O principal teórico desta vertente educacional é o psicólogo Jean Piaget. A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional.
“Trata-se de uma formação baseada na interação entre o indivíduo com o outro e com o meio, portanto, aponta que fatores orgânicos e ambientais influenciam de alguma forma o desenvolvimento humano, inclusive o educacional.”
Interacionismo é a vertente pedagógica a qual acredita que a interação das pessoas com o meio e os objetos é preponderante para a aprendizagem. Dois teóricos são fundamentais para pensarmos sobre as teorias interacionistas.
As concepções interacionistas consideram a leitura como um processo cognitivo e perceptivo, o prática leitora condensa tanto as informações presentes no texto, como as informações que o leitor traz consigo e a construção dos sentidos ocorre através da interação entre leitor e texto.
Quem são os autores que fundamentaram a corrente interacionista?
Cognitivo - Interacionista
Portanto, a perspectiva interacionista, cujos fundadores principais são os teóricos Jean Piaget (1896-1980) e Lev Vygotsky (1896-1934), coloca o aluno no centro do próprio aprendizado.
DIFERENÇA ENTRE AS TEORIAS DE JEAN PIAGET E LEV VYGOTSKY - TEORIAS DA APRENDIZAGEM (PARTE 4)
Quem é o pai da teoria interacionista?
O principal teórico desta vertente educacional é o psicólogo Jean Piaget. A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional.
Quais são as contribuições da teoria interacionista de Jean Piaget?
Sua forma de pensar o desenvolvimento humano, classificando-o por períodos de acordo com as capacidades apresentadas pelo indivíduo, facilitou o entendimento da mente da criança e, como consequência, possibilitou aos professores e demais profissionais da educação uma base sólida para estruturar seus métodos de ensino.
O interacionismo simbólico pode ser considerado uma perspectiva teórica e metodológica inacabada, que surgiu, na década de 1930, no âmbito da sociologia norte-americana, por iniciativa do sociólogo Herbert Blumer (1900-1987), membro da Escola Sociológica de Chicago.
O nome dessa linha de pesquisa sociopsicológica e sociológica foi cunhado em 1937 por Herbert Blumer, que estabeleceu os pressupostos da abordagem interacionista, através de seus escritos, cuja maioria está reproduzida em sua mais importante publicação – Symbolic Interactionism: Perspective and Method.
Para Moreira (2009), a teoria do pesquisador Vygotsky, propõe que o desenvolvimento cognitivo se da por meio da interação social, em que, no mínimo, duas pessoas estão envolvidas ativamente trocando experiência e ideias, gerando novas experiências e conhecimento.
Para Piaget, o aprendizado é construído pela criança durante sua relação com objetos e pessoas. Essa ideia é a base da teoria chamada construtivismo. Cada nova descoberta é assimilada e acomodada junto ao que a criança já conhecia do mundo, tornando-o cada vez mais amplo.
O que caracteriza o pensamento infantil segundo Jean Piaget?
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".
O que é a abordagem construtivista interacionista?
No construtivismo, destaca-se a ideia de que os alunos constroem ativamente o conhecimento, enquanto o interacionismo enfoca a importância das interações sociais no processo de aprendizagem.
Interacionismo é a interação entre o indivíduo e a cultura, onde, para "Vygotsky", é fundamental que o indivíduo se insira em determinado meio cultural para que aconteçam mudanças no seu desenvolvimento.
O que se entende pela concepção interacionista de aprendizagem?
A abordagem sócio - interacionista concebe a aprendizagem como um fenômeno que se realiza na interação com o outro. A aprendizagem acontece por meio da internalização, a partir de um processo anterior, de troca, que possui uma dimensão coletiva.
Qual a diferença entre construtivismo e interacionismo?
Ainda que aparentemente conflitantes – o Interacionismo (sociocultural) procura dar conta das cons- truções que os indivíduos elaboram coletivamente, enquanto o Construtivismo busca dar conta da construção das estruturas cognitivas que o indivíduo elabora no decorrer do seu desenvolvimento.
O interacionismo simbólico considera as interações humanas constituintes do social, dos comportamentos, das significações e das materialidades. Ou seja, o contexto é tão ou mais importante que o conteúdo das interações.
Porque Vygotsky é considerado um sociointeracionista?
A pedagogia sociointeracionista foi criada pelo psicólogo soviético Lev Vygotsky e suas ideias ajudaram, inclusive, a moldar a filosofia de sua nação. O sociointeracionismo entende que a pessoa se desenvolve com influências socioculturais, pois o homem é formado também pelo meio em que ele está inserido.
Enquanto Piaget enfatiza a interação com os objetos, Vygotsky enfatiza a interação social. A idade mental da criança é tradicionalmente definida pelas tare- fas que elas são capazes de desempenhar de forma independente. Vygotsky chama essa capacidade de zona de desenvolvimento real.
Segundo De Vitto (1998), Piaget e Vygotsky parecem concordar que existe a dicotomia interno/externo, ou seja, que há um domínio subjetivo/inacessível e outro, objetivo/social, além de concordarem que o conhecimento consciente não é primitivo, que o pensamento lógico é “socializado” e que o desenvolvimento inicial é ...
Essa escola se originou no pragmatismo americano e particularmente no trabalho de George Herbert Mead, que demonstrou que os egos (self) das pessoas são produtos sociais, sem deixar de ser propositados e criativos. Outros pioneiros na área foram Herbert Blumer e Charles Cooley.
A metodologia interacionista defende que fatores orgânicos e ambientais exercem influência no processo de desenvolvimento dos seres humanos, inclusive em sua formação educacional.
RESUMO: Piaget defende que o indivíduo se desenvolve a partir da ação sobre o meio em que está inserido, priorizando, a princípio, os fatores biológicos que podem influenciar seu desenvolvimento mental. Dando ênfase em seus estudos ao caráter construtivo.
Segundo sua teoria denominada "epistemologia genética", a partir do nascimento os seres humanos são submetidos a fases de desenvolvimento cognitivo, do qual ele descreveu quatro estágios de desenvolvimento: sensório, pré-operacional, operacional concreto e operacional formal.