De acordo com a professora Roseli de Moura Espíndola, como algumas parasitoses levam à perda sanguínea, acredita-se que as pessoas que têm esse desejo podem apresentar uma deficiência de ferro e, por isso, a vontade de comer terra estaria associada à necessidade de repor o mineral, abundante no solo, perdido pelo ...
Quais as causas de alotriofagia? As causas da alotriofagia são variadas. Geralmente, a alotriofagia acontece com pacientes que apresentam algum tipo de deficiência nutricional e a vontade de comer essas coisas incomuns seria uma forma de compensar e de ajudar o organismo a repor esses nutrientes.
Essa mania de comer coisas estranhas, sem gosto e bem nojentas tem um nome: alotriofagia, também conhecida como Síndrome de Pica, é uma rara condição e se caracteriza por um apetite por substâncias não nutritivas, como terra, alimentos crus, palito de dente, esmalte, desinfetante, carvão, tecido e tijolo.
Comer terra e outras substâncias que não são alimentos podem causar distúrbios no estômago, no fígado, nos rins, nos intestinos, além de infecções e infestações por vermes. Embora muitas vezes as pessoas tenham dificuldade em falar sobre esses desejos com o médico, é importante que isso seja feito.
Vontade de comer barro, pedra, tijolo ou giz? • Casule Saúde e Bem-estar
Quais são os benefícios do barro?
Além de conter elementos químicos semelhantes ao do nosso corpo, como silício, alumínio, cálcio, ferro, potássio, magnésio etc, ajudando nos processos anti-inflamatórios, cicatrizantes, desintoxicantes, absorventes entre outros.
A ingestão de terra ajuda principalmente na neutralização de substâncias tóxicas presentes nos alimentos consumidos pelas aves, mas também pode auxiliar na aquisição de minerais específicos e no combate a endoparasitos.
O barro simboliza a capacidade humana de aprender e se transformar. Assim como a argila pode ser moldada de inúmeras formas, nós também temos o potencial de nos adaptarmos às mudanças e superarmos adversidades.
A geofagia é frequentemente associada ao transtorno alimentar denominado Pica, que pode ser perigoso porque o indivíduo viciado em substâncias terrosas não distingue as seguras das perigosas que podem conter elementos ou compostos químicos tóxicos e/ou microrganismos patogénicos (bactérias e fungos).
Alojado na hemoglobina, pigmento do glóbulo vermelho, o ferro possui nobre missão: a de transportar oxigênio aos tecidos do organismo. Sua deficiência implica em palidez, fadiga, sono excessivo e inapetência. O hábito de comer terra, sabão e até gelo também pode sinalizar a anemia ferropriva.
O que pode ser quando a pessoa tem vontade de comer terra?
De acordo com a professora Roseli de Moura Espíndola, como algumas parasitoses levam à perda sanguínea, acredita-se que as pessoas que têm esse desejo podem apresentar uma deficiência de ferro e, por isso, a vontade de comer terra estaria associada à necessidade de repor o mineral, abundante no solo, perdido pelo ...
"Embora sua causa não seja totalmente compreendida, várias teorias sugerem a presença de fatores emocionais e deficiência de nutrientes, como ferro e zinco, como possíveis razões para o consumo de itens que não possuem valor nutricional.
“Ao redor do mundo, mulheres e crianças são os consumidores mais comuns. A explicação mais contraintuitiva da geofagia é que o hábito serve para desintoxicar agentes patogênicos, já que ele absorve moléculas perigosas antes de elas entrarem na nossa corrente sanguínea.
O tratamento depende da causa do transtorno e pode incluir mudanças na dieta, suplementação de nutrientes - em casos de deficiência - e orientação psicológica e terapêutica, para desenvolver habilidades e estratégias para lidar com as questões relacionadas.
A pessoa com alotriofagia repete o comportamento de ingerir essas substâncias por um período longo de tempo. Não é, portanto, apenas um acontecimento pontual. Entre as consequências do transtorno está o risco de intoxicação e infecção no aparelho digestivo.
33 E todo o vaso de barro, em que cair alguma coisa deles, tudo o que houver nele será imundo, e o vaso quebrareis. 7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós.
– O barro estabiliza a temperatura no ambiente interior. A terra armazena calor (massa térmica) durante sua exposição aos raios solares e depois perde lentamente quando a temperatura exterior estiver baixa. Em locais onde ocorre grande oscilação de temperatura entre o dia e a noite, o barro é uma excelente proteção.
A pagofagia (ingestão de gelo), geofagia (ingestão de terra ou barro) e as miscelâneas (combinações muito estranhas de alimentos) são as vontades mais comuns na picamalácia e não representam risco para a gestação.
Quanto às propriedades nutricionais da prática, a forma de terra comumente ingerida é um tipo de argila que nem mesmo contém muitos minerais. Na verdade, os pesquisadores constataram que a ingestão de argila pode mesmo impedir a absorção de nutrientes pelo aparelho digestivo.
Proteção contra toxinas: Em algumas culturas, a argila é consumida juntamente com alimentos que podem conter toxinas. Pensa-se que a argila pode neutralizar ou reduzir a absorção destas toxinas pelo organismo.
De acordo com uma pesquisa que gera hipóteses sobre nossos hábitos higiênicos, comer terra faz bem para você. Na verdade, aquelas “milhares de bactérias, vírus e vermes que adentram seu corpo ajudam a desenvolver um sistema imunológico super saudável”, diz o New York Times.
Há também quem defenda que a areia pode auxiliar na digestão ou oferecer cura para certas doenças, ou aliviar a fome, entre outros benefícios. Mas o consumo da referida areia não está isento de perigos, sendo por isso desaconselhado pelos profissionais de saúde.