Na época da Bíblia, a maioria das pessoas viajava a pé. Calçavam sandálias ou andavam descalças. Água para lavar os pés cansados era uma necessidade por motivos de higiene e conforto.
No relato bíblico, Jesus surpreendeu seus discípulos ao assumir o papel de um servo e lavar-lhes os pés durante a Última Ceia, um gesto que era reservado aos criados. Essa ação exemplar de humildade e serviço foi acompanhada de um convite para que os discípulos seguissem seu exemplo.
Em seu comentário sobre esta passagem Bíblica, Barclay nos diz que a lavagem dos pés era a cerimônia que precedia a entrada à casa a qual as pessoas eram convidadas. Ao fazermos “como” Jesus, estamos estendendo a possibilidade do entrar na “casa do Pai” para muitas pessoas.
Mas Jesus vira o mundo de cabeça para baixo e, ao lavar os pés de seus apóstolos, traduz em gestos concretos qual é o papel do seguidor de seus ensinamentos: servir a todos, independentemente de qualquer condição social! Ser cristão é ser servidor: esse é o ensinamento central da vida de Jesus Cristo.
🦀CÂNCER A MENSAGEM É URGENTE E CHEGA AGORA EM SUA VIDA
Por que os judeus lavavam os pés uns dos outros?
Especificamente, (1) essas práticas simbolizavam hospitalidade, respeito e purificação culturalmente, e amor e serviço espiritualmente; (2) Jesus teve os pés lavados e a cabeça ungida em duas ocasiões antes de Sua crucificação como um ato de preparação para Seu enterro.
Assim, quando Jesus lavou os pés de seus discípulos, isso não poderia ser explicado como uma necessidade ou costume. João disse que Jesus «amou os seus até o fim»: ao lavar os pés deles, Ele exemplificou os componentes mais vitais da Nova Aliança —amor e humildade—.
Lavação. Ao lavar bem os pés, se evita o aparecimento de outros problemas como mau cheiro e micoses. Não se deve negligenciar essa parte do corpo na hora do banho. Ao lavar os pés, passe uma esponja entre os dedos e seque bem.
O lava-pés no casamento é mais do que um simples gesto ritualístico; é uma representação tangível do compromisso e do amor mútuo entre os noivos. Ao se curvarem para lavar os pés um do outro, os noivos demonstram humildade, serviço e cuidado mútuo, essenciais para uma união duradoura e feliz.
Refletir sobre o significado do gesto do lava-pés nos leva a concluir que ele transforma as relações de domínio em relações de serviço, supera as rupturas e divisões, criando relações de aliança, invertendo o comportamento egoísta em atitude de fraternidade. Jesus fez de sua vida um grande lava-pés.
E a sua principal função é absorver a energia do sol, alimentar a aura energeticamente e espiritualmente. E um dos pontos menos conhecidos e explorados são os Chakras nos pés. Conhecidos como centros de energia secundários, eles também oferecem equilíbrio ao corpo e merecem ser cuidados.
O Papa decidiu que seja modificada a prescrição do Missal Romano segundo a qual as pessoas para receber o lava-pés devem ser rapazes ou homens. De agora em diante, os pastores da Igreja podem escolher os participantes para o rito entre todos os membros do Povo de Deus, dispõe o Papa.
Maria unge os pés de Jesus e seca-os com os seus cabelos, porque acredita ser o que deve fazer. É uma ação pintada de excelente magnanimidade. É um ato de amor e, como todo o ato de amor, difícil de entender pelos que não o partilham.
Introdução. Depois da ceia da Páscoa, o Salvador lavou os pés dos apóstolos, identificou Judas como Seu traidor, e deu aos apóstolos um “novo mandamento” (João 13:34).
Levantou-se da ceia, tirou as vestes, e, tomando uma toalha, cingiu-se. Jesus lavou os pés dos discípulos para lhes ensinar a servir uns aos outros. Ele estava dando o exemplo para todos seguirem.
Deus tem dois principais propósitos ao instituir o Lava-pés: 1) Renovar nossa fé no sacrifico e ressurreição de Cristo, purificando-nos assim de nossos pecados; 2) Desenvolver em nós a humildade de Cristo.
Além disso, no mundo judeu, lavar os pés de alguém era uma manifestação de grande hospitalidade e devoção, um gesto que o servo reservava para o seu amo, ou a esposa para o seu marido.
Manter uma boa higiene é essencial para uma vida mais saudável. Por serem uma das partes mais requeridas do nosso corpo, os pés devem ser incluídos nessa rotina. Se o cuidado com os pés é esquecido ou deixado de lado, alguns problemas podem aparecer – desde chulé até os mais sérios, como frieiras e micoses.
Resumo. O Evangelho segundo João narra como “Maria, tendo tomado uma libra de perfume de nardo puro e muito caro, perfumou os pés de Jesus e, com seus cabelos, enxugou os pés dele”, sendo que “a casa ficou repleta do odor do perfume” (Jo 12,3).
Diante disso, a repulsa de Pedro: “Senhor, tu me lavas os pés?” (Jo 13,6). Tradicionalmente, naquela época e contexto social, era sinal de acolhimento e gesto cortês, oferecer água para lavar os pés da poeira do caminho, que os servos comumente realizavam.
Evidências da prática neste dia remontam pelo menos o século XII, quando "o papa lavou o pé de doze subdiáconos após sua missa e de treze pessoas pobres após sua ceia."
A missa do Lava-Pés, tradição do catolicismo que simboliza o exemplo de humildade deixado por Jesus Cristo, foi realizada na noite de quinta-feira (18), em Salvador. A quinta-feira da Semana Santa foi o dia da última ceia, quando Jesus lavou os pés dos discípulos.