A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.
A cidade de São Paulo é a que conta com a maior comunidade japonesa do Brasil. O bairro da Liberdade tem toda a atmosfera do Japão, com fachadas escritas com ideogramas e a arquitetura tradicionalmente oriental.
Uma notável diáspora japonesa, chamados Nikkei, vive em alguns países, nomeadamente no Brasil, que abriga a maior comunidade japonesa fora do Japão (2 084 000) Estados Unidos(1 304 286) China(131 534) Filipinas(120 000) Canadá(98 900) Peru(90 000) Argentina(34 000) e outros países.
O segundo país com maior número de japoneses e descentes é os Estados Unidos, com um milhão de pessoas. “O Brasil é o país mais japonês depois do Japão. E a maioria dos japoneses que vivem no nosso país, estão no Estado de São Paulo”, ressalta Andrade.
A vinda de imigrantes japoneses para o Brasil foi motivada por interesses dos dois países: o Brasil necessitava de mão-de-obra para trabalhar nas fazendas de café, principalmente em São Paulo e no norte do Paraná, e o Japão precisava aliviar a tensão social no país, causada por seu alto índice demográfico.
Exemplo disso é a cidade de São Paulo (SP), que conta com a maior comunidade japonesa do Brasil. Basta adentrar o bairro da Liberdade para se sentir no Japão, pois, por lá, as fachadas são escritas com ideogramas e a arquitetura é tradicionalmente oriental.
A população coreana brasileira é estimada em 50.000 e a população sino-brasileira em torno de 300.000. Mais de 60% dos brasileiros asiáticos estão concentradas no estado de São Paulo.
Os japoneses são descendentes de povos jomon, yayoi e ainus que se estabeleceram no arquipélago nipônico durante milhares de anos. Os Jomons foram os primeiros a desenvolver civilização no arquipélago, o povo nômade Yayoi se estabeleceu na região Central do Japão, e os Ainus ao Norte do país.
A imigração japonesa no Havaí começou em 1868, primeiro ano da Era Meiji — uma época de grande agitação. Para pessoas mergulhadas na pobreza, pareceu atraente a vida no ambiente das plantações de cana-de-açúcar do Havaí. Os imigrantes entregaram-se de corpo e alma ao trabalho, principalmente na agricultura a princípio.
História. Embora acredite-se que os primeiros seres humanos viveram no arquipélago japonês há mais de 10.000 anos, a origem do povo japonês ainda permanece desconhecida. Esta cultura singular tomou forma nos anos subseqüentes, enquanto recebia influências variadas da China e da Península Coreana.
Os japoneses são personagens marcantes na história da ocupação de Londrina. Foram eles os primeiros a adquirir lotes na região colonizada pela Companhia de Terras Norte do Paraná – CTNP, mais especificamente no território que um dia se tornaria a cidade de Londrina.
Segundo o professor e historiador Mario Sérgio de Moraes, os japoneses chegaram em Mogi das Cruzes em 1919. Um desses imigrantes é o ceramista Akinori Nakatanil, que nasceu em Osaka, no Japão, e chegou na cidade em 1978. A imigração japonesa no Brasil completa 115 anos neste domingo (18).
A imigração japonesa no Brasil foi um fenômeno que começou no início do século XX, incentivado pela modernização do Japão durante a Era Meiji. O navio Kasato Maru trouxe os primeiros imigrantes japoneses para o Brasil.
Por muito tempo o país foi conhecido por sua política de filho único, mas isso mudou em 2021. Agora, os casais podem ter até três filhos, mas são as mulheres que não estão mais abertas a isso.
Como se chama a mistura de japonês com brasileiro? Os nipo-brasileiros são os brasileiros que possuem ascendência japonesa, sendo também popularmente chamados de mestiços.
Além do sushi, a chegada dos imigrantes possibilitou a incorporação de uma variedade de frutas, verduras e legumes, como caqui, maçã, pera, acelga, espinafre japonês, brotos de feijão, broto de bambu, rabanete, abóbora cabotiá entre uma diversidade de produtos, enriquecendo a culinária nipo-brasileira.
De acordo com dados oficiais das autoridades japonesas, os brasileiros documentados chegam a 286.557 pessoas, e constituem a terceira maior comunidade de estrangeiros naquele país, atrás apenas dos coreanos e chineses.
Nissei: São os filhos de imigrantes japoneses. Muitos nissei são filhos de pai e mãe japoneses. Mas a pessoa que tem apenas o pai ou apenas a mãe nascidos no Japão também é considerada nissei. Sansei: Esta palavra é utilizada para se referir aos netos de imigrantes japoneses.
Para descobrir se algum parente tem registro no consulado basta ir ao consulado japonês munido de documentos que comprovem o parentesco e solicitar uma pesquisa consular para descobrir se o parente tem ou tinha dupla nacionalidade.