As principais causas para o rolamento superaquecer são: a falta de lubrificação, presença de impurezas, excesso de carga nos rolamentos e pressão nos retentores, redução da folga interna, ciclos de trabalhos além do projetado, fontes externas de calor e exposição à temperatura muito alta por períodos longos.
Rolamentos de esferas são utilizados em grande parte dos motores elétricos, rolamentos são blindados e pré-lubrificados. Temperaturas que são normais na hora operacional do rolamento se diversificam entre 60°C a 71°C. O superaquecimento em rolamentos de motores elétricos normalmente é relacionado com o lubrificante.
Consiste em uma falha grave, que tem potencial para causar danos nas máquinas e comprometer, inclusive, a segurança do colaborador. Sendo assim, o superaquecimento em rolamentos é um risco considerável e que traz prejuízos significativos para os resultados.
Os rolamentos ficam perto das rodas, por isso no início o barulho pode passar despercebido, porém com o tempo, o ruído de aço rangendo com o aço fica super alto, e se você for negligente pode existir vários danos ao seu carro e inclusive causar acidentes graves.
Fique atento. Quando um caminhão ou ônibus chega na oficina com ruídos na roda, um "ronco" ou trepidação do eixo dianteiro, é provável que o problema esteja nos rolamentos. Isso pode causar acidentes no caso de uma quebra enquanto o veículo está rodando, já que a roda pode cair sem que o motorista nem ao menos perceba.
A falha de rolamentos pode acontecer por uma variedade de fatores, dentre eles, podemos destacar a reação com métodos inadequados de lubrificação – ou, em alguns casos, a falta de lubrificação – a deterioração da gaiola, o superaquecimento do componente, dentre outros.
A troca de um rolamento automotivo deve ocorrer, em média, aos 70 mil quilômetros rodados. Mas, condições adversas podem ocasionar sobrecarga na peça, causando danos e exigindo a troca antes desse prazo.
Uma delas é o rolamento, que faz o assume o papel de permitir a rotação das rodas. A negligência com os rolamentos trazem prejuízo ao motorista, desde perda de desempenho a riscos de capotamento. Por isso, é importante ter a peça checada periodicamente e realizar a troca quando já tiver sinais de desgaste.
Verifique se você tem rodas oscilantes. Para encontrar o rolamento defeituoso, mova o conjunto da roda entre as posições 3 e 9 horas e verifique se a roda oscila. Se sim, ele precisa ser substituído. Se o conjunto da roda estiver firme, mova-o entre as posições 6 e 12 horas e substitua a roda se ela oscilar.
Qual a temperatura ideal para aquecer um rolamento? De modo geral, a regra é não aquecer o rolamento a uma temperatura 80°C acima daquela em que se encontra o eixo. Outra recomendação é não aquecer rolamentos abertos acima de 120ºC e rolamentos fechados, com lubrificação permanente, acima de 98°C.
De maneira geral, um rolamento pode ser lubrificado com graxa ou óleo. Os rolamentos SKF com placas de vedação em ambos os lados, em particular, são montados utilizando graxa, por exemplo. Isso porque possuem uma faixa de temperatura de operação elevada.
Água e sabão: parece inofensivo, mas não é a melhor forma, pois com o tempo as partículas de água que ficam podem levar a ferrugem de seu rolamento, prejudicando seu desempenho.
Além da estrada com buracos e outros problemas, o estado de conservação dos pneus e amortecedores também influenciam na durabilidade do rolamento do carro. Afinal, quando os pneus estão desgastados, a fixação dos rolamentos é extremamente forçada.
Ignorar ou negligenciar esse ruído do rolamento pode levar à completa deterioração da montagem de todo o rolamento e do cubo de roda. As esferas rotativas do rolamento, que deveriam se movimentar livremente, ficam presas dentro da carcaça apertada. Isso é resultado do acúmulo de sujeira, falta de lubrificação ou ambos.
Alguns profissionais explicam que, como esses rolamentos são montados aos pares, eles precisam ser ajustados e lubrificados com uma graxa específica, para não perderam a sua eficácia. Numa média, essa peça pode durar 70 mil km e aqueles instalados aos pares no eixo traseiro, devem ser verificados a cada 20 mil km.
Quando o rolamento apresenta problemas, o barulho vem das rodas e é identificado pelo som áspero, parecido com um ronco, como se tivesse areia nas rodas do carro. O cuidado com os rolamentos é importante para a sua segurança! #rolamentos #pneus #autocenter.
UMA RODA COM ROLAMENTO DANIFICADO PODE TRAVAR E CASO ISSO ACONTEÇA, O CARRO PODE GIRAR, CAPOTAR, PERDER O PODER DE DIREÇÃO E FRENAGEM, E Aí OS RISCOS SÃO IMENSOS. POR ISSO COM ROLAMENTO NÃO SE BRINCA.
Ferramentas inadequadas e aplicação da força de montagem no local incorreto. Desplacamento do material na forma de escamações na pista de funcioanmento.
O rolamento danificado produz um zunido de rodagem, por isso é apelidado de “ronco”, é quando a pista do rolamento ou suas esferas já possuem desgaste acentuado e estão entrando em contato de forma desigual internamente.
É importante sempre observar o limite superior de temperatura do rolamento, e não aquecer acima desse limite (a maior parte dos rolamentos é de 120 °C).
As causas comuns de falhas em rolamentos incluem lubrificação inadequada, contaminação, desgaste excessivo e montagem incorreta. Implementar um programa de manutenção preventiva que inclua inspeções regulares e o uso de técnicas avançadas de monitoramento pode minimizar o risco de falhas.
Nesse contexto, as falhas mais recorrentes são: fadiga, corrosão, fuga de corrente e trinca térmica. A norma ISO 15243 classifica cada uma dessas falhas em grupos, além de descrever as suas características e causas. Consulte a norma para mais informações.