Será que papagaio pode comer carambola? A resposta é não. Afinal, uma fruta que contém um composto que faz mal aos rins e age no sistema nervoso não deve ser oferecida aos papagaios.
É possível citar a laranja, o mamão, a goiaba, a maçã, a pera, o melão, o pêssego, a amora, a acerola, a pitanga, a melancia e a mexerica. Porém, um alerta: retire as sementes da maçã e da pera, e o caroço do pêssego. Eles são tóxicos para as aves, podendo prejudicar a saúde do organismo tão pequenino.
A carambola é rica em oxalato, o qual também não tem papel no organismo e é excretado através da urina. No entanto, nos rins, quanto maior for a quantidade de oxalato, maior será o risco de formação de oxalato de cálcio, também conhecido como cálculo renal ou pedras nos rins.
Mamão, maçã e banana são as frutas prediletas das aves. Mas as sementes também podem ser uma ótima escolha. “Elas são importantes por ser alimentos que os pássaros conseguem encontrar facilmente na natureza.
A mosca-da-carambola é reconhecida como uma das espécies de moscas-da-frutas de grande valor econômico para a fruticultura mundial. Normalmente, costuma atacar culturas de carambola, manga, caju, laranja, acerola, entre outras.
A carambola é uma fruta rica em antioxidantes, como flavonoides, vitamina C, ácido gálico e epicatequina, que combatem os radicais livres e fortalecem o sistema imunológico, ajudando a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer.
"A FRUTA CARAMBOLA NÃO DEVE SER CONSUMIDA POR PESSOAS COM Page 2 PROBLEMAS RENAIS, DIABÉTICAS OU HIPERTENSAS. A ingestão da fruta pode gerar riscos à saúde destes pacientes. Em caso de dúvida, um médico deve ser consultado."
Apesar de ter uma dieta bem ampla, não é todo o tipo de alimento que o papagaio consegue digerir. Existem opções bem perigosas, inclusive, que podem ser tóxicas e causar óbito. Entre os mais prejudiciais, estão o abacate e o tomate. Então, nunca cogite inserir esses dois alimentos na dieta da sua ave.
A carambola tem uma toxina natural que pode causar problemas renais no cão, com sintomas como vômito, diarreia, salivação intensa, tremores, sangue na urina, entre outros. Isso porque possui alta concentração de ácido oxálico, que pode causar acúmulo de cálculos nos rins e na bexiga, causando insuficiência renal.
Acrescente diariamente à alimentação deste pássaro alpiste (1 xícara de chá para cada quilo de ração), frutas (banana, maça e mamão) e, a cada três dias, legumes (chuchu, tomate e jiló) e verduras (chicória e almeirão). Como é onívoro, também aprecia insetos e outros tipos de invertebrados.
As frutas, além de serem ricas em nutrientes, são ótimas para os dias mais quentes. Elas promovem hidratação, são leves e bem refrescantes, perfeitas para servir geladas.
Quem tem filhotes de pássaro com idade entre um e sete dias de vida precisa alimentá-los a cada duas horas. Já as aves que têm entre 8 a 30 dias devem receber comida de quatro em quatro horas. Quando os filhotes completam 30 dias, eles podem ser alimentados a cada oito horas, e isso se mantém por toda a vida da ave.
Algumas pessoa citam que as aves gostam delas mais maduras, outras preferem dar a fruta verde, porém o que é indiscutível, as aves amam banana e essa fruta trás benefícios para sua ave pet.
A fruta. A carambola - ou fruta-estrela - é agridoce e tem o formato de uma estrela de cinco pontas. A casca é comestível e a polpa tem um sabor suave e azedo, o que a torna popular em diversos pratos.
A carambola não é apenas uma opção de lanche saudável devido ao seu baixo valor calórico, mas também pode desempenhar um papel importante na saúde do fígado. Estudos realizados em camundongos sugerem que os compostos bioativos presentes na carambola têm o potencial de prevenir o acúmulo de gordura no fígado.
“A carambola é saudável, boa e rica em vitamina C e é indicada para combater febre, estimular o apetite, além de prevenir o envelhecimento, por ser rica em polifenóis. O chá da folha nova da carambola em jejum é bom para diabéticos. Ela serve para amenizar a febre.