Para que cheirar a rolha do vinho?
Outro gesto comum em muitos restaurantes é o garçom oferecer a rolha para o cliente logo após abrir a garrafa de vinho. Neste caso, basta observar se a rolha está intacta e em perfeitas condições. Isso é um sinal de que o vinho foi bem armazenado.Porque o sommelier entrega a rolha de vinho?
Pois bem, pra quê o garçom tradicionalmente entrega a rolha ao cliente? Para que ele possa conferir se a rolha vazou, como a da foto abaixo. O vinho percorreu toda a altura da rolha, como é possível visualizar na foto acima, e um pouco do que vazou, secou e formou essa coroa tinta ao redor da parte de cima dela.Porque tem que cheirar o vinho?
O olfato influencia muito na percepção do vinho na boca, então quando a gente sente os aromas, a gente prepara o paladar. pra receber o vinho e aproveitar ainda mais a bebida.É correto cheirar o vinho?
Sempre cheire a rolhaO certo é que cheirar a rolha do vinho não nos dirá absolutamente nada sobre a bebida, exceto se a rolha estiver contaminada por um fungo. Agora, se você já estiver com a rolha na mão e estiver procurando alguma informação, aproveite para observá-la bem.
O que fazer com a rolha que o garçom entrega?
Para que serve cheirar a rolha de vinho?
No mundo vitivinícolo, chama-se o vinho contaminado por TCA de bouchonné, termo em francês oriundo da palavra bouchon (rolha). Portanto, o ato de cheirar a rolha é realizado para identificar se o vinho está saudável ou contaminado antes de se ter a desagradável experiência de ficar sabendo do infortúnio na boca.Porque balancar e cheirar o vinho?
Girar a taça permite que o vinho entre em contato com o ar e libere aromas e sabores mais intensos. Isso ocorre porque, ao circular pela taça, o vinho é exposto a uma maior superfície de contato com o oxigênio, o que acelera o processo de oxidação e evaporação dos compostos voláteis presentes na bebida.Como se chama o aroma do vinho?
AROMAS PRIMÁRIOSEles também podem ser conhecidos como aromas varietais, e podem ser caracterizados de acordo com a variedade de uva em questão, sendo totalmente distintos quando comparamos os vinhos resultantes, por exemplo, Riesling e Sauvignon Blanc, ou mesmo as tintas, Pinot Noir e Syrah.
Porque devemos girar a taça de vinho?
Especialistas dizem que o movimento de girar a taça ajuda a realçar a coloração da bebida e, dessa forma, é possível perceber diferentes nuances em sua cor. Outra coisa que esse movimento circular provoca é que o líquido acaba escorrendo pelas paredes da taça, formando o que se conhece como as lágrimas do vinho.Porque agitar o vinho antes de beber?
Isso porque, ao ser oxigenado, a expressão do vinho se intensifica e se torna ainda mais perceptível na sua experiência. E agora vem o melhor de tudo, que é sentir o sabor do vinho! Ao girar a taça e oxigenar a bebida, ele se torna ainda mais perceptível ao paladar!Por que não se deve encher a taça de vinho?
Bom, além de uma questão muito importante de etiqueta, a razão pela qual não devemos encher uma taça de vinho é para permitir espaço suficiente para o vinho girar no copo e liberar os aromas do vinho. Se você encher o copo até o topo, sobrará pouco espaço na taça e você não poderá girá-lo sem derramar.Quem servir primeiro o vinho?
Comece do branco ao tintoVinhos tintos tendem a ser mais encorpados e, por isso, saturam o paladar. Por exemplo, você pode começar com brancos ou espumantes frutados, passando pelos roses, seguindo com os tintos leves até chegar aos mais intensos e com alta concentração de taninos.
Como o garçom deve servir o vinho?
Os seus atendentes devem sempre servir em um padrão sentido horário e servir as mulheres primeiro (mesmo se isso significa que será necessário ir ao redor da mesa duas vezes). Eles devem finalizar servindo o cliente que pediu o vinho, independente do gênero. Também devem sempre servir ao lado direito do cliente.Por que as pessoas guardam a rolha do vinho?
A cortiça, material de que é feita e rolha de vinho, absorve a umidade, mas seca rapidamente, evitando a proliferação de mofo.Tem problema deixar a rolha dentro do vinho?
Mas é um mito. A maneira de fechar a garrafa tem mais a ver com o tipo de vinho do que com a qualidade dele. A rolha deixa entrar parte do ar dentro da garrafa, o que colabora para o envelhecimento do vinho.Como se chama a pessoa que prova vinho?
O sommelier sabe harmonizar vinhos com diversos tipos de comida, sabe como montar a carta de bebidas de um estabelecimento e entende o processo que envolve o ato de servir o produto. Para trabalhar na área, o ideal é ser graduado em Gastronomia ou Hotelaria e procurar cursos de especialização.Para quê bochechar o vinho?
Essa atenção aos sentidos pode, para muitos, parecer um preciosismo, mas sua importância reside, principalmente, em permitir que o vinho nos deleite para além do paladar, envolvendo outros sentidos e tornando sua experiência muito mais rica e proveitosa.Como o homem deve segurar uma taça de vinho?
Sim, existe uma regra de como segurar a taça de vinho. Pela etiqueta, você deve segurar a taça de vinho pela haste, a parte mais fina da taça, que conecta o bojo à base, evitando sujá-la. Na hora de servir, nunca encha a taça até borda, a quantidade adequada é de até ⅓ de taça.Como se bebe vinho na taça?
Segure a taça pela haste ou baseO erro mais comum na hora de degustar o vinho é segurar a taça pelo haste ou base e não pelo bojo. Ao segurar pela haste ou base, você evita a troca de calor entre a mão, a taça e o vinho e mantém a bebida na temperatura ideal para o consumo por mais tempo.