Afinal, por que a direção inglesa existe? A mão inglesa tornara-se obrigatória em 1773. Isto porque, em tempos onde o cavalo era o único meio de transporte, a circulação à esquerda era mais conveniente, já que a maioria dos cavaleiros eram destros.
A mais comum, presente no Brasil, é a francesa e ela consiste em dirigir do lado direito da via que se trafega. Para facilitar a condução, o volante dos veículos está localizado à esquerda no habitáculo.
A mão inglesa é a invertida. O volante fica no lado direito do veículo e o motorista precisa seguir pelo lado esquerdo das ruas. A Inglaterra é o país que mais simboliza essa mão que, por isso mesmo, leva o nome de 'inglesa'.
Também há casos que não se enquadram nesse cenário, a exemplo do Japão, onde os condutores têm o volante posicionado ao lado direito do veículo por consequência das obras das ferrovias no país terem sido realizadas por engenheiros britânicos, o que expandiu o sistema para outros modais.
Você certamente já ouviu essa piada no Top Gear, em EuroTrip ou outra comédia britânica — ela na verdade usa o duplo sentido de “right side”, que pode significar “lado direito” ou “lado certo”.
POR QUE NA INGLATERRA SE DIRIGE NO LADO "CONTRÁRIO" | HISTÓRIA CURIOSA
Porque os carros ingleses têm o volante do lado direito?
A mão inglesa tornara-se obrigatória em 1773. Isto porque, em tempos onde o cavalo era o único meio de transporte, a circulação à esquerda era mais conveniente, já que a maioria dos cavaleiros eram destros. Sendo assim, ficava muito mais fácil para contra-atacar qualquer inimigo que viessem à frente.
A origem desses termos é curiosa! Antigamente, na Inglaterra medieval, a maioria dos cavaleiros eram destros. Ou seja, era mais fácil e seguro montar a cavalo do lado esquerdo da estrada. Com isso, a mão direita ficava livre para segurar espadas ou lanças.
Dirigir em um país onde se utiliza a mão inglesa pode ser um pouco desafiador no início, mas com algumas dicas e ajustes, você pode se acostumar rapidamente e ter uma viagem tranquila e segura.
Na Itália, como no Brasil, os veículos trafegam pelo lado direito da estrada. Posso dirigir um carro na Itália com uma carteira de motorista brasileira?
No Brasil o sistema de trânsito utiliza o que chamamos de mão francesa, ou seja, dirigimos ao lado direito da via e fazemos as ultrapassagens pelo lado esquerdo.
O nome mão francesa existe por conta da origem desse tipo de peça, que teve o início de sua utilização na França, sendo utilizado em forma de braço ou mão, para fazer o suporte, principalmente para vasos.
Vale destacar que alguns países já adotaram carros com volante do lado direito no passado, mas deixaram de usá-los. É o caso da Itália (até 1920), Portugal (até 1928) e Argentina (até 1945).
Além dos britânicos, nações como Índia, Austrália, África do Sul, Tailândia, Guiana e Zimbábue, por exemplo, também dirigem na mão esquerda e com o volante à direita no veículo. Todos estes países citados foram colônias inglesas, o que explica essa herança cultural.
Entre os principais destinos turísticos que usam a mão inglesa como regra no trânsito estão: Reino Unido, Irlanda, Tailândia, Indonésia, Nepal, Singapura, Hong Kong, Japão, Nova Zelândia, Austrália, Índia, África do Sul, Namíbia, Bahamas, Barbados e Jamaica.
Regras de trânsito para dirigir na Alemanha. Na Alemanha (e em toda a Europa continental), você dirige à direita e ultrapassa à esquerda. Ao contrário de alguns países, isso significa que em cruzamentos você deve olhar e dar a preferência aos veículos à sua direita.
Já o Japão, mesmo sem ter sido dependente da Inglaterra, tem a mão inglesa. Uma explicação é que os samurais, como os cavaleiros ingleses, portavam as espadas do lado esquerdo da cintura e andavam pelo lado esquerdo nas ruas, firmando uma tradição que se perpetuou. Na Ásia, outros países também têm mão inglesa.
É a mesma dos carros que têm volante do lado esquerdo. O que muda é o movimento que você faz na troca, pois a primeira marcha passa a ficar longe do motorista, enquanto as relações mais longas ficam próximas da perna esquerda do condutor.
Se você está visitando a Inglaterra por um período curto (até 12 meses), pode usar sua carteira de motorista brasileira para comprovar sua habilidade de direção desde que ela seja válida e esteja acompanhada de uma tradução juramentada ou de uma Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Porque não pode mostrar os dois dedos na Inglaterra?
De acordo com o folclore, soldados ingleses mostravam os dois dedos aos combatentes franceses. Os soldados da França ameaçavam cortar os dedos dos arqueiros capturados, para evitar que eles conseguissem atirar flechas. O gesto britânico seria, portanto, uma provocação.
Em 1773, devido a um aumento repentino de cavalos nas estradas, o governo britânico introduziu “The General Highways Act”, um código de estrada no qual era recomendado manter-se à esquerda. Isso se tornou lei em 1835 como parte da “Lei da Rodovia”.
Na Europa, há apenas quatro países que dirigem oficialmente à esquerda: o Reino Unido, Irlanda, Malta e Chipre. São mais 13 na África e 15 na Ásia, incluindo Hong Kong, Índia, Japão, Malásia e Singapura. Leia também: 8 curiosidades sobre universidades do mundo.