou o interesse do mundo científico.
A atemoia é uma fruta híbrida, nativa de regiões tropicais do Peru, Equador e Colômbia, resultado do cruzamento com a fruta-pinha (Annona squamosa, L.) e a cherimoia (Annona cherimola, Mill). Ambas pertencem à família das anonáceas, a mesma da graviola. Apesar de ser pouco conhecida, a atemoia é altamente nutritiva.
Você sabia que fruta do conde e atemoia são duas frutas diferentes? Embora as duas sejam ricas em vitaminas do complexo B e C, a fruta do conde, também conhecida como pinha, é menor e tem casca rugosa e arredondada. Já a atemoia é o fruto do cruzamento entre a fruta do conde e a cherimoia.
De nome científico Artocarpus artilis, a fruta-pão é semelhante à jaca em sua família e aparência, apresentando uma textura e sabor distintos, que lembram pão fresco assado quando cozida. Seu alto teor de carboidratos a torna uma base alimentar para muitas culturas, especialmente devido ao amido presente.