“O aço vanádio apresentou propriedades mecânicas, resistência e tenacidade, superior aos demais. Essas propriedades são importantes na vida útil da roda”, disse ela.
😳 No caso do transporte sobre trilhos, nem precisa se preocupar com isso, pois as rodas dos trens - ou rodeiros - são feitas de aço. São essas estruturas que sustentam o peso dos vagões, se encaixam nos trilhos das vias e permitem o movimento.
Exatamente! Ferro com Ferro! Não possuem Pneus. Na verdade resulta do atrito entre rodas e trilhos, e também devido ao chamado " terceiro trilho", devidamente energizado, que transmite tensão de alimentação aos trens, através de uma peça de metalica acoplada aos vagões.
Na fabricação de rodas de trem, é geralmente usado aço ou ligas de aço de alta qualidade, como o aço carbono, o aço inoxidável ou o aço de alta resistência. A escolha do tipo de aço depende das especificações técnicas, como o peso do trem, as condições de operação e as exigências de desempenho.
O vagão de frenagem também possui sistemas de amortecimento, que ajudam a absorver as forças geradas pelo freio e manter o trem estável durante a frenagem. Alguns trens também possuem sistemas de retenção, que ajudam a prender os vagões no lugar durante uma frenagem para evitar que eles deslizem uns sobre os outros.
Syme Queiroz ressalta que o diâmetro de uma roda ferroviária varia entre 660 mm e 1118 mm (26 a 44 polegadas) e seu peso entre 250 kg e 580 kg, respectivamente.
Como as rodas são solidárias, ou seja, são fixas a um mesmo eixo e giram na mesma rotação, o aspecto cônico garante que, em uma curva, a parte da roda externa que toca o perfil do trilho tenha um raio maior, o que possibilita que ela percorra uma distância também maior.
Os aços para trilhos são aços-carbono com teor de carbono variando geralmente entre 0,50 % e o eutetoide. Essa composição é considerada a mais conveniente para resistir ao desgaste a que os trilhos estão sujeitos.
O objetivo é distribuir as cargas impostas ao solo de maneira uniforme, em uma superfície maior, para manter o trem nos trilhos, adequadamente. O que é esta “cama”? O balastro. Ouuuu, os pedregulhos que citamos lá no começo.
Além disso, os vagões ferroviários são capazes de transportar cargas pesadas e volumosas, como contêineres, equipamentos industriais e veículos, de forma segura e confiável. Outro aspecto importante é a capacidade dos vagões ferroviários de transportar cargas a granel, como grãos, minérios e carvão.
Por que o trem não funciona se os trilhos fossem feitos de plástico ou de madeira?
Resposta: Porque o material dos trilhos não aguentaria as mudanças de temperatura do ambiente e se deformariam mais facilmente do que os trilhos feitos de metal. Com a deformação dos trilhos, poderia causar inúmeros acidentes.
Um trem pode transportar a carga de até 220 caminhões. Um único vagão de metrô tem capacidade para 250 passageiros. Para levar esse mesmo número de pessoas, seriam necessários três ônibus ou 50 carros em um trânsito geralmente carregado.
Um trem pesa entre 3.000 toneladas (vazio) e 15.000 toneladas (carregado) e, por isso, pode exigir algo entre 300 e 1.000 metros desde a aplicação do freio de emergência até sua parada completa. Por seu peso, um trem não freia como um automóvel.
Essas são as pesagens mais padrões nos trilhos ferroviários brasileiros. A TR 57 mostra que o metro do trilho pesa 57 kg enquanto a TR 68 tem o seu metro pesando 68kg. As vias com esse tipo de trilho permitem que sejam movimentados vagões com 25 e 30 toneladas por eixo, respectivamente.
Quatro motivos para não sentar no chão. Um, atrapalha a circulação das pessoas. Dois, ocupa mais espaço e atrapalha os demais. Três, essa atitude pode causar graves acidentes, tanto para quem está sentado como para quem está de pé.
A falta de investimentos e o desenvolvimento das rodovias tirou a força das locomotivas brasileiras. Por volta do ano de 1960, a malha ferroviária brasileira chegou ao seu auge no que diz respeito a quilometragem dos trilhos.
Entenda como funciona o sistema de freios dos trens. São três sistemas, acionados por uma única alavanca na cabine do maquinista. Primeiro é acionado o freio de segurança, ou dinâmico, como classificam os funcionários da CPTM.
Esse sistema é chamado de basculamento ativo e pode reduzir a superelevação necessária nos trilhos. Portanto, podemos concluir que os trens fazem curvas sem sair do trilho graças a uma combinação de fatores físicos e mecânicos que garantem a estabilidade e a segurança dos veículos.
Os trens são normalmente puxados ou empurrados por locomotivas, embora alguns sejam autopropelidos, como unidades múltiplas ou vagões. Os passageiros e as cargas são transportados em vagões ferroviários. Os trens são projetados para uma determinada bitola ou distância entre os trilhos.
MOTOR DE TRAÇÃO (MT): É ele que movimenta a locomotiva. É acionado pelo gerador principal através de cabos elétricos e transforma a energia elétrica em energia mecânica de rotação do seu eixo, fazendo que o eixo e as rodas da locomotiva girem e ela se movimente sobre os trilhos.