Basicamente, quase 200, não só Brasil mais 5 ou 6. Porque é barato. Temos eletricidade em abundância gerada por usinas hidroelétricas e uma população enorme com baixa renda. O chuveiro elétrico é mais barato e simples de instalar do que o aquecimento de água com um boiler elétrico ou um aquecedor a gás.
O chuveiro elétrico é usado somente no Brasil e em alguns poucos países não desenvolvidos, na maioria países africanos. Na maioria dos países as casas possuem algum tipo de aquecimento central a gás ou elétrico.
Nos Estados Unidos e Europa, foi implantado a ducha em maior escala ao invés do chuveiro elétrico. Aqui no Brasil o chuveiro se tornou de uso quase geral, hoje são cerca de 75% das residências, devido seu custo de aquisição barato, contudo seu uso pesa muito bolso.
Na Europa, o modelo mais difundido é o chuveiro a gás, já que muitas casas contam com aquecimento central. O modelo pode ser necessário em países mais frios, devido à temperatura congelante que a água chega nos chuveiros e torneiras.
Série Energia: Chuveiro elétrico foi criado por brasileiro e se popularizou nos anos 1930. Muita gente não sabe, mas o chuveiro elétrico que temos na nossa casa, foi criado por um brasileiro, no século passado, chamado Francisco Canho. Mas a ideia de aquecer a água para tomar banho é muito antiga.
Valores constantes da temperatura da água durante o banho, sem variações frequentes, como em outros aquecimentos. Instalação barata, podendo ser realizada pelo próprio morador, com a energia elétrica desligada.
"O Peru é o maior importador de chuveiro elétrico do mundo, mas outros mercados importantes são Bolívia, Paraguai, México, Costa Rica, Guatemala, Equador e Cuba", afirma Maria. Países africanos ainda não estão no foco da Dexco, dona da marca Hydra Corona.
Como citamos antes, assim como as torneiras, a água é aquecida nos cilindros, que podem ser a gás ou elétricos, assim, no chuveiro nunca é elétrico em Portugal. O mais comum é que os banheiros tenham duche, que é uma espécie de chuveiro, mas em muitos caso tem além da ducha superior, uma portátil menor.
Ambos os tipos de chuveiros possuem riscos potenciais, e é importante tomar medidas de segurança para evitar acidentes. No entanto, o chuveiro elétrico tende a ser considerado mais seguro do que o chuveiro a gás, pois não há chama aberta envolvida no processo de aquecimento da água.
Chuveiros eléctricos funcionam bem aí no Brasil, e em outros países quentes em que a água já chega às casas com temperatura relativamente alta. Na generalidade da Europa a água chega bem fria no inverno, e é necessária muita energia para a aquecer.
"Na Europa, o aquecimento da água do chuveiro é feito pela queima de óleo ou de gás. Não tem chuveiros elétricos, só aqui no Brasil", diz Eugênio Pierrobon, 56, gerente de suporte técnico da Comgás.
O chuveiro a gás funciona em conjunto com um aquecedor de água. É esse equipamento que eleva a temperatura da água, da seguinte forma: a água é transportada ao aquecedor pela tubulação, onde é aquecida e, depois, levada ao misturador do chuveiro a gás. Ele faz a distribuição da água e proporciona o banho quente.
3. Reino Unido. Assim como em outros países ao redor do mundo, existem, sim, chuveiros elétricos espalhados pelo Reino Unido. Porém, o problema é que a legislação de consumo de energia local faz com que esses modelos de aquecimento de água desapareçam da região.
Torpedo. Uma das formas de aquecimento prévio da água era o uso de uma caixa d'água para o líquido aquecido através de uma serpentina do encanamento - conhecida por Torpedo - colocada no interior de um fogão a lenha.
Ela se origina de chuva, naturalmente, do Latim pluvia, “chuva” mesmo. Os chuveiros geralmente têm um esguicho, cuja origem também é dada como onomatopaica.
Os banheiros americanos geralmente possuem banheiras, enquanto no Brasil os chuveiros são mais comuns e elétricos. Enquanto isso, nos Estados Unidos os chuveiros possuem aquecimento a gás e duchas.
Lorenzetti é uma empresa brasileira, fundada em 1923 pelo engenheiro italiano Alessandro Lorenzetti, que atua no segmento de produtos para aquecimento de água, torneiras, chuveiros, louças sanitárias e sistemas elétricos.
O comando da empresa continua com a família, nas mãos de Aldo Lorenzetti, neto do fundador, que sabe como ninguém a saga do avô, Alessandro. O avô veio pela primeira vez ao Brasil no fim do século 19 para trabalhar na construção do porto de Vitória e da estrada de ferro Santos–Jundiaí.
O principal risco desse equipamento é o choque, mas fique tranquilo, é raro acontecer e há maneiras de se prevenir; confira! O chuveiro elétrico é uma excelente opção em dias de frio, pois torna o seu banho mais relaxante.
Qual é a diferença entre chuveiro elétrico e chuveiro eletrônico?
O chuveiro eletrônico acaba sendo mais econômico, pois o tempo para atingir a temperatura ideal é reduzido. Além disso, os eletrônicos não exigem o máximo da potência do aparelho, enquanto os chuveiros elétricos tradicionais podem gastar sua totalidade no modo inverno.
Esta corrente elétrica escapa da resistência do chuveiro elétrico é muito baixa e não é capaz de vencer a resistência da pele humana que está intacta – por isso, não a sentimos na maioria das vezes.
Uma das regiões onde o chuveiro elétrico é mais comum é a América Latina, incluindo países como Brasil, Argentina, Chile, Uruguai e outros. Essa preferência se deve à disponibilidade de energia elétrica e ao seu baixo custo de instalação em comparação com o aquecimento a gás.