Os evangélicos aderem ao princípio da “Sola Scriptura”, que afirma que a Bíblia é a única fonte de autoridade divina para a fé e prática cristã. Eles não encontram nas Escrituras uma base para a veneração ou adoração de santos e Maria.
O culto aos santos é categoricamente rejeitado pela Igreja Protestante, por não condizer com os escritos bíblicos. Segundo a fé luterana, todo ser humano pode e deve recorrer a Deus diretamente, em oração, apenas em nome de Jesus.
Não é o que os católicos fazem. A Igreja Católica nunca afirmou que devemos “adorar” as imagens dos santos, mas as venerar, o que é muito diferente. A imagem é um objeto que apenas lembra a pessoa ali representada; o ídolo, por outro lado, “é o ser em si mesmo”.
Onde diz na Bíblia que não devemos adorar imagens?
“Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há no céu ou na Terra” (Êxodo 20:4). O mandamento depois acrescenta: “Não te encurvarás a elas nem as servirás” (Êxodo 20:5). Mais do que simplesmente proibir os ídolos físicos, ele declara uma prioridade fundamental para todos os tempos.
Porque os evangélicos não gostam de Nossa Senhora?
Porque os evangélicos não adoram os santos.
Isto é, eles não podem interceder por nós junto a Deus. Maria, Pedro, Paulo, João e tantos outros que estiveram com Jesus ou foram grandes nomes do cristianismo mais tardio não receberam de Deus o papel de ser intercessor, no sentido absoluto do termo.
Onde o catolicismo encontra base bíblica para adorar Maria e os santos? - Augustus Nicodemus #358
O que Maria é para os evangélicos?
Para os evangélicos, Maria é uma das tantas personagens, narradas nos textos da Bíblia, que participaram do projeto redentor de Deus para o mundo. Foi especial por ser conhecida como aquela que foi escolhida por Deus como mãe de Jesus.
O que os evangélicos falam de Maria, mãe de Jesus?
Neste Evangelho, Maria aparece apenas como a “Mãe de Jesus” no meio dos parentes (3,31-35; 6,3). Já Mateus e Lucas falam também da infância de Jesus. Mateus ressalta mais a figura de José, descendente de Abraão e Davi, o “esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado Cristo” (1,16).
Antes de Cristo ninguém podia ver o rosto de Deus; em Cristo Deus se fez visível. Antes de Jesus as imagens com frequência representavam ídolos, eram usadas para a idolatria. Agora, o verdadeiro Deus quis tomar imagem humana, já que ele é a imagem visível do Pai.
A idolatria consiste em achar que a divindade está em uma imagem. E como católicos, as imagens dos santos são para nós, uma representação do que um dia foram na terra, um grande exemplo de virtudes, de fé e devoção a Deus que estes tiveram em vida. Não devemos ter medo de reverenciá-los, como nossos intercessores.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
A Igreja Católica ensina que é a Igreja única, santa, católica e apostólica fundada por Jesus Cristo em sua Grande Comissão, que seus bispos são os sucessores dos apóstolos de Cristo e que o papa é o sucessor de São Pedro, a quem o primado foi conferido por Jesus.
Os evangélicos, portanto, são aqueles que procuram seguir o Evangelho de Jesus Cristo tornando a doutrina mais próxima dessa perspectiva. Por essa razão, cristão e evangélico tornaram-se termos intercambiáveis. O segundo momento para entender o termo evangélico está na Inglaterra.
Os amish acreditam que a verdadeira igreja é pura e separada do mundo: A fraternidade amish é baseada na compreensão da igreja como uma comunidade redentora. Para expressar essa corporeidade, eles usam o termo alemão Gemeinde ou a versão mais curta do dialeto pronunciada Gemee.
As diferenças entre protestantismo e catolicismo incluem: interpretações bíblicas; a ênfase na salvação pela fé (protestantismo) versus a combinação de fé e obras (catolicismo); a autoridade papal (catolicismo); e a diversidade denominacional, mais pronunciada no protestantismo.
Os que fazem imagens não prestam, e os seus deuses, que eles tanto amam, não valem nada. Os que adoram imagens são tolos e cegos e por isso serão humilhados.
Qual a passagem da Bíblia que fala sobre idolatria?
Gálatas 5:20-21 NVT. idolatria, feitiçaria, hostilidade, discórdias, ciúmes, acessos de raiva, ambições egoístas, dissensões, divisões, inveja, bebedeiras, festanças desregradas e outros pecados semelhantes. Repito o que disse antes: quem pratica essas coisas não herdará o reino de Deus.
Adorar uma imagem, como se fosse um ídolo é uma prática errada, pois só devemos adorar, em espírito e em verdade, o Divino Pai Eterno. Muito diferente de adorar é venerar uma imagem, seja de Jesus, de Nossa Senhora ou de santos. Venerar é o mesmo que dedicar respeito àquela imagem que é retratada.
Há porém um texto capital em toda a eclesiologia, que afirma taxativamente esta vontade de Cristo: “Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16, 18). a) A Igreja, o povo de Deus no Novo Testamento.
Lutero, o monge católico que abriu portas para surgimento de igrejas evangélicas. Para muitos, ele é só um nome relevante naquelas aulas de história da escola, sobretudo quando são estudados os movimentos socioculturais da Europa no século 16.
De fato, Jesus convida seus discípulos a ficarem próximos de Deus e a fazerem pedidos a Ele com confiança. Não há preâmbulos no "Pai Nosso": Jesus não ensina fórmulas de "bajulação", pelo contrário, ele nos convida a orar ao Senhor quebrando as barreiras do temor e reverência.
Alguns protestantes dizem que a Ave-Maria não está na Bíblia, e rezá-la seria idolatria. Outros vão além, dizendo que a oração do Terço é condenada por Jesus, que proibiu orações repetitivas.
O que os evangélicos acham de Nossa Senhora Aparecida?
A fé evangélica não admite a veneração de santos, equiparada à idolatria. Para esse segmento cristão, o único mediador da humanidade com Deus é Jesus Cristo.