Então Oxóssi jurou que nunca mais comeria o mel. Pois o mel o faria lembrar de todo sofrimento seu e do seu filho. Por isso Oxóssi não leva mel e Logun é lavado com açúcar mascavo e gengibre.
Oxóssi é o orixá das matas. É o rei da nação de Ketu”. Quando é questionado sobre o que lhe é interdito ele responde: “Eu não posso comer o que meu orixá 'come': milho, mel e coco”.
Oxum é a dona da Síbí igi (colher de pau). Ela conhece todos os segredos dos alimentos e da arte de cozinhar. Um dos seus grandes encantos na cozinha é o Oyin (mel de abelha) que é muito utilizado em suas obrigações principalmente no ritual do Ìpètè (uma oferenda de Oxum que denomina uma festividade).
CABOCLA JACIRA – Jacira significa “inseto que produz mel”. Quem produz mel é a abelha, que pertence ao reino de Oxóssi. Mas o mel também representa a doçura, que se associa a Oxum. Logo, é uma Cabocla de Oxóssi e Oxum.
Além de ser conhecido por atrair o amor, o mel chama as energias positivas e, dessa forma, a prosperidade, a riqueza, o emprego e a saúde encontram o caminho aberto até sua vida.
O único Òrìsà que tem Èwò (tabu) com o mel de abelha é Òsóòsí (Oxossi). Chamado de Èjè òdòdó (sangue das flores), o mel simboliza o amor, a doçura e a tranquilidade.
O grande padroeiro da sabedoria e do conhecimento fica muito satisfeito com velas brancas, verdes ou rosas. Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
O que acontece quando coloca o nome de uma pessoa no mel?
Colocar o nome no mel ou no melaço é uma mandinga popular que atravessa credos no Brasil. No complexo das macumbas brasileiras, os usos desse encantamento são geralmente para resolver conflitos, sejam eles amorosos ou não, para conquistar alguém ou adoçar quem anda muito amargo.
Oxóssi então disse-lhe: Senhor dos aflitos, ponhomeu reino à seus pés e toda minha caça que daqui por diante eu conseguir comeremos juntos. Omulu agradeceu e seguiu seu caminho. Então Oxóssi jurou que nunca mais comeria o mel. Pois o mel o faria lembrar de todo sofrimento seu e do seu filho.
Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.
As pessoas consideradas filhas de Oxóssi são alegres, expansivas, preferem agir à noite, como os caçadores. São falantes, ágeis e de raciocínio muito rápido. Sabem lutar e alcançar o que almejam, sabem como lançar uma flecha para acertar o alvo.
Oferenda feita para agradar Exu mirim, Padê de mel para apaziguar, pimenta dedo de moça para potencializar o pedido, uva passa para trazer abundância e suspiro que é um dos doces que Exu Mirim mais gosta.
Oxóssi é a divindade da caça que vive nas florestas. Seus principais símbolos são o arco e flecha, chamado Ofã, e um rabo de boi chamado Eruexim. Em algumas lendas aparece como irmã de Ogum e de Exú . É o orixá da caça; foi um caçador de elefantes, animal associado à realeza e aos antepassados.
Pitangueira: Pertence ao Orixá Oxossi, é a planta que abre os caminhos. Suas folhas verdes podem ser fervidas e to- madas como banho da cabeça aos pés, suas folhas secas podem ser usadas com canela, cravo e açúcar mascavo para defumar um ambiente e atrair bons ne- gócios.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
O que acontece se eu colocar o nome da pessoa no mel?
Depois que você dobrou esse papel três vezes pra você, vai colocar dentro de um pote. e vai colocar uma colher de mel em cima deste nome. O mel vai adoçar. e vai quebrar o orgulho dessa pessoa orgulhosa.
A abelha simboliza a nobreza, lealdade e cooperação por viver em colmeias e trabalhar em conjunto para produzir o mel, que, por sua vez, é conhecido como “ouro líquido”. A abelha também pode simbolizar fertilidade, comunicação, ordem, alma e justiça, variando conforme a origem do mito.
Para começar essa magia, comece colocando água, três colheres de açúcar e uma de mel em uma panela. Leve ao fogo, deixe ferver e acrescente o papel com seu nome e o nome da pessoa amada dentro da panela. Enquanto o ritual estiver fervendo, repita: "como a água ferve, que o pensamento de (nome do amado) ferva por mim.