Nome. Gojira (ゴジラ) é um amálgama das palavras japonesas "gorila" (ゴリラ gorira), e "baleia" (鯨(クジラ) kujira), que é adequado porque no estágio de planejamento, Godzilla foi descrito como "um cruzamento entre um gorila e uma baleia" em alusão a seu tamanho, força e origem aquática.
Godzilla é um alerta contra os perigos das bombas atômicas
Assim, o monstro foi uma resposta dos japoneses à ameaça nuclear, tanto que o nome original do filme - Gojira - é a fusão das palavras japonesas que, traduzidas, significam gorila e baleia.
Gojira vem de “gorira” (leitura fonética no japonês para “gorila”) e “kujira”, que significa “baleia”, remetendo a uma mistura de criaturas imponentes e gigantes da terra e oceano.
Em 1954, a Toho Studios lançou o primeiro filme do monstro no Japão, Godzilla, dirigido por Ishiro Honda, mas poucos sabem que a criatura, na verdade, foi originalmente batizada de Gojira. O nome é o resultado da junção das palavras em japonês "gorira" e "kujira", que significam "gorila" e "baleia", respectivamente.
O título do filme, então, condiz com a situação em que o Japão se encontra. Se após a guerra a nação "voltou à estaca zero", com o surgimento do monstro eles estão "abaixo de zero". Se existisse uma escala, o país estaria em -1, ou seja "Minus One", em inglês.
Em resumo, a essência por trás desse título é mostrar que o Japão estava no ponto zero e o surgimento do monstro representa uma queda ainda maior, o 'menos um', nessa equação desoladora.
A aparência de Godzilla foi inspirada em várias espécies de répteis e dinossauros. Especificamente, apesar de seu porte ereto, tem o corpo de um tiranossauro, os longos braços de um iguanodonte, as placas ósseas dorsais de um estegossauro e a cauda de um crocodiliano.
Todos sabem que Godzilla nada mais é que a representação viva da bomba atômica que atingiu as cidades de Hiroshima e Nagasaki no Japão. No entanto, Godzilla é muito mais que um lagarto mutante radioativo e ele, na verdade, foi inspirado no monstro criado por Ray bradbury, autor do clássico distópico Fahrenheit 451.
Godzilla foi originalmente criado como uma alegoria para a guerra nuclear, cujo terror no Japão na maioria dos filmes centrados na criatura serviu como uma metáfora para os horrores da guerra.
Uma das criaturas mais famosas do universo da cultura pop é o Godzilla. O monstro gigante, com características que lembram lagartos e grandes dinossauros, apareceu pela primeira vez nas telas ainda na década de 1950 e, até os dias atuais, vem encantando os fãs de um bom filme de ficção científica.
No entanto, Godzilla ainda morre devido aos ferimentos que sofreu durante a batalha. É Godzilla Jr. quem absorve a essência radioativa, fazendo com que cresça rapidamente e se torne o novo Rei da Ilha dos Monstros. Para o diretor de O Novo Império, Godzilla vs.
A coloração rosa pode mostrar que Gojira atingiu um novo "nível" de sua absorção de radiação, o que mudou a coloração de azul para rosa. Não só isso, mas alterou sua forma física: espinhos estão mais longos e sua agilidade e rapidez também.
Os japoneses passaram a viver assombrados pelas ameaças nucleares, e mesmo quase uma década depois, a sociedade ainda lutava para se reestabelecer do primeiro ataque. Foi construindo uma metáfora desse terror nacional que o monstro Gojira, conhecido mundialmente pela tradução Godzilla, foi criado.
Ideia original. A ideia da história de Godzilla surgiu quando o produtor Tomoyuki Tanaka teve que cancelar um projeto chamado "Eiko Kage-in", no qual um barco de pesca japonês era contaminado por um teste nuclear realizado por americanos.
Ele é capaz de emitir um raio de energia altamente destrutivo, uma versão mais avançada da clássica respiração atômica do monstro, e consegue resistir a ataques poderosos e até mesmo evoluir em resposta a ameaças.
Godzilla é baseado em uma mistura de répteis como lagartos e até dinossauros, o que nos leva a entender que sua espécie nasce a partir de ovos. Em contraste com sua origem japonesa, os Titanus Gojira existiram por milhares de anos antes de serem dizimados por MUTOs.
O pai de Godzilla, Dagon, nasceu há aproximadamente 14-13 milhões de anos. Ele tinha uma irmã, Lyra. Há aproximadamente 10 milhões de anos, Ghidorah, um dragão tricéfalo extraterrestre gigante chegou à Terra. Dagon conseguiu derrotar Ghidorah, o deixando congelado em um estado inerte na Antártida.
As bombas atômicas lançadas sobre o Japão nunca são citadas diretamente, mas sabemos que aquelas pessoas vivem carregando um medo constante. Godzilla – ou Gojira, como se pronuncia em japonês – é apenas a coisificação desse sentimento coletivo.
Os Xiliens (X 星 人 ? Ekkusu Seijin, X Star People) eram uma raça de extraterrestres criada pela Toho que apareceu pela primeira vez no filme Godzilla de 1965, Invasion of Astro-Monster.
A história se passa em um Japão devastado após a Segunda guerra Mundial, Godzilla surge do mar para assolar ainda mais o país. Diante da ameaça, um grupo de veteranos se une para derrotar o monstro.