Porque o terremoto do Chile foi sentido em São Paulo?
Sismos que ocorrem na região dos Andes , a depender da magnitude e profundidade, podem ser sentidos no Brasil , sobretudo em São Paulo. Isso ocorre porque o estado está localizado em uma bacia sedimentar , estrutura geológica que possui a característica de amplificar ondas sísmicas .
Por conta da alta magnitude, ele explica que a sensação de tremor, sentida na capital paulista e em cidades dos estados de Santa Catarina e Paraná, teria sido ocasionada pela passagem das ondas do evento chileno por bacias sedimentares.
O terremoto de 7,4 graus na escala Richter que teve como epicentro a região do Atacama no Chile teve reflexos no Brasil e na região metropolitana de Sâo Paulo.
O abalo sísmico foi sentido por moradores das cidades de Osasco, Carapicuíba e Barueri (região metropolitana) e no bairro de Pinheiros, na capital paulista, por volta de 13h40.
Quais são as chances de acontecer um terremoto no Brasil?
Atualmente, não se tem projeções futuras de quando poderá ocorrer novos tremores em nosso território. Esses fenômenos podem ser causados por vulcanismo, movimentação das placas tectônicas e falhas geológicas.
O fenômeno é reflexo do terremoto ocorrido na região norte do Chile e na Argentina, a cerca de 100 km de profundidade, de acordo com o Centro de Sismologia da USP. Os especialistas destacam ainda que os tremores sentidos na cidade de São Paulo são de baixa intensidade e apresentam mínimos riscos de danos.
O evento ocorreu por volta das 13h41 (horário de Brasília) e foi sentido por moradores das cidades de Osasco, Carapicuíba e Barueri e no bairro de Pinheiros, na capital paulista.
As placas de Nazca e a Sul-Americana movimentam-se, uma em direção a outra. Tal fenômeno desencadeia terremotos, pois o país localiza-se na borda da placa Sul-Americana. De acordo com o Instituto de Geofísica da Universidade do Chile, o encontro dessas duas placas produz um terremoto de grande magnitude a cada década.
Por que sentimos o terremoto do Brasil? Terremotos não ocorrem no Brasil, por conta posição geográfica do País, bem no meio de uma placa tectônica. Isso não significa, porém, que seja impossível sentir tremores advindos de abalos sísmicos que ocorrem em regiões próximas.
No Chile, em uma cidade chamada de Valdivia, no dia 22 de maio de 1960, ocorreu um tremor que ficou conhecido como o Grande Terremoto, uma vez que foi o abalo de maior intensidade já registrado na história com 9,5 graus na escala Richter (em uma escala que varia de 0 a 9), esse fenômeno gerou um grande tsunami que ...
São Paulo tem tremor de terra e edifício evacuado após terremoto no Chile?
SÃO PAULO TEM TREMOR DE TERRA E EDIFÍCIO EVACUADO APÓS TERREMOTO NO CHILE. Moradores de São Paulo relataram ter sentido, em diferentes bairros, um tremor de terra por volta das 23h da noite da quinta-feira, 18.
Unidade de medida foi criada em 1935, por um sismógrafo dos EUA; tremores acima de acima de 7 graus são os mais perigosos. Um terremoto de 7,8 graus na Escala Richter matou, até o momento, mais de 3.600 pessoas na Turquia e Síria, além de deixar um rastro de destruição nos dois países.
Na noite de quinta-feira, dia 18 de julho, por volta das 22h50 no Horário de Brasília, ocorreu no Norte do Chile, na região de Antofagasta, um terremoto de magnitude 7.4.
"Bairros como Mooca, Barra Funda, regiões da Avenida Paulista e outras do estado, como a Baixada Santista, são as mais impactadas", escreveu, em nota. De acordo com ele, em situações como essa a recomendação é sempre acionar a Defesa Civil pelo telefone 199.
O terremoto é um abalo violento do solo que dura de 1 a 2 minutos. O chão começa a tremer e provoca o desmoronamento de casas, os móveis caem e os vidros das janelas quebram. Em casos mais violentos os prédios desmoronam e pontes são destruídas.
Foi registrado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) (http://rsbr.on.br) um tremor de terra de magnitude 4.6 na escala Richter hoje às 12:43:42 (UTC), ou 10:43:42 Horário de Brasília, ou 09:43:42 Horário Local no Maranhão.
O tremor sentido pelos moradores de São Paulo é reflexo de um terremoto de magnitude de 7.3 com epicentro na cidade de San Pedro de Atacama, da região de Antofagasta, no norte do Chile.
Apesar de raros, não é impossível acontecer um terremoto no Brasil, tanto que há casos já registrados anteriormente. Confira! O Brasil, com sua vasta extensão territorial e diversidade geológica, é frequentemente considerado um país seguro em relação a desastres naturais como terremotos.
Os terremotos ou abalos sísmicos são provocados por movimentos na crosta terrestre, composta por enormes placas de rocha, chamadas de placas tectônicas. Além disso os tremores também podem ser resultantes de atividade vulcânica ou de deslocamentos de gases (principalmente metano) no interior da Terra.
As chances de um tsunami atingir o Brasil futuramente são muito pequenas, praticamente nulas. Pensando em potenciais acontecimentos como uma forte erupção do Cumbre Vieja, as cidades do Norte e Nordeste do Brasil seriam as principais atingidas, com danos que se estenderiam do Amapá.
Samambaia é a maior falha geológica do Brasil. Tem 38 km de comprimento por cerca de 4 km de largura e atravessa os municípios de Parazinho, João Câmara, Poço Branco e Bento Fernandes. Sua profundidade varia entre 1 e 9 km.
O Brasil tem registro de abalos sísmicos em diferentes regiões, ainda que em grau de menor intensidade, de acordo com Collaço. Entre elas estão o Norte do Rio Grande do Sul, a Região Litorânea entre a Bahia e o RS, o interior de São Paulo e de Minas Gerais, além dos estados do Ceará, Rio Grande do Norte e Mato Grosso.