Uma característica do TDAH desatento e hiperativo é um período de atenção que varia de uma coisa para outra sem nenhum aviso. Essa característica faz com que as pessoas se sintonizem e saiam durante as conversas e percam informações importantes.
– TDAH hiperativo ou impulsivo: as pessoas com esse tipo de TDAH movimentam-se constantemente e têm muita dificuldade em ficar paradas. Falam bastante e por diversas vezes podem acabar interrompendo a fala dos outros ou completando o raciocínio.
Devido a essas alterações nas Funções Executivas, principalmente déficits de atenção e de controle inibitório, pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades de linguagem e atraso na fala. Os aspectos da linguagem mais prejudicados nesses escolares são o fonológico, o sintático e o pragmático.
Pessoas com TDAH podem ter dificuldade em filtrar informações irrelevantes, o que pode dificultar a compreensão de uma conversa. Elas também podem ter dificuldade em processar informações rapidamente, o que pode fazer com que percam partes da conversa ou a percam completamente.
Com frequência não seguem instruções e não concluem tarefas. Têm com frequência dificuldades para organizar tarefas e atividades. Com frequência evitam, não gostam de ou relutam em se envolver em tarefas que exigem esforço mental prolongado. Perdem coisas com frequência.
5 SINAIS DE TDAH - TRANSTORNO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE
O que irrita alguém com TDAH?
O estresse do cotidiano pode acentuar sintomas do TDAH, como as alterações de humor, a distração e, sobretudo, a desregulação emocional. Você pode ficar mais irritado e deprimido quando estressado e, para tentar aliviar essas emoções, agir de modo inconsequente.
Supõe-se que ela possa estar subjacente a dificuldades na regulação das reações fisiológicas que sucedem as emoções – pacientes com TDAH sentem-se intensamente sobrecarregados pelas emoções, tem menor capacidade de regular e controlá-las, além de uma maior tendência à ruminação e à resignação.
Para muitas pessoas com TDAH, a busca por estímulos é constante. Isso pode se manifestar também nos relacionamentos amorosos, onde a paixão traz uma dose extra de emoção e excitação. O TDAH acaba levando em uma maior intensidade nas emoções e sentimentos, tornando a paixão uma experiência ainda mais avassaladora.
Um dos sintomas não muito conhecido do TDAH é a dificuldade na regulação emocional. Pessoas com o transtorno geralmente experimentam mudanças de humor, que podem ser por pequenos aborrecimentos ou até mesmo eventos cotidianos sem muita importância.
Trazer o tdha como deficiência não é um preconceito e sim um alívio e uma luz no fim do túnel para as pessoas serem reconhecidas e poderem exercer seus direitos. O tdha traz diversas barreiras em nossas vidas. Em Países desenvolvidos o tdha já é considerado como uma deficiência.
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.
Os “falantes” do TDAH têm dificuldade em controlar o impulso de interromper. Além de ser irritante para os outros, o comportamento dificulta o foco no que alguém está dizendo.
Em geral, os primeiros sinais do TDAH são notados na escola, quando a criança tem dificuldade para se concentrar, conversa muito com os colegas, não consegue ficar sentada na carteira por muito tempo e precisa se levantar com frequência.
Esta condição pode ser resultado de um transtorno psicológico subjacente, como a bipolaridade, esquizofrenia ou obsessividade compulsiva. Geralmente, quem fala em demasia é uma pessoa insegura, com baixa autoestima e nervosa. Acredita que se falar demais, parecerá mais interessante e sábia.
Os principais sinais do TDAH em crianças e adolescentes são desatenção, inquietude e impulsividade, em uma intensidade que traz prejuízos relacionados à interação social, aprendizagem, memória, linguagem e baixa autoestima.
É comum que pessoas com TDAH se apaixonem profundamente e rapidamente, mergulhando de cabeça em novos relacionamentos com entusiasmo e paixão avassaladora. No entanto, essa intensidade emocional pode ser acompanhada por dificuldades em regular as emoções e impulsividade.
Pessoas com TDAH podem ter dificuldades em acessar memórias emocionais de maneira clara e consistente. Isso significa que, quando estão longe de alguém, as lembranças associadas a essa pessoa podem não revisitar com tanta frequência ou intensidade.
Pessoas com TDAH muitas vezes se sentem atraídas por novas experiências e estímulos, o que pode levar a uma rápida mudança de interesses e, consequentemente, a uma diminuição do interesse nas pessoas ao seu redor.
Alguém com TDAH pode se sentir profundamente atraído por uma pessoa ou atividade em um momento, mas esse interesse pode mudar rapidamente para algo ou alguém completamente diferente. Isso pode ser desafiador em um relacionamento duradouro, mas com compreensão e diálogo aberto, pode ser administrado construtivamente.
Quem tem TDAH deve procurar se conhecer bem, a fim de potencializar seus pontos fortes e compensar seus pontos fracos. É importante, por exemplo, identificar o horário em que consegue focar mais. Justamente nesse momento, o ideal é se dedicar às tarefas mais trabalhosas, demoradas e/ou difíceis.
A impulsividade do TDAH pode então se manifestar em explosões de raiva. Essas explosões podem ser repentinas e desproporcionais à situação, e frequentemente, seguidas de arrependimento e culpa.
Pratique exercícios – Indicado para todos em geral, as pessoas que tem TDAH podem se beneficiar ainda mais. Alivia o estresse, melhora o humor, acalma a mente e ainda ajuda a gastar o excesso de energia que as pessoas com TDAH tem. Durma bastante – e durma bem!
Se você está em um relacionamento com alguém que tem TDAH, provavelmente já sentiu a frustração de lidar com esquecimentos frequentes, mudanças de humor repentinas e dificuldades em manter o foco nas conversas. Essas situações podem gerar um grande desgaste emocional e causar conflitos constantes.