Dentro de uma análise transversal, a bebida pode ser compreendida na mesma posição simbólica do cigarro. A bebida ocupa a posição de sacrifício à Pombagira ao mesmo tempo em que funciona como um elemento de descarrego energético e purificador do corpo do médium.
Compartilhar da bebida da entidade é uma forma de demonstrar-se crente nela, de selar um acordo; o brinde é como um aperto de mãos dado de igual para igual, sem receios maiores e é um gesto de extrema confiança.
Na gira para as Pombas-gira as mães-pequenas chegam perto delas e lhes oferecem um cálice e a bebida da vez, que é o vermute. Bebida esta que é de origem italiana, e produzida a partir de uma mistura à base de vinho, flores, ervas.
O gesto nasceu de um ritual chamado “Libação”, que, segundo o jornalista Edson Borges, autor de uma vasta pesquisa sobre a relação entre a cachaça e as religiões, foi criado por gregos e romanos “e consistia em uma oferenda aos deuses para que eles provessem os lares de felicidade, harmonia e fartura”.
principalmente o Exu e pombo gira. quando oferece a bebida, não é só uma forma de você beber, também é a energia dele, tá? Tá lhe oferecendo aquele copo. se torna sagrado quando ele está em terra?
Se for permito pode fazer um padê ( é uma oferenda para Exu). Sim pode! Mas não jogue com a louça, coloque o que sobrou da oferenda em uma folha de bananeira ou mamona ou ainda em qualquer outra folha que caiba, e jogue no lixo.
Além da ligação com a religião católica, a aguardente também passou a ser usada em oferendas nas religiões de matrizes africanas, principalmente no candomblé. A finalidade era semelhante à da Libação: pedir proteção aos Orixás.
Esses rituais, dos quais podem participar centenas de pessoas, usam a bebida para atingir o astral, uma espécie de mundo espiritual de onde emana a força espiritual. O objetivo, segundo o pesquisador, é se colocar no dualismo entre dois mundos, o astral e o terreno, buscando um duplo pertencimento.
Em religiões e cultos xamânicos e ameríndios, em situações determinadas muitos pajés, fazem uso de bebidas com características semelhantes às alcoolizadas. Enfim, diversas são as religiões que se utilizam da bebida alcoólica como um de seus fundamentos.
Primeiramente, sabe-se que Zé Pilintra gosta de bebidas alcoólicas bem fortes. Também fala-se sobre sua preferência por bebidas de coco como batidas e caipirinhas. Aliás, ainda fazendo referência às suas características boêmias que adoram bares e botequins, outra bebida muito apreciada por Zé Pilintra é a cerveja.
Ao gargalhar, ao requebrar o quadril e os ombros, como assim faz a pomba gira, é possível sentir uma presença da pomba gira na interpretação da pomba gira.
Os espíritos que fazem a pessoa beber usam suas vítimas como verdadeiros fantoches. Seu único objetivo é satisfazer seu apetite carnal pelo álcool. Eles podem usar suas vítimas para cometer diversos atos ruins, incluindo violência e inúmeras outras atitudes que levarão à destruição da sua vida e da sua família.
Também podem vir cobranças através de sonhos, através de terceiros (alguém pode lhe avisar que tem uma pomba-gira perto de você), ou sinais físicos como uma rosa, uma saia rodada, um incenso e outros elementos relacionados ao trabalho dentro de um terreiro.
🚬✨A fumaça, carregada de axé, é utilizada pelas entidades para aglutinar e dissipar energias negativas, promovendo o equilíbrio espiritual do ambiente. Já a bebida tem seu caráter ígneo e está intrinsecamente ligada ao contexto social e a linha de trabalho das entidades que a utilizam.
De acordo com o pai Nilton de Ogum, não faz parte da cultura da religião a obrigatoriedade de quem fez, ir lá retirar. “A oferenda é uma oração e a entidade vai pegar a energia que está ali”, conta. Depois, principalmente em vias públicas, o material tem que ser retirado.
E foi com isso que a cachaça passou a ser usada nas oferendas das religiões com matrizes africanas, com a mesma finalidade da Libação: um pedido de proteção aos orixás em especial ao orixá Ossain. São Benedito padroeiro da cachaça no sincretismo é orixá Ossain.
As entidades usam este artifício para atender a sua necessidade naquele momento. O mesmo ocorre com o uso de bebidas alcoólicas utilizadas para limpeza mais intensa do corpo energético. Em alguns locais, a bebida não é usada, pois usam água na simbologia.
O que Oxum gosta de beber? Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.
“Dar pro santo” é uma atitude, uma ação com uma certa ludicidade, um momento de reverência e de verdadeiro culto do mundo masculino, porque estes condicionamentos de bebidas fortes são relacionados às pessoas fortes; ou bebidas fortes para ancestrais ou divindades também fortes que são acionadas, reverenciadas, com o ...
O marafo também chamado por marafa (corruptela de malafa) é uma aguardente de cunho religioso, usado principalmente na Umbanda e no Candomblé, muito utilizados em trabalhos e rituais de Umbanda e Candomblé.
Conforme a tradição, o banho com cachaça serve para evitar que a madeira se deteriore ao longo dos anos ou seja alvo dos cupins. Coincidência ou não, o fato é que essa é a única peça sacra da Matriz de Nossa Senhora de Nazareth ainda não atacada pelos insetos ou destruída pela ação do tempo.