O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.
Mas quando o ovo boia na água, significa que ele está velho ou passado. Ou seja: boiar não garante que o ovo realmente esteja ruim, mas sim que ele já tem bastante tempo. Nesse caso, vale a pena abrir o ovo em um compartimento separado e checar suas características, assim como explicaremos mais adiante.
Se o ovo estiver bom, vai afundar. Se boiar, o alimento possivelmente está estragado. Por que isso acontece? O que determina o resultado do teste é a quantidade de líquido dentro do ovo.
Pode ser um copo ou uma vasilha funda. Os ovos que estão frescos devem afundar horizontalmente na água; os que ainda estão bons, mas já não estão tão frescos, podem ficar inclinados no fundo do copo; já os ovos estragados e podres devem flutuar na água.
Se ele estiver bom, vai afundar de modo horizontal. Se não for fresco, mas ainda adequado ao consumo, irá ficar levemente inclinado. Se boiar, está velho e possivelmente estragado.
COMO SABER SE O OVO ESTA ESTRAGADO PODRE TESTE DA ÁGUA ( VERDADEIRO OU FALSO)
Porque alguns ovos boiam?
O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo. Logo, o ovo flutua em água muito salgada.
Como a casca do ovo é porosa, o líquido que está no interior vai evaporando com o tempo e sendo substituído por ar exterior. E isso quererá dizer que o ovo está estragado? O site The Spruce diz que sim, já o Egg Safety Center garante que não é bem assim.
Essa avaliação consiste em checar se o ovo vai afundar ou flutuar, caso afunde é novo, se flutuar é velho. Outra dica é quebrar o ovo, depois observar se a gema se mantém no centro, sem se misturar com a clara. Se ela continuar centralizada o ovo está fresco, caso contrário sua produção é antiga.
Antes de quebrar a casca, mergulhe o ovo em um copo ou em um recipiente fundo com água. Se o ovo estiver fresco, vai afundar. Se boiar, ele possivelmente está podre.
O teste do ovo é uma técnica que passou de geração em geração para, supostamente, ajudar a perceber se os ovos estão em condições de serem consumidos. Segundo a sabedoria popular, se colocarmos um ovo numa taça com água e este flutuar, significa que está estragado.
Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.
No entanto, se ele não for armazenado corretamente ou usado dentro do período de validade, pode causar prejuízos à saúde. Ao consumir ovo estragado, qualquer pessoa pode correr riscos de infecção alimentar, especialmente pela contaminação por Salmonela, bactéria presente na casca do ovo.
Você só precisa encostá-lo na luz direta e observar como ele fica por dentro. Se o ovo ficar bem iluminado, como se fosse uma lâmpada acesa, significa que ele está fresco e ótimo para o consumo. Agora, se encostar a lanterna na casca ele permanecer escuro, pode jogar o ovo fora porque ele está estragado.
Por outro lado, assinala Paula Teixeira, quando um ovo flutua, “não deve ser consumido”. “Pode tratar-se, por exemplo, de um ovo muito velho. E, quanto mais velho for o ovo, se estiver contaminado, maior será a probabilidade de os níveis de contaminação aumentarem ao longo do tempo”, aponta.
Se ele ficar na horizontal, no fundo do copo, está fresco. Se ficar no fundo, porém na vertical, não está tão fresco. Agora, se o ovo boiar até a superfície, é porque está estragado.
“Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo.
que vai fazer o ovo flutuar e não afundar. quando colocado no copo de água. Então não necessariamente o ovo vai tá podre, mas sim, esse teste vai tá acabando. mostrando se o nosso.
Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.
Naturalmente, a densidade da água é menor que a densidade do ovo e, por isso, no copo sem sal,o ovo afundou, pois, como o ovo possui mais densidade, a água fica por cima do ovo. O material de maior densidade fica por baixo do que tem menor densidade.
Mesmo que o ovo esteja na geladeira, é bom conferir se está fresco antes de consumir. O conteúdo deve ser firme. Quanto mais líquida estiver a clara, mais velho está o ovo. A gema que quebra e se "esparrama" também indica que o ovo está vencido.
Ela, então, continuou: “À medida que o ovo envelhece, mais ar entra no seu interior, fazendo-o flutuar. Se ele flutuar, provavelmente está estragado e deve ser descartado”, explicou ao portal espanhol Saber Vivir. Outro truque fácil é se atentar ao cheiro do ingrediente.
Para saber se um ovo está estragado antes mesmo de quebrá-lo, esse truque é essencial. É só usar uma lanterna (como a do celular), segurando o ovo contra a luz. Se o ovo estiver fresco, a gema aparecerá centralizada e sem manchas escuras, e todo o interior ficará iluminado.
Você vai precisar : copo de vidro com água em temperatura ambiente, 1 ovo e 1 colher de sal. 👉 Passo a passo 👉 Passe o ovo em todo seu corpo mentalizando que toda energia ruim. Seja transferida pra o ovo. 👉 Quebre o ovo no copo com a água e aguarde 30 minutos para ver como o ovo estará !