“Os gatos caçam devido à sua origem genética herdada dos bichanos selvagens que caçavam como única forma de sobrevivência. O gato é um animal domesticado há menos tempo em relação aos cães, por exemplo, portanto, preservam muito do instinto selvagem”, explica Ludmilla Malta, médica veterinária especializada em felinos.
Durante anos, o American Shorthair, ainda um gato comum, foi selecionado apenas por sua aptidão para caçar ratos e sua resistência à condições climáticas difíceis.
O gato espanta o rato apenas pelo seu miado. O cheiro da urina do gato também espanta os roedores, portanto, coloque a areia suja do bichano perto do lixo e das entradas de sua casa, isso fará com que os ratos fujam do local.
Outras doenças, como toxoplasmose, leptospirose e raiva, também estão entre as patologias mais graves que o gato pode contrair ao morder, brincar ou comer rato. A leptospirose é considerada muito rara em felinos, mas eles podem eliminar a bactéria na urina e transmitir a pessoas e a outros animais.
Assim como todos os outros animais do mundo, os ratos são importantes para o equilíbrio ecológico. Na natureza, vivem nas matas, brejos, margens de rios. São parte da cadeia alimentar, pois são presas de aves como falcões, águias e corujas, além de cobras e outros animais.
Se o organismo do rato estava contaminado, seu gato pode sofrer envenenamento secundário, e os sinais vão depender da dose ingerida pelo rato. Isso pode variar de uma diarreia a distúrbios neurológicos, tais quais àqueles apresentados pela presa desafortunada.
A primeira coisa a fazer é lavar as regiões do animal que entraram em contato com o rato (como as patas) com água corrente e sabão, diminuindo a contaminação local. Se houver alguma ferida por mordedura ou arranhadura, também deve ser lavada.
Mesmo os gatos de estimação, que recebem comida do dono, mantêm o exercício da caça como divertimento e para se desenvolver melhor. Ratos, passarinhos e lagartixas são animais menores e, portanto, presas em potencial dos gatos. Presa - animal que é caçado pelo predador para servir de alimento.
Mergulhe bolas de algodão no óleo de hortelã-pimenta, em seguida espalhe essas bolas em locais estratégicos onde os ratos passam, portas, janelas, etc. O cheiro que exala da substância irá afastá-los. Troque as bolas de algodão a cada 3 dias.
Eles passam tranquilamente por canos, buracos, ralos, entre outros espaços apertados, em busca de comida. Por isso, mantenha tudo fechado, inclusive a tampa do vaso sanitário.
Cientistas canadenses estavam fazendo um experimento com camundongos quando descobriram um medo incomum dos roedores, totalmente ao acaso: eles possuem grande aversão por bananas.
Ele explica que ratos têm aversão a alguns odores desagradáveis, como o óleo de citronela, que possui um aroma forte capaz de afastar diversas pragas. Outros aromas repelentes, como o hortelã-pimenta, cravo-da-índia e menta também ajudam a alcançar este objetivo.
O mais indicado é contar com um produto registrado no Ministério da Saúde e produzido em laboratório confiável. Um deles é o RodilonⓇ Pellets. A seguir, você conhecerá suas especificações. O Rodilon® Pellets é um raticida, que oferece eficácia na eliminação de ratos, ratazanas, ratos de telhado e camundongos.
A única maneira que você tem de controlar isso é impedi-los de saírem durante a noite. Então, feche a casa, deixe os gatos dentro de casa durante a noite. Essa é a única maneira que você tem de impedir que eles te tragam esses presentes tão fofinhos.
“Os gatos caçam devido à sua origem genética herdada dos bichanos selvagens que caçavam como única forma de sobrevivência. O gato é um animal domesticado há menos tempo em relação aos cães, por exemplo, portanto, preservam muito do instinto selvagem”, explica Ludmilla Malta, médica veterinária especializada em felinos.
➡Gostam de alimentos gordurosos, frutas, grãos e ração de animais de estimação, encontrados principalmente em quintais e no lixo doméstico. Para evitar os ratos na sua casa não jogue lixo e entulhos nos córregos, praças, terrenos baldios e bueiros.
Assim como os humanos, os ratos também se sentem felizes ao estarem na companhia de seus amigos, chegando a emitir sons de alta frequência para refletir o seu sentimento de alegria.
No caso dos ratos de esgoto e de telhados, eles são animais onívoros, que preferem se alimentar de sementes e cereais. Para mantê-los à distância, procure deixar tais alimentos bem armazenados. Lembrando que, na falta de outras opções, eles comem quase tudo, com destaque para alimentos açucarados.
Utilize água corrente e sabonete neutro e, com calma, esfregue toda parte do corpo que você sabe ou imagina que entrou em contato com o rato, principalmente as patinhas. Após esse primeiro passo, as chances de contaminação já estão bastante reduzidas.
O melhor método de como pegar um gato (arisco ou não) é colocar uma mão ao redor do peito do animal e a outra ao redor da sua barriga. Então, é só levantá-lo com cuidado. Outra opção é colocar uma mão ao redor do peitoral e a outra como suporte nas patas traseiras.