Despertar o prazer da leitura e escrita e ainda aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno; Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.
Primeiramente, a produção escrita ou produção de texto é um importante recurso no processo de aprendizagem do aluno, através desse tipo de criação o estudante passa a atuar ativamente como autor, expressando suas ideias através da linguagem escrita e desenvolvendo cada vez mais habilidades com a língua portuguesa.
A produção de texto é um importante momento no processo de aprendizagem do aluno; é na produção de texto que ele tem a possibilidade de se expressar, através da linguagem escrita, deixando de ser um simples leitor, para atuar também, como autor, como produtor de um texto.
A produção de texto é o ato de redigir por meio de palavras que tratam de uma ideia ou assunto específico direcionado a um interlocutor. Produzir textos é uma atividade cotidiana para muitas pessoas.
Desenvolver comportamentos leitores e escritores; Dialogar sobre como a leitura e a escrita estão presentes em nosso cotidiano; Compreender e interpretar o que está sendo lido.
Quando se trata de um texto, o objetivo é o mesmo, tanto o leitor quanto o ouvinte, devem se sentir próximos daquilo que está sendo apresentado e isso depende de como as informações são passadas, ou seja, da capacidade descritiva do interlocutor.
Considerando esse questionamento, ressalte que todo texto tem sua função social e, por isso, pretende, por exemplo, informar ou esclarecer, expor um ponto de vista, refutar uma posição, narrar um acontecimento, fazer uma advertência, persuadir alguém de alguma coisa, etc.
Trabalhar com gêneros textuais permite ainda a articulação das atividades entre as áreas de conhecimento, contribuindo diretamente para o aprendizado significativo de prática de leitura, produção e compreensão.
O uso da escrita deu início a um tipo de comunicação que tornava possível entrar em contato com mensagens produzidas por pessoas que haviam morrido há séculos, ou distantes milhares de quilômetros. Sabe-se que a escrita surgiu em diferentes lugares, tornando-se um poderoso apoio para a memória humana.
O projeto de texto refere-se ao planejamento e organização prévia de um texto antes da sua redação efetiva. É o processo de estruturar as ideias, definir os objetivos e estabelecer uma sequência lógica de informações para garantir a clareza e a coerência na comunicação escrita.
O principal objetivo da interpretação de texto é estimular o estudante a identificar a ideia principal do conteúdo, buscando compreender o sentido da argumentação e fundamentos que são exprimidos no conteúdo.
Ao escrever, desenvolvemos nosso jeito próprio de expor ideias. Com isso, aumentamos nosso potencial para encontrar novas palavras, ampliando o vocabulário e criando formas mais elaboradas de nos comunicarmos.
Para produzir um bom texto, é preciso definir o gênero textual e planejar a sua estrutura, pensando em quem será o leitor. São necessárias as seguintes etapas: planejamento, conhecimento do assunto, coerência e coesão e revisão. Os textos costumam ter três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão.
Atividade essencial no período da alfabetização, a produção de textos orais é importante ao longo de todo o processo de escolarização, sobretudo na Educação Infantil e nos anos iniciais do primeiro segmento do Ensino Fundamental.
A produção textual desenvolve a escrita, a coordenação motora e estabelece uma ligação entre matérias como o português, história, geografia e artes. Nota-se que a prática de produção de texto é uns dos problemas enfrentados pelos os professores em sala de aula.
A finalidade do texto é: Apresentar um ponto de vista sobre um determinado assunto. Um texto é um conjunto completo de declarações emitidas por um falante em uma determinada situação movido por uma intenção comunicativa específica.
Objetos de texto são utilizados para incluir informações no documento, como rótulos, etc. Eles podem ser movidos e posicionados em qualquer parte da área da pasta, até mesmo nas áreas cobertas por outros objetos da pasta.
Um texto é uma manifestação da linguagem. Pode ser definido como tudo aquilo que é dito por um emissor e interpretado por um receptor. Dessa forma, tudo que é interpretável é um texto. Outra forma de conceituação é pensar que tudo aquilo que produz um sentido completo, que seja uma mensagem compreensível, é um texto.
Um texto se divide em pelo menos duas unidades, por exemplo, capítulos ou parágrafos. Ele deve se dividir em pelo menos duas orações, que são partes extraíveis do texto. O texto sempre transmite alguma informação ao leitor ou ouvinte. Cada vez que se começa um novo enunciado, devemos transmitir algo novo para o leitor.