Sinusite Ela traz a sensação de dor e pressão na região que se localiza entre o nariz e os olhos, podendo piorar quando acontece a compressão manual do local. Quem sofre de sinusite também pode ter nariz congestionado, coriza e febre alta. A dor de cabeça e na nuca varia de uma pressão leve a forte.
Bastante comum, a dor de cabeça na nuca pode indicar diversos problemas de saúde. No entanto, também surge devido a questões como tensão na região cervical e má postura. Na maioria das vezes, não deve ser motivo de preocupação. Mas, vale a pena procurar ajuda médica se o sintoma persistir e atrapalhar a rotina.
As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas. Sinusite aguda: Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça.
Como saber se a sinusite se espalhou para o cérebro?
No cérebro
O médico acrescenta que a tosse e o sangramento do nariz também sinalizam a sinusite. Rouquidão e tontura são indícios menos óbvios. Complicações da doença podem ainda afetar o globo ocular ou o cérebro. ;O tratamento é indispensável.
Geralmente, o melhor para aliviar a dor na nuca é usar compressas frias ou quentes, que costumam trazer melhora quase que imediata. A correção postural também é essencial não só para aliviar e evitar a dor na nuca, como para impedir o surgimento de outros problemas.
Dor na nuca pode ser #sinusite ?! Sinusite dói somente na face?
Qual é o sintoma mais grave da sinusite?
A infecção é considerada grave quando o paciente apresenta sintomas intensos, tais como secreção amarelada e purulenta, dor e sensação de peso na face, tosse, febre acima de 39°C, edema ou inchaço no rosto e pálpebras, alteração visual ou na movimentação dos olhos e prostração intensa.
A sinusite frontal provoca dor na região frontal e cefaleia frontal. A sinusite etmoidal causa dor atrás e entre os olhos, cefaleia frontal geralmente descrita como lancinante, celulite periorbitária e lacrimejamento. Sinusite esfenoidal causa dor referida menos bem localizada na região frontal ou occipital.
Beber muitos líquidos (para fluidificar e drenar melhor as secreções nasais). Fazer a "higiene nasal", isto é, aplicar nas narinas soluções salinas que promovem a drenagem das secreções e o descongestionamento do nariz (como soro fisiológico e água do mar esterilizada).
Para alívio da sinusite com acupressão, use o polegar e o indicador da mão esquerda para pressionar as áreas junto dos olhos, na parte superior do nariz.
Isso acontece porque a passagem dos seios nasais está obstruída e não consegue fazer a drenagem normal de líquidos e secreções que, por sua vez, acabam se acumulando e deixando os tecidos inchados, trazendo pressão e dor para a região.
Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.
Onde dói a cabeça na meningite? A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.
Dores de cabeça que tem como sintoma visão dupla, dores no pescoço e nos olhos podem ser um sinal de um aneurisma cerebral; A dor de cabeça constante na região da testa ou em toda parte frontal da cabeça, muitas vezes está relacionada à enxaqueca.
A lavagem nasal com soro fisiológico 0,9% ajuda a eliminar o excesso de secreções nos seios nasais, pois deixa o catarro mais líquido, tornando-o mais fácil de eliminar, o que ajuda a aliviar os sintomas da sinusite, como nariz entupido ou sensação de dor no rosto ao redor dos olhos ou do nariz.
O que é bom para tirar todo o catarro da sinusite?
A solução salina pode ser preparada em casa. Para cada litro d'água fervida, acrescente uma colher de chá (09 gramas) de açúcar e outra de sal. Espere esfriar antes de pingá-la no nariz; inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções; Evite o ar condicionado.
Geralmente, se sintomas como dor de cabeça, congestão nasal e tosse persistirem por mais de 10 dias ou piorarem após 5-7 dias, pode ser uma infecção bacteriana. Além disso, a presença de febre alta e secreção nasal espessa e colorida também são indicativos.
Pode ainda causar osteomielite (inflamação dos ossos), celulite infecciosa, perda parcial ou total da capacidade olfativa e problemas de visão”, explica o otorrinolaringologista do Hospital CEMA, Leandro Sotiroupolos (CRM 86157 / RQE 26826).
A sinusite é causada por um processo inflamatório no qual o funcionamento dos mecanismos naturais de limpeza do nariz se encontram alterados, dificultando a drenagem das secreções que são produzidas nos seios da face (espaços preenchidos de ar localizados no interior dos ossos do crânio).
A sinusite do tipo viral é mais comum e menos grave. Já a bacteriana tem início semelhante, mas pode se agravar com o tempo. Nesse caso o tratamento necessita de uma combinação de medicamentos. As sinusites também podem ser divididas em agudas e crônicas, de acordo com o tempo de duração do episódio.
Sim pode existir sinusite mesmo sem secreção nasal. A sinusite é uma doença que pode ter muitos sintomas ou quase nenhum sintomas, porém os sintomas descritos são compatíveis com uma sinusite. Sugiro que faça uma avaliação e seja examinado por um Otorrinolaringologista.
O que pode ser dor na nuca? A dor na nuca pode ser apenas uma dor muscular causada pela contratura da região ou sobrecarga mecânica. Além disso, a dor na nuca também pode indicar pressão alta, enxaqueca, sinusite, bruxismo e em situações mais graves, até meningite ou um aneurisma cerebral.
Sinusite pode virar meningite? Em casos raros, quando a doença não é tratada de forma correta, ela pode evoluir para meningite bacteriana, que é uma inflamação nas membranas que recobrem o sistema nervoso central (medula e cérebro).