O testículo retrátil ocorre quando a criança possui um testículo completamente descido, mas que, em algumas situações, “muda” de posição, permanecendo acima do saco escrotal. O testículo é envolvido por um músculo chamado de cremaster que pode contrair-se e causar o quadro.
A retração do pênis e saco escrotal é absolutamente normal quando há a exposição ao frio. Os testículos precisam estar numa temperatura ideal e ao serem expostos ao frio, retraem para próximo ao Abdome a fim de aumentar a temperatura. Pode ser que você tenha excesso de pele e gordura na região do púbis.
Quando está mais quente, por um mecanismo de proteção dos espermatozoides, esse testículo tende a ficar mais mole, mais afastado da cavidade abdominal, e aí você pode ter essa impressão de que eles estão "derretidos" ou algo desse tipo.
O testículo retrátil é ocasionado pela subida dos testículos pelo canal inguinal. Em crianças, é um quadro muito comum devido ao desenvolvimento dos músculos abdominais.
Como essa camada fascial possui fibras musculares que se conectam à pele acima, quando o músculo dartos se contrai a aparência do escroto fica enrugada.
O tratamento do testículo retrátil deve ser feito com orientação do pediatra ou urologista, mas na maior parte dos casos não é necessário nenhum tratamento específico, pois os testículos voltam à posição normal naturalmente ou realizando movimentos suaves com as mãos.
Isso pode acontecer devido à flacidez gerada pelo envelhecimento e por doenças como a hidrocele e a varicocele. Além do incômodo estético e psicológico, o tamanho aumentado pode causar dor e desconforto físico se houver fricção com as coxas, por exemplo.
Examine cada testículo com as duas mãos, para isso, posicione o testículo entre os dedos indicador, médio e polegar e movimente-o. O autoexame não deve causar dor. É normal se observar que um dos testículos parece ser maior que o outro.
Às vezes, ocorre o acúmulo de líquido do abdômen ao redor dos testículos e ele fica retido no escroto após o fechamento do túnel. Esse líquido retido forma um nódulo macio denominado hidrocele, que costuma desaparecer durante o primeiro ano de vida. (Consulte também Inchaço escrotal.)
A hidrocele é uma das causas mais comuns, caracterizada pelo acúmulo anormal de líquido no saco escrotal, o que resulta no aumento do tamanho do testículo. A orquite, por sua vez, é uma inflamação testicular geralmente causada por infecção viral ou bacteriana, e também pode levar ao aumento do testículo.
É normal pos operação o saco escrotal ficar duro? Pode ocorrer um edema local que melhora em poucos dias. Mantenha a bolsa escrotal elevada, por auxílio de uma cueca justa.
Tome um banho quente para deixar o escroto relaxado e ficar mais fácil o autoexame; Se posicione em pé na frente de um espelho e veja se visualiza alguma alteração em alto-relevo na pele da região; Com as mãos, examine cada testículo colocando cada um deles entre os dedos indicador, médio e o polegar.
Testículos pequenos significam que algo não está normal. As vezes, é normal um testículo ser um pouco menor que o outro. O testículo esquerdo é normalmente mais baixo que o direito em aproximadamente 85% dos homens.
O autoexame testicular deve ser feito pelo próprio homem, preferencialmente durante ou após o banho. Através dele é possível identificar quaisquer alterações nos testículos, como nódulos que podem indicar a presença de tumor, ou mesmo infecções.
Como saber se estou com algum problema nos testículos?
Para a maioria dos homens, o primeiro sintoma do câncer testicular é um nódulo ou inchaço indolor no escroto. Alguns homens também sentem uma dor contínua, imprecisa e de baixa intensidade ou uma sensação de peso na barriga, ou ao redor do ânus ou escroto. A dor é o primeiro sintoma em aproximadamente 10% dos homens.
Frequentemente também pode ser sentido acima do escroto.
Tipicamente aumenta quando os homens estão na posição ereta ou quando a pressão dentro do abdômen aumenta (por exemplo, como empurrando para baixo durante uma evacuação ou ao fazer levantamento de peso)
A atrofia testicular pode ser causada por varicocele, orquite, torção testicular, tratamento de reposição hormonal com testosterona, câncer de testículo ou até infecções sexualmente transmissíveis (IST's), como gonorreia ou clamídia, por exemplo.
O testículo retrátil é uma condição onde o músculo cremaster se contrai, puxando o testiculo para o alto, acima do saco escrotal, se escondendo na região da virilha. O problema pode ocorrer em qualquer idade, porém é mais comum durante a infância.
Sim. A bolsa testicular, vulgarmente conhecida como "saco" é revestida por um tecido chamado de túnica dartos, que é a responsável pela contração ou relaxamento do órgão em determinadas condições, como no seu caso. Se as dúvidas permanecerem sugiro que faça uma avaliação com um urologista de confiança. Normal.
A varicocele ocorre quando uma dilatação das veias do testículo – mais frequentemente no testículo esquerdo –, mas que também pode afetar apenas o direito ou ambos. Pode ser tratada com analgésicos como Paracetamol ou Dipirona.
Geralmente é causado por várias outras condições de saúde, como: Hérnia inguinal (uma hérnia na virilha); Varicocele (veias dilatadas no escroto); Edema (acúmulo de excesso de líquido no corpo);