No (quase) vácuo do espaço, a ausência de matéria em quantidade suficiente para ser aquecida por radiação impede que o espaço em si atinja altas temperaturas.
Turismo espacial: com qual empresa viajar ao espaço e a que preços? Além disso, embora a radiação solar possa aquecer objetos expostos à luz solar direta, no espaço não há atmosfera que retenha esse calor, e a radiação térmica emitida pelos objetos dissipa-se rapidamente no amplo vácuo.
Além de nossa atmosfera, há o vácuo do espaço. Isso significa que praticamente não existem partículas, portanto, nada que poderia refletir qualquer fonte de luz.
Luz, raios x, micro-ondas e ondas de rádio são classificadas como eletromagnéticas. O som não pode propagar-se no espaço, pois, nesse ambiente, existe o vácuo.
Mergulhe nas camadas do Sol, e você encontrará temperaturas superiores a 15 milhões de °C em seu núcleo. No entanto, a superfície, conhecida como fotosfera, esfria para cerca de 5.500 °C.
Por Que o Espaço Permanece Frio Como Gelo Já Que o Sol é Tão Quente🤔
O que esquenta a Terra?
Alguns exemplos de ações humanas, que aumentam o aquecimento global são: a poluição do ar e das águas; a queima de combustíveis fósseis (derivados do petróleo, como diesel e gasolina, carvão mineral e gás natural) para geração de energia; certas atividades industriais e transporte; agropecuária; descarte de resíduos ...
Já a sua superfície é um pouco mais amena, mas longe de ser confortável: 5,5 mil graus Celsius. Agora pense no espaço. A temperatura do espaço cósmico, ou seja, longe o suficiente da atmosfera terrestre, é de -270° C.
A radiação solar interage com os planetas de formas diferentes, gerando energia térmica que sentimos em forma de calor. E é esse o motivo pelo qual não existe calor no espaço. A falta de calor fora dos planetas decorre da escassez de partículas com as quais a radiação solar pode interagir.
Na lua isso não acontece. Isso porque sua inclinação em relação à órbita da Terra ao redor do Sol é mínima, cerca de 1,5°. Esse ângulo baixo garante que a luz solar incida na Lua praticamente de forma perpendicular, fazendo com que a região equatorial receba muito mais luz que os polos.
Por que é impossível ouvirmos aqui na Terra uma explosão solar?
a Terra está muito distante do Sol. as ondas sonoras são mecânicas. as ondas de explosão solar são desconhecidas. D o Sol é um astro que emite apenas ondas luminosas.
Folha de S. Paulo - Panorâmica - Cosmologia: Cor do Universo é verde, dizem astrônomos de universidade americana. O Universo, por definição, contém tudo que é imaginável -estrelas, planetas e luas, vida aqui e talvez ali, gigantes vermelhas e anãs brancas, grandes e perversos buracos negros.
O espaço exterior à atmosfera é preenchido por gás extremamente rarefeito, principalmente hidrogênio. Não é um vácuo absoluto, mas um vácuo maior do que qualquer um que seja produzido na Terra. Quanto mais afastado se tiver de estrelas e de galáxias, mais rarefeito é o gás do espaço.
A região mais fria que conhecemos no espaço é a Nebulosa do Bumerangue, localizada a cerca de 5.000 anos-luz de nós, na constelação do Centauro. A temperatura média dessa área é de aproximadamente um grau Kelvin ou -272º C.
A resposta é semelhante ao porquê a Terra é iluminada durante o dia. No espaço próximo do Sol, não há nenhum tipo de atmosfera suficiente para refletir sua luz, mas ela é comumente refletida em estrelas e planetas.
O Sol opera com um processo completamente diferente, chamado fusão nuclear, que ocorre sem a necessidade de oxigênio. No núcleo solar, onde a temperatura chega a 15 milhões de graus Celsius e a pressão é extraordinariamente alta, os átomos de hidrogênio se fundem para criar hélio.
A gravidade é uma espécie de cola invisível que nos mantém grudados à Terra. Quem descobriu essa força fundamental da natureza foi o cientista inglês Isaac Newton, 330 anos atrás. Reza a lenda que ele estava sob uma macieira quando uma fruta caiu em sua cabeça.
O Sol e a Lua mostram o mesmo tamanho no céu. Mas a Lua é muitíssimo menor do que o Sol, algo como comparar um pequeno berlinde com uma bola gigantesca de quatro metros de diâmetro. A que se deve a coincidência aparente de tamanhos? O diâmetro do Sol é de cerca de 1 400 000 km.
A energia do sol vem da incessante fusão dos núcleos (fusão nuclear) dos átomos de hidrogênio no seu centro, que devido à enorme pressão e calor, fundem-se através de uma cadeia de reações que cria átomos de hélio e libera a energia solar propagada pelo espaço por radiação eletromagnética.
A temperatura certa no vácuo e longe de qualquer astro é de cerca de -270 graus C. Essa temperatura seria suficiente para congelar o hidrogênio na Terra - mas ainda está alguns poucos graus acima do que é considerado o "zero absoluto" - o ponto mais frio possível.
No passado geológico, a Terra era muito quente. Os cientistas calculam que ela se originou há cerca de 4,6 bilhões de anos, após uma grande explosão. Com o passar do tempo, houve um resfriamento lento e gradual, mas seu interior, rico em ferro e níquel, ainda guarda bastante calor.
Os quasares são os núcleos ativos de galáxias distantes, alimentados por buracos negros supermassivos. E é justamente um desses corpos que detém o título de lugar mais quente do Universo atualmente: o quasar 3C273!
O espaço foi criado no Big Bang, e continua sendo criado com a expansão do Universo; não há um lugar no qual ele se expanda, pois ele é seu próprio lugar, e ele pode ser finito sem ser limitado exteriormente.