Além da resistência física e do crescimento vigoroso, a BRS Capiaçu sobressai por sua adaptação e produtividade em condições adversas. A tolerância ao estresse hídrico e o florescimento tardio tornam-na uma alternativa atrativa ao cultivo de milho em áreas propensas a períodos de seca.
A BRS Capiaçu apresenta maior produção de matéria seca a um menor custo em relação ao milho e a cana-de-açúcar. A silagem deste capim constitui uma alternativa mais barata para suplementação do pasto no período da seca. Sua propagação ocorre por meio de colmos e apresenta gemas com elevado poder de brotação.
Versátil, o Capiaçu tem alto rendimento para suplementação na forma de silagem ou picado verde. Também pode ser usado para a produção de biomassa energética. O nome remete uma característica interessante da planta ― em tupi-guarani, capiaçu significa “capim grande”.
O plantio deve ser realizado no início da estação chuvo- sa, em sulcos de, aproximadamente, 20-30 cm de pro- fundidade e espaçados entre si de 0,80 m a 1,20 m. com uso de calagem e fertilizantes. No plantio, re- comenda-se a aplicação apenas da adubação fosfa- tada, distribuída no fundo dos sulcos.
O clima ideal para a produção da BRS Capiaçu é o tropical, sendo recomendada para o Bioma Mata Atlântica. Há estudos para ampliar a recomendação para o Cerrado, mas ainda não foram concluídos. E quando plantar a BRS Capiaçu? A melhor época de plantio, nas regiões Sul e Sudeste, é entre os meses de outubro e janeiro.
Qual o ponto de colheita da BRS capiaçu para oferecimento ao gado? A partir de dois metros, o capim pode ser cortado. Essa altura é conquistada geralmente, entre 50 e 70 dias de plantio.
O capim BRS Capiaçu, com o manejo adequado, pode produzir surpreendentes 50 toneladas de matéria seca por hectare ao ano e 300 toneladas de matéria verde por hectare ao ano em 3 cortes.
A BRS Capiaçu se destaca das demais cultivares de capim elefante por apresentar resistência ao tombamento, facilidade para a colheita mecânica, ausência de joçal (pelos) e touceiras eretas e densas. A BRS Capiaçu pode ser cultivada em locais de clima tropical, sendo recomendada para o Bioma de Mata Atlântica.
Nele, você terá a oportunidade de ver como o Capiaçu tem sido uma escolha altamente nutritiva e eficiente para a alimentação de cavalos. Observe como esse volumoso beneficiou a saúde e o desempenho de seus cavalos e entenda por que o Capiaçu é a escolha favorita de muitos criadores.
No caso do CAPIAÇU o teor de umidade deve estar em torno de 20% de matéria seca. Caso o produtor faça a silagem antes de obter 20% de matéria seca, onde a BRS CAPIAÇU estará com mais água, possivelmente não conseguirá uma silagem de qualidade.
Em conclusão, a forragem do capim capiaçu tem o potencial de alimentar entre 30 e 40 vacas de 500 quilos por hectare, dependendo da forma como é fornecida (silagem ou verde picado).
Apesar do trabalho de colheita, o capiaçu passou a ser uma fonte de alimento muito interessante para vacas leiteiras porque é muito produtivo. Além disso, é até um pouco mais digestivo em comparação com a cana. “O capiaçu dá uma quantidade de matéria verde muito grande por hectare”, diz Marquez.
“Pode misturar de 0,5% a 1% de ureia. É interessante usar também um pouco de sulfato de amônio para manter a relação de nitrogênio e enxofre nessa ureia fornecida. O sulfato de amônio pode ser colocado na razão de dez para um. Dez partes de ureia para uma parte de sulfato de amônio”, diz Felipini.
“Normalmente a recomendação para um animal adulto de 450 quilos seria algo em torno de 30 quilos de silagem por dia. Pode ser também 40 quilos de massa verde, se você cortar o capiaçu e oferecer no cocho por cabeça de 450 quilos”, diz Pires.
A silagem da BRS Capiaçu constitui alternativa de fonte de suplementação volumosa barata e de boa qualidade para uso em sistemas de produção de leite e carne bovina e, também, para pequenos ruminantes.
11. Quanto tempo pode durar uma capineira? Quando manejada adequadamente a capineira pode manter-se produtiva por até 15 anos, sem necessidade de replantio.
(2021), ao avaliar o Manejo do capim BRS Capiaçu para aliar produtividade a qualidade, obteve valores médios de 8,98% de Proteína bruta aos 60 dias o que não se difere muito dos resultados aqui apresentados visto que obteve se 8,08% de proteína bruta.
Para formar 01 hectare do BRS Capiaçu você necessitará de aproximadamente 20.000 mudas ou gemas. Caso fosse comprar essas mudas o preço ficaria muito próximo de R$ 20.000 reais considerando o frete, logo inviável.
Não se deve misturar a cana e o capiaçu, especialmente por duas razões, segundo Felipini. A primeira razão é porque as duas plantas possuem fontes distintas de fibras.
Em pequenas áreas, onde o corte é manual e a adubação é feita de forma tradicional , recomenda-se um espaçamento de 0,80 a 1 metro entre as linhas . Este espaçamento facilita o manejo e permite que a distribuição de adubo seja realizada de forma eficaz, promovendo um crescimento uniforme e saudável das plantas.
Espaçamento dependerá do tipo de cultivo escolhido. Para área pequena, com corte manual, com distribuição do adubo de forma manual, o distanciamento recomendado será de 0,80 a 1 metro entre linhas.
Dulce Pereira orienta que o processo de silagem do Capiaçu deve ser realizado quando o material apresentar volume de 18% a 20% de matéria seca. Isso acontece entre 90 e 110 dias após a rebrota do capim.