O porquinho é comumente associado ao símbolo da poupança devido à sua ligação histórica com a prática de guardar moedas. Existem muitas teorias sobre a utilização deste símbolo e uma delas está relacionada ao uso de recipientes de argila em forma de porco, que eram usados na Idade Moderna na Europa.
Ele teria calculado que em dez anos uma porca poderia produzir seis milhões de filhotes e concluiu que esse animal representaria bem a ideia de economizar.
Há uma história que se atribui à criação do cofre de porquinhos ao engenheiro e criador francês de porcos Sebastian La Pestre que calculou que uma porca durante o período de dez anos poderia gerar seis milhões de filhotes. Então o animal seria o melhor representante quando o assunto é economia, investimento.
Sendo assim, virou hábito entre os habitantes guardar dinheiro em pequenos vasos que vieram a ser conhecidos como pygg banks. Segundo a cultura chinesa, porco é famoso por ser símbolo da prosperidade e riqueza. Por isso, um cofrinho no formato de um porquinho poderia trazer fartura para os lares chineses.
O próprio nome deles era um termo desagradável e desonroso. De maneira similar, para a mente judaica o porco representava tudo quanto era impuro e proibido. Não estamos, portanto, lidando com julgamentos de limites estreitos, mas com uma discriminação baseada em atributos externos.
O Porco ou Javali é o último signo do zodíaco chinês. Representa coragem e lealdade. Curioso, tem dificuldade pra fazer amigos, mas quando o faz, são amizades duradouras.
O Meu Porquinho é um recurso interativo e vantajoso para quem tem dinheiro parado na conta do Inter e quer fazer o dinheiro render de forma automática. Com o Meu Porquinho, você tem a possibilidade de fazer seu dinheiro render automaticamente.
Dragão virou símbolo da inflação em época de preço subindo 1.700% ao ano. A figura mitológica do dragão, muito comum em histórias fantásticas como Game of Thrones e games, entrou para o sisudo vocabulário econômico décadas atrás.
Tradição. Mais versão da criação do cofre é devido à tradição chinesa. Segundo o calendário chinês, o porco é conhecido por ser um símbolo de fartura então, seguindo esta crença, criaram um cofrinho de argila no formato de um porco para trazer riqueza e prosperidade ao lar dos chineses.
No Brasil, a gíria "cofrinho" surgiu da semelhança entre o orifício próprio para inserir moedas em pequenos cofres em formato de porco e a região entre as nádegas que a roupa não pôde esconder. Quando isto acontece a alguém, a situação é denominada pagar cofrinho.
Logo, você não corre o risco de perder parte do seu dinheiro caso haja uma queda nos mercados financeiros. Seu dinheiro acumulado na poupança está protegido pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC). Dessa forma, caso o banco onde você tenha conta quebre, o FGC assegura a devolução do seu dinheiro.
O porco era sagrado para Ísis, da mesma forma que o era para a Demeter grega – e, pela lógica, para a Ceres romana. Alguns dizem que Zeus foi amamentado por uma porca.
Energias: Abundância e Prosperidade: Em algumas culturas, o porco é símbolo de abundância e prosperidade. Sua conexão com a fartura está associada à ideia de crescimento e colheita abundante.
A função Porquinho passou por uma mudança recentemente, desde então aparece no aplicativo como Dinheiro separado ou Dinheiro guardado, que possibilita a visualização desse valor de forma separada do saldo da conta, evitando que essa quantia seja usada para transações, como Pix e débito.
Não é possível, o “porquinho” é apenas um modo visual de enxergar seu dinheiro na conta, a única forma de conseguir ver separado é migrando para as caixinhas. Caixinhas e Porquinho são apenas apelidos carinhosos que o Nu deu para facilitar a identificação por parte dos clientes.
Um usuário da conta do Nubank que deixa R$ 1 mil rendendo nela, por um prazo de dois anos, verá o dinheiro render até R$ 1.180,52 valor que já tem o desconto do Imposto de Renda.
Características: Ao contrário do que acontece no ocidente, o porco na China não é considerado um animal ruim. Por apresentar bom comportamento, é comumente usado para se referir à riqueza, elegância e fortuna, além de ser um animal muito altruísta e generoso.
De acordo com a cultura chinesa, o porco é o símbolo da prosperidade e riqueza. Dessa forma, a ligação com o dinheiro é mais que objetiva e assim se justifica a criação de cofres no formato do animal.