Quais as causas do tártaro preto? Geralmente, a coloração escura é causada por bebidas como café, vinho e chá, mas também pode ser uma consequência do tabagismo. Além disso, o acúmulo de placa bacteriana aliado à falta de cuidados bucais podem deixar o tártaro preto.
Normalmente, a cor mais escurecida é causada por bebidas mais escuras - como café, chá e vinho -, ou também pelo tabagismo. Além disso, o acúmulo de placa bacteriana aliado a uma má higiene diária pode tornar o tártaro preto.
Os dentistas podem remover o tártaro enegrecido, e os cuidados bucais adequados e consultas regulares ajudam a evitar que ele volte. Esses profissionais removem o tártaro com instrumentos manuais (raspadores) e aparelhos ultrassônicos, que produzem microvibrações para romper o material calcificado.
O que acontece se ficar com tártaro por muito tempo?
O tártaro abriga bactérias, por isso, ele traz consequências negativas para a saúde bucal, causando gengivite, retração gengival e periodontite. Também afeta a saúde orgânica colocando em risco o coração e os pulmões. O tártaro é um dos problemas bucais mais comuns, muito recorrente nos consultórios dos dentistas.
Gengivite: quando o tártaro permanece nos dentes por mais tempo do que deveria, pode surgir a gengivite, uma inflamação nas gengivas. De inofensiva ela não tem nada: a gengivite é considerada o estágio inicial da periodontite e, sem dúvida, um alerta para se fazer um check-up odontológico.
Geralmente, a coloração escura é causada por bebidas como café, vinho e chá, mas também pode ser uma consequência do tabagismo. Além disso, o acúmulo de placa bacteriana aliado à falta de cuidados bucais podem deixar o tártaro preto.
Quando não tratado, o temido cálculo dental pode provocar a formação de cáries que, quando acontece, se não tratada, pode se transformar em um problema dental ainda mais grave. Além disso, o tártaro nos dentes pode afetar a aparência de seu sorriso, já que deixa uma camada amarelada visível mesmo após a escovação.
Ao contrário da placa bacteriana, os dentes com tártaro apresentam uma formação mineral endurecida facilmente observável quando se localiza acima do nível da gengiva. O sinal mais comum é o surgimento de uma cor amarelada aderida aos dentes, entre eles e junto à margem gengival.
A principal causa, como dissemos anteriormente, é a falta de uma boa higienização oral, e por se tratar de uma placa endurecida, o paciente sozinho não é capaz de remover e resolver o problema.
Já a cárie aparece como uma manchinha preta no dente, causado por bactérias que corroem sua superfície. Elas liberam ácidos que vão atingir a superfície do dente e podem chegar até a sua parte interna. Por lá, ela pode agravar casos de sensibilidade dental e intensificar os problemas na polpa do dente.
Limão, bicarbonato de sódio e cascas de frutas são alguns dos itens bastante citados na internet para acabar com o problema de saúde bucal. Quando a higienização não é feita corretamente, restos de alimentos e bactérias ficam grudados na superfície do dente formando a placa bacteriana.
Ao detectar a presença de tártaro no dente, procure um dentista, pois não é possível raspar tártaro em casa. Além do esforço ser em vão, você ainda pode machucar a gengiva e danificar os dentes durante a tentativa.
O tártaro nos dentes nada mais é que um acúmulo de resíduos alimentares endurecido e calcificado causado pela higienização incorreta. Quando não escovamos os dentes corretamente, uma película de restos alimentares é formada em torno dos dentes e essa película abriga certos tipos de bactérias.
“Por mais que pareça fácil e que a pessoa consiga fazer, o dentista usa curetas e ultrassom para facilitar a remoção e não causar danos aos dentes. Uma agulha, por exemplo, não vai conseguir remover o tártaro. E, se conseguir, pode causar danos ao esmalte”, explica a profissional.
O vinagre de maçã é um clareador natural, que ajuda a remover manchas de café e cigarros, além de promover bem-estar às gengivas. Você pode escovar os dentes com ele ou misturar um pouco de vinagre em água para fazer bochecho.
Além do fator estético, o tártaro dentário pode trazer prejuízos à saúde bucal, principalmente em médio e longo prazos. As bactérias da placa liberam substâncias nocivas, gerando um processo inflamatório. É justamente aí que surge a gengivite, que tem como sua principal causa a placa bacteriana e a má higiene bucal.
A maneira mais segura e eficaz de tirar tártaro dos dentes é através de uma limpeza profissional realizada por um dentista. Tentativas de remover tártaro em casa podem resultar em danos aos dentes e gengivas.
O procedimento para o tratamento do tártaro em consultório consiste em uma raspagem através de ultrassom. Processo que garante a retirada da parte mais grossa das placas. Em seguida, o dentista utiliza outros instrumentos, como a cureta periodontal para a raspagem do restante do resíduo acumulado.
Água com flúor: Beber água fluoretada pode fortalecer o esmalte dos dentes, tornando-os mais resistentes ao acúmulo de tártaro. Mastigação de chiclete sem açúcar: Estimula a produção de saliva, que ajuda a limpar os dentes naturalmente.
A formação do tártaro se inicia com a presença de bactérias nocivas em nossa boca, que se proliferam principalmente devido à falta de higiene bucal. Quando elas se misturam com proteínas ou outras diversas substâncias provenientes de nossa alimentação, ocorre o avanço do processo de desenvolvimento da placa.
A limpeza de tártaro já está inclusa no processo de limpeza dental, ou seja, pode custar a partir de R $200,00 podendo chegar até os R $1.000,00, dependendo da experiência e qualificações do profissional e da região onde o consultório se encontra.
A única maneira eficaz de se livrar dele é por meio de uma limpeza dental profissional, feita por um dentista. O dentista usa instrumentos especiais para raspar suavemente o tártaro dos seus dentes. Esse processo é chamado de “raspagem” ou “profilaxia” e não dói, pois o dentista utiliza anestesia local, se necessário.
Dentes ficarão limpos e polidos, com uma gengiva de cor e aspectos muito mais saudáveis. A raspagem periodontal melhora saúde e estética do sorriso. Melhora a autoestima e confiança.
“A placa bacteriana pode ser removida com a escovação e o fio dental. Se isso não for feito com frequência, ela se mineraliza [dando origem ao tártaro]. O cálculo tem consistência endurecida e, por isso, não pode ser removido com escova e fio.