Sauron é um espírito incorpóreo. Sauron nunca conheceu nenhuma restrição de seu poder, Gandalf sempre tentou restringi-lo, porque os Valar sabiam o que aconteceu na Primeira Era quando eles desencadearam a força total de sua magia (todo o continente afundou).
Sauron era originalmente com Aulë, o "deus" da forja, então aprendeu grande habilidade artesanal lá. Ele é listado como o mais poderoso dos Maia, então seria incrivelmente capaz de dominar mentes, esse é seu principal poder.
Com o espírito enfraquecido, fugiu de volta para Mordor com o Anel, onde lentamente reconstruiu um novo corpo e força. A partir de então, perdeu a capacidade de assumir uma forma agradável e passou a governar através do terror e da força.
Sauron decide que está acima de todos os outros - e que está 'certo' (e acho que todos podemos simpatizar com seus ideais - mas eles têm um custo). Isso o leva a perder toda a empatia por outras criaturas. Puro egocentrismo. É isso que o separa do lacaio de Morgoth, para ser verdadeiramente mal...
Há evidências suficientes de que Sauron tinha alguma forma humanóide naquela época. O conceito do “Olho” é parte de sua persona maior do que a vida. É um símbolo de sua dominação e um lembrete de seu poder onisciente.
Eu imaginei que Sauron queria dominar a Terra-média porque era uma continuação da guerra/batalha que sempre foi travada entre seu mestre, Morgoth, e os outros Valar (junto com os Filhos de Ilúvatar).
Ele não queria matar Gandalf porque o respeitava, em vez disso, desejava convencê-lo a se juntar ao lado de Sauron. Saruman era invejoso e temia Gandalf, vendo-o como um dos únicos seres iguais a ele em poder e sabedoria.
Sauron é mais parecido com um anjo caído menor (demônio) a serviço de Satanás (como a Bíblia fala de príncipes e principados - anjos de alta patente que seguiram Satanás na rebelião contra Deus), como Sauron seria para Morgoth.
Sauron queria ordem, mas SUA ordem, não a de seguir Eru. Assim, ele apreciou a rebelião de Morgoth, mas Morgoth era, em última análise, muito caótico e propenso a cair em fúria niilista.
Nos livros de Tolkien, Tom Bombadil é um ser de imenso poder que compartilha uma intensa conexão com a Terra-Média. Descrito como a entidade “mais antiga da existência”, o personagem também é caracterizado como o “mestre da floresta, das águas e das colinas”.
A primeira era de Arda (ou Terra) tem início quando Eru Ilúvatar (o Deus da Terra-média) cria os Elfos e termina com a queda de Morgoth, o primeiro Lorde das Trevas e chefe de Sauron.
Ela faz isso no Hobbit porque, por algum motivo, Peter Jackson decidiu que é uma espécie de modo turbo que ela entra quando precisa de um pouco de força extra, o que não é o caso.
A Elfa também tem a habilidade de proteger sua mente de possíveis invasões malignas e pode prever o futuro. Além disso, como dito anteriormente, Galadriel era uma entre os três de sua espécie a proteger um dos Anéis do Poder, o que a tornava ainda mais poderosa.
Contudo, apesar do grande poder que o mago possuía, ele morre após batalha contra balrog nos eventos finais de O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel, caindo do penhasco, permitindo que Frodo e companhia consigam escapar do perigo, na cena em que rendeu uma das frases mais famosas da franquia: "You shall not pass!".
Mithrandir quer dizer "o Peregrino Cinzento". Tharkûn pode ser traduzido como "o homem de bastão". Incánus significa "espião do Norte" ou "mestre do espírito". Já Olórin, o nome original que Gandalf usava em Valinor, evoca as noções de sonho ou visão.
A escolha de Peter Jackson de representar Sauron apenas com o seu olho pode ser vista como uma adaptação visual das passagens que descrevem o olho de Sauron observando o mundo. Contudo, essa interpretação simplifica a complexidade do personagem por ele se apresentar como um ser de muitas formas e aparências.
FATOS SOBRE O SAURON 01 - Ele é da mesma raça do Gandaf Embora Sauron possa ser frequentemente referido como o “Lorde das Trevas” e aparecer numa forma corpórea de um homem, ele é um Maia, sendo mais velho que a própria Terra-Média.
Sauron já foi um sábio Maia que valorizava a ordem, mas foi corrompido por Morgoth e se tornou seu primeiro-tenente desejando ajudar Morgoth a criar o mundo que ele achasse adequado. No entanto, depois que Morgoth foi banido, Sauron apenas queria poder e dominação, tornando-se totalmente malicioso e cruel como Morgoth.