Foi ele quem nomeou de Pato Branco um dos afluentes do Rio Chopin, justamente por ter abatido um pato selvagem de plumagem branca, nas margens daquele rio. Assim, sem querer, estava batizado o rio que futuramente veio a emprestar seu nome para o Município de Pato Branco.
O nome da cidade é de origem geográfica, referência ao Rio Pato Branco, que banha o município. A denominação de Pato Branco foi sugerida pelo engenheiro, dr. Francisco Beltrão, que executou as obras de levantamento topográfico da Colônia Bom Retiro, núcleo que deu origem ao atual município.
nome masculino. [ Ornitologia ] Ave invernante (Tadorna tadorna) da família dos anatídeos, de bico vermelho, plumagem maioritariamente branca, com pinceladas castanhas no dorso, barriga e asas pretas, cabeça e pescoço em tom preto esverdeado. Plural: patos-brancos. Origem etimológica:pato + branco.
"Lá em Pato Branco, daí...", dizia Bozena toda vez que ia contar uma história de sua terra natal em "Toma lá, dá cá". O seriado, que estreou em 2005 como um especial de fim de ano e ficou de 2007 a 2009 na grade fixa da Globo, popularizou o bordão, dito pela personagem de Alessandra Maestrini e lembrado até hoje.
Pato Branco, na região Sudoeste do Paraná, é um Município que adotou a inovação e o empreendedorismo para se desenvolver. Com 83.843. habitantes, conforme o IBGE de 2020, a cidade está próxima da divisa com Santa Catarina e cerca de 100 quilômetros da Argentina, numa posição estratégica no Mercosul.
Na outra ponta, Nova Aliança do Ivaí (1.327), Jardim Olinda (1.353), Santa Inês (1.760) e Esperança Nova (1.858) são as menores cidades paranaenses, com menos de dois mil habitantes.
Segundo a tradição, a denominação de Patos originou-se do nome de uma lagoa, hoje aterrada, situada às margens do rio Espinharas, a qual era conhecida por Lagoa dos Patos, em virtude da grande quantidade dessas aves ali existentes.
Localizada no sudoeste do estado, Pato Branco faz divisa com os municípios de Bom Sucesso do Sul, Clevelândia, Coronel Vivida, Honório Serpa, Itapejara D'Oeste, Mariópolis, Renascença e Vitorino.
O L, ou perdedor, é um gesto de mão feito estendendo o polegar direito e os dedos indicadores, deixando os outros dedos fechados para criar a letra L, interpretada como "perdedor" (do inglês, loser) e geralmente dada como um sinal de humilhação ou menosprezo.
Pato é um adjetivo usado para dizer que uma pessoa é boba, ingênua ou sem coragem. Significado de Pato: Homem, acanhado, que não tem coragem de chegar e conquistar uma garota.
Em resumo, Pato Branco é uma cidade acolhedora, que apesar de pertencer ao interior, não deixa a desejar em nada às metrópoles quando o assunto é comodidade. E, claro, oferece isso tudo sem o trânsito maluco e a poluição das capitais.
Tratava-se de pessoas que, entre outros motivos, não aceitavam morar nas terras Contestadas que passaram a ser de Santa Catarina. Na Colônia de Bom Retiro inicialmente se destacaram duas Vilas: Bom Retiro e Vila Nova. Esta última junto às margens do Rio Ligeiro e a outra nas margens do Rio Pato Branco.
O pato preto é caracterizado por possuir plumagem totalmente preta com manchas brancas nas asas, cauda e dorso. Eles também possuem óculos azuis metálicos característicos em suas asas. É uma ave territorial e sedentária, não migra.
O pato é um símbolo tradicional das culturas chinesa e japonesa, aparecendo com frequência representado em esculturas, pinturas e decorações. Para estes povos, o pato simboliza união, afeto, fidelidade, harmonia, sorte e prosperidade.
A origem do pato remonta a América do Sul, onde ainda pode ser encontrado em estado selvagem. Esta ave disseminou-se pelo mundo, por volta de 1150, por meio dos colonizadores, e hoje pode ser encontrado em todos os lugares do mundo.
Quem foram os primeiros habitantes de Pato Branco?
Os primeiros moradores de Pato Branco vieram do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em 1919. Em 1924 já estava formada uma povoação com o nome de Vila Nova de Clevelândia.
A renda domicilar média dos moradores de Laranjal é de R$ 324,55 per capita, a menor do estado. No total, 57% dos domicílios da cidade são considerados pobres, com renda inferior a meio salário mínimo por pessoa.
Em números absolutos, a cidade que mais cresceu foi Curitiba que, não à toa, é também a mais populosa do Estado. No Censo 2022, a população residente na Capital era de 1.773.718, passando para 1.829.225 na atual projeção do IBGE, um acréscimo de 55.507 pessoas. Atualmente, 15,5% dos paranaenses moram em Curitiba.
O novo panorama do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indica com uma diferença de apenas 4.700, que Francisco Beltrão tem uma população de 101.302. Pato Branco quase alcança, com 96.602 moradores.
Na cidade de Pato Branco, em termos da empregados, os setores econômicos que se destacaram em 2022 foram Comércio Varejista (5,471), Fabricação De Máquinas, Aparelhos E Materiais Elétricos (3,238), e Administração Pública, Defesa E Seguridade Social (3,061).
A partir dos dados do Censo Demografico, o gráfico e a tabela mostram que o IDHM do município - Pato Branco - era 0,717, em 2000, e passou para 0,782, em 2010.