Os chineses costumam consumir esse alimento cozido, além de ser muito usado no preparo de sobremesas. As autoridades chinesas monitoram de perto a produção dos ovos para garantir os mais altos padrões, visando a proteção do meio ambiente.
Os principais países consumidores de ovos são o México, Japão, Paraguai, China, onde o consumo per capita ultrapassa 300 ovos por ano. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA, 2021), a produção brasileira de ovos foi superior a 53 bilhões de unidades no ano de 2020.
O que acontece com o corpo se comer ovo todos os dias?
Não há problema em consumir um ovo ou mesmo mais do que um ovo por dia, com exceção de pacientes diabéticos e de casos de hipercolesterolemia familiar. A gema do ovo contem colina, cálcio, ferro, fósforo, zinco, tiamina, B6, ácido fólico, ácido pantotênico, vitamina B12, vitaminas A , D e E e ácidos graxos e ômega-3.
Um prato simples e adorado por muitos japoneses, o nome dele é 'tamago kake gohan', que significa “ovo cru por cima do arroz”. A gema do ovo é rica em zinco, e a deficiência dessa vitamina pode causar muitos problemas. Ovo cru faz bem ou mal para a saúde?
Muitos podem se perguntar por que os chineses comem tantas iguarias, mas na verdade este tipo de alimentação surgiu por pura necessidade e era mais comum antigamente. Dentre as necessidades por tal costume culinário está o fato de apenas 20% de todo o solo chinês ser cultivável.
Por que os chineses são mais magros? Além de por questões genéticas, a maioria dos especialistas destaca que a dieta equilibrada e baseada nos hábitos de saúde taoístas e a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) mantêm essa população no peso ideal.
Salmonella - サルモネラ Aqui no Japão taxa de contaminação dessas bactérias em ovos é de cerca de 0,003%, o que é extremamente baixo, isso se deve porque os ovos no Japão passam por um processo rígido de esterilização e de controle de qualidade para que possam ser consumidos.
Já na China – terceiro país neste ranking – são 300 ovos por habitante. Os chineses costumam consumir esse alimento cozido, além de ser muito usado no preparo de sobremesas.
“O ovo cru possui avidina, um fator antinutricional que impede a absorção da biotina. Além disso, a ingestão do ovo cru faz com que nosso organismo não consiga absorver completamente a proteína”, afirma Fonseca.
Nao! Você pode comer livremente a gema do ovo. Estudos bem recentes de universidades americanas contribuíram para provar que a principal causa da dislipidemia (colesterol alto) é genetica. A universidade da California alimentou cobaias com 26 ovos por dia por 1 mês, e nao houve aumento de colesterol sanguineo.
Seguir a dieta do ovo por um período prolongado pode resultar em uma ingestão nutricional insuficiente e desequilibrada. Isso pode levar a deficiências de vitaminas, minerais e fibras, afetando a saúde geral.
O ovo é rico em proteínas, que fornecem energia para o organismo, além de ter boas quantidades de ferro e vitaminas do complexo B, que melhoram a oxigenação e o transporte de nutrientes no organismo, promovendo o ganho de massa muscular.
O estado de São Paulo é o maior produtor de ovos no Brasil, representando 31% da produção nacional, suficiente para alimentar mais de 60 milhões de pessoas por ano. Dentro de São Paulo, a cidade de Bastos, conhecida como a “Capital do Ovo”, é responsável por quase 11% da produção nacional.
O consumo de 10 ovos por dia não é considerado saudável. Isso porque o ovo é rico em proteínas, um nutriente que, quando consumido em excesso, pode dificultar as funções dos rins e aumentar o risco de formação de pedra nos rins. Confira outros problemas causados pelo excesso de proteína.
Ultrapassando fronteiras, a dieta chinesa é baseada nos alimentos mais encontrados e consumidos naquela região. A nutricionista funcional Letícia Jacques, especialista em alergias alimentares e distúrbios intestinais, explica: "é uma dieta que tem como base legumes, arroz, chás, frutas e pouca carne”.
Alho: esse alimento tão comum é rico em inulina, uma fibra que serve de alimento para as bactérias amigas do intestino, ajudando a aumentar seu número. Além disso, acelera o trânsito das fezes, pois seu processo de fermentação no trato gastrointestinal estimula a absorção de água e o aumento do bolo fecal.
Agora vamos falar o que os chineses comem nas três refeições. Como costume, muitos chineses tomam um café da manhã bem tradicional, isto é, sopa de arroz acompanhada com algum legume salgado, leite de soja, ovos cozidos, pão chinês, pastel frito, e outros tipos de comidas de farinha, cozidos ou fritos.
Procedência do produto "ovo" adquirido em estabelecimentos comerciais pode garantir a segurança do alimento, que pode ser consumido de inúmeras formas, inclusive cru. Considerado um alimento “coringa” em reportagem divulgada pela edição 2215 da revista “Veja“, o ovo faz parte do cardápio de diversos brasileiros.
Desta forma, nunca consumir ovos crus ou mal cozidos, mesmo contendo a casca intacta. Para evitar a doença é preciso cozinhar o ovo, pois a salmonela morre a temperatura maior ou igual a 65°C. O tempo ideal do cozimento do ovo é em torno de 12 minutos, após a água ferver, a uma temperatura de 100°C.
Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.
Mais de 50 milhões nunca bebem leite porque não gostam do sabor e não estão acostumados a beber, segundo o relatório, que apontou também que a maioria consome leite e iogurte, com pouquíssimos consumidores de queijos e manteiga.
Para quem se pergunta qual o alimento mais consumido na China, saiba que é o arroz. Inclusive, ele é um dos gêneros alimentícios mais consumidos em toda a Ásia. Em muitas literaturas chinesas, esse alimento é descrito em textos com mais de 5 mil anos, sendo usado como base para as mais diferentes receitas chinesas.
De acordo com a TCM (Medicina Tradicional Chinesa), beber um copo de água morna pela manhã e depois das refeições, ajuda o sistema digestivo por causa de sua temperatura e, supostamente, auxiliam no fluxo sanguíneo. À medida que aumenta a circulação sanguínea, ajuda a desintoxicar o corpo.