A dor no umbigo normalmente é sinal de alterações intestinais, como prisão de ventre, vermes intestinais, intestino irritável e até infecção intestinal. Mas também pode indicar problemas mais sérios como uma hérnia umbilical, apendicite ou pancreatite, por exemplo.
O que é dor no umbigo? Devido à sua localização na região central do abdômen, o umbigo é uma parte do corpo que, quando dói, pode ser um sintoma de uma série de doenças e situações médicas que podem ou não requerer a atenção imediata do paciente e de seu médico.
Hollingsworth esclarece que o revestimento interno que é alcançado quando alguém pressiona profundamente aquela região é conhecido como umbilicus e é extremamente sensível, por isso a forte reação que ocorre quando ele é estimulado.
Além da sensibilidade aumentada do umbigo poder contribuir para o seu status sexual, a sua exposição também. “Simplesmente visualizar a área do umbigo pode ser um gatilho sexual", escreve o psicólogo Leon F. Seltzer, em Psychology Today.
A agressão constante ao local pode causar câncer? Olá, dificilmente isso pode ser um fator de câncer. Porém sua mania pode ser um sintoma de TOC, procure seu médico para melhor avaliação.
E o que tem por atrás do nosso umbigo? O umbigo é a cicatriz que fica após a queda do coto do cordão umbilical. Durante a vida fetal os vasos do cordão continuam por dentro do nosso corpo, mas após o nascimento eles perdem a função e tornam-se um ligamento fibroso.
O seu umbigo não possui uma ligação interna com nenhum dos seus órgãos. Do lado de dentro, há somente tecido fibroso, sem nenhuma utilidade. O umbigo não passa de uma cicatriz formada alguns dias após o nascimento.
Seu umbigo é um reparo anatômico importante. Abaixo está localizado um dos vasos mais importante do corpo, chamado aorta abdominal. É um vaso calibroso, robusto para suportar a pressão arterial que vem direto do coração . por isso, você sente umas batidas na região do umbigo.
Deixe seu umbigo quieto. Além de não ser bonito cutucá-lo, principalmente em público, ficar mexendo nele pode provocar alguma infecção no local. Se após cutucar você perceber que a pele ao redor está vermelha, dolorida e quente, pode ter surgido uma inflamação.
Esse canudinho é formado, principalmente, por vasos sanguí- neos e é por meio dele que a mãe pode passar nutrientes, oxigênio para o bebê e ainda retirar o que não é necessário. Ou seja, o cordão umbilical que se forma durante a gravidez é essencial para que todo bebê cresça e possa nascer saudável.
Os principais órgãos que se encontram sob esta região são o ceco e o apêndice. No caso específico das mulheres, também estão os ovários. Segundo Sakano, a dor pode irradiar e, por isso, uma mesma causa pode proporcionar dores em regiões próximas. É o que acontece com os flancos e as fossas ilíacas.
O úraco é uma estrutura que liga a bexiga ao umbigo e que pode permanecer após o nascimento, uma condição que é conhecida como permanência ou persistência do úraco, que pode causar inflamação e deixar o umbigo fedido, devido à secreção com mau cheiro que sai dessa região.
Giuliana Fongaro: O coto umbilical não dói. O bebê pode às vezes “reclamar” durante a higiene, pois pode sentir um geladinho e pela própria manipulação do local, mas não sente dor porque não há terminações nervosas na região.
Anatomicamente o umbigo apresenta forma arredondada ou discretamente alongado no sentido vertical, com diâmetro médio de 1 a 1,5cm, e profundidade variável dependendo da espessura do panículo adiposo do abdome.
Deus tendo criado Adão já adulto não seria necessário a ele ter um umbigo, pois ele não havia sido gerado a partir do útero de uma mulher. Porém, como Deus criou um ser perfeito, mesmo sendo já adulto, Adão foi feito com umbigo, igual aos demais homens e mulheres que ele teria deixado como descendentes.
As secreções podem endurecer e causar um tipo de "pedra". Embora isso não seja algo comum, limpar corretamente o umbigo é fundamental para evitar problemas futuros. Rajan recomenda limpar o umbigo pelo menos uma vez ao dia com água, sabão e um cotonete, suavemente.
É normal sentir algo mexendo na barriga perto do umbigo?
A barriga tremendo é um sintoma que pode estar presente em situações comuns, como gravidez, gases intestinais e menstruação. Além disso, esse sintoma também pode estar presente em situações mais sérias, como aneurisma da aorta e síndrome do intestino irritável.
O mais provável mesmo seria devido aos movimentos peristálticos (intestinais), principalmente se ocorre algum tempo após as refeições, entretanto devemos afastar outras causas com uma ultrassonografia de abdômen total e/ou tomografia de abdômen superior e pelves para dar subsídios para avaliação.
A hérnia umbilical é o abaulamento na região do umbigo e acontece geralmente devido a pressão dentro da barriga. Apesar de ser mais comum em bebes (geralmente desaparece antes dos 5 anos de idade), ela pode acontecer no adulto e precisa ser tratada com cirurgia para evitar problemas, como complicações no intestino.
A dor no umbigo normalmente é sinal de alterações intestinais, como prisão de ventre, vermes intestinais, intestino irritável e até infecção intestinal. Mas também pode indicar problemas mais sérios como uma hérnia umbilical, apendicite ou pancreatite, por exemplo.
Pressionando levemente sua barriga com as mãos, o médico faz um exame geral da região, sentindo a presença de qualquer calombo estranho na área do estômago e dos intestinos.
Depois do nascimento, fica a cicatriz umbilical, como é denominado o umbigo no meio médico, mas não possui nenhuma ligação com outros órgãos do corpo. Na mesma região, temos uma glândula que produz anticorpos atuando na defesa do organismo, mas não está não depende dele.
O umbigo contém os orifícios obliterados dos três vasos umbilicais (uma veia e duas artérias). As camadas da parede abdominal anterior, que é a porção final do abdome a se fechar durante o desenvolvimento, se fundem no anel umbilical, que circunda o umbigo.
O umbigo é um ponto de acesso para os vasos sanguíneos que transportam sangue para o feto. Eles saem da placenta e passam pelo cordão umbilical, revestidos de geleia de Wharton — um tecido conjuntivo gelatinoso contido no cordão que os isola e protege. Normalmente, há três vasos sanguíneos dentro do cordão.