E isso depende da taxa metabólica de repouso, ou seja, do quanto se gasta de energia quando se está parado. "O frio que a pessoa sente ou não está relacionado à quantidade de calor produzido internamente. Se a pessoa, mesmo parada, produz mais calor, ela vai sentir menos frio", resume Wanner.
Porque tem pessoas que sentem mais frio que as outras?
Algumas pessoas têm mais sensores nas orelhas, enquanto em outras, eles se concentram em lugares diferentes do corpo. A quantidade de sensores também é variável, fazendo com que cada um perceba as baixas temperaturas de maneira diferente.
Porque algumas pessoas são mais geladas que outras?
São eles os responsáveis por registrar a temperatura e determinar nossa sensação de frio ou calor. Há quem tenha mais sensores nas orelhas, enquanto outros tem mais nos pés. Há ainda uma explicação genética. Pessoas magras, morenas, negras e idosas têm a tendência a sentir mais frio.
3 CAUSADORES DE SENSIBILIDADE À TEMPERATURA - FIBROMIALGIA
Porque eu não sinto frio?
"O frio que a pessoa sente ou não está relacionado à quantidade de calor produzido internamente. Se a pessoa, mesmo parada, produz mais calor, ela vai sentir menos frio", resume Wanner. Outro fator que amplia as taxas metabólicas de repouso é a ingestão de proteínas. "Os esquimós são um bom exemplo disso.
Extremidades mais frias no organismo podem manifestar-se em decorrência de estresse, cigarro, má circulação, anemia, aterosclerose, pressão alta, hipotireoidismo, má circulação e doenças autoimunes reumáticas, como a esclerodermia, explica o reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade ...
Por que algumas pessoas são mais resistentes ao frio?
Pessoas sem proteína α-actinina-3 resistem melhor ao frio
Quando está frio, nossas fibras musculares de contração rápida se contraem repetidamente e rapidamente — é o que significa tremer de frio. Cada contração minúscula e rápida nos aquece um pouco à medida que a energia é liberada.
Mais massa muscular significa, à partida, menor sensação de frio porque o músculo gera calor extra, devido ao seu metabolismo que é superior ao da gordura. Ainda assim, a temperatura corporal não depende só do fator gordura/volume corporal.
"Quando você observa o homem médio e a mulher média, as mulheres realmente sentem mais frio. Há vários receptores pelo nosso corpo que respondem ao calor e ao frio", diz a fisiologista Clare Eglin. "Os mais sensíveis estão localizados em nossa pele.
Um estudo publicado em 2017, pela Universidade de Utah, revelou que as mãos das mulheres são mais frias do que as dos homens. Isso ocorre porque mulheres possuem mais gordura corporal, protegendo seus órgãos vitais, mas limitando o fluxo sanguíneo nas extremidades, como mãos e pés.
A partir disso, os autores concluíram que indivíduos obesos possuem maior isolamento térmico devido a maior espessura na camada de gordura, e por isso a perda de calor no corpo é dificultada. Logo, não é necessário grande aumento na geração energética provinda do metabolismo para manter a temperatura constante.
“Pessoas que estão em um mesmo lugar podem ter sensações diferentes, uns tendem a suar mais, outros tendem a suar menos.” Uma pessoa acima do peso, por exemplo, tende a sentir um desconforto maior porque o corpo trabalha mais para regular a temperatura. As roupas escolhidas também influenciam.
O corpo humano tem uma grande capacidade de se adaptar a diferentes condições de temperatura. Primeiro, do ponto de vista fisiológico, com vários processos, como suor no verão ou calafrios ou arrepios no inverno. Todos eles consumindo uma grande quantidade de calorias.
Porque algumas pessoas sentem muito frio e outras não?
Idade, tamanho, forma e composição corporal, quantidade de gordura subcutânea, condição física, dieta e exposição repetida ao frio são algumas condições que influenciam na nossa percepção do frio e a como o nosso corpo irá reagir às baixas temperaturas, em comparação com outras pessoas.
Os hormônios da tireoide (T3 e T4), que regulam o metabolismo do corpo, são um dos principais responsáveis por algumas pessoas sentirem mais frio que outras. De acordo com Carneiro, os hormônios T3 e T4 “respondem” ao frio. Isso significa que a temperatura mais baixa aumenta sua quantidade.
Qual é a temperatura ideal para os seres vivos no planeta Terra? Segundo diversos estudos recentes por equipes de pesquisadores de vários países, a resposta seria 20 ºC, que, não à toa, é bastante confortável aos humanos.
Assim, quando estamos no frio, o nosso organismo busca manter a sua temperatura, o que faz com que o metabolismo acelere, queimando mais calorias para produzir mais calor. No inverno, o corpo trabalha muito mais do que o normal para manter a nossa temperatura interna e isso ajuda a queimar calorias.
👉 Segundo endocrinologistas, isso acontece por causa do metabolismo: os homens sentem mais calor em razão da testosterona, presente em maior quantidade no corpo masculino, o que faz com que eles gerem mais energia e, com isso, tenham um corpo mais quente.
Meias, botas e roupas no geral, não esquentam: elas isolam termicamente o seu corpo. O que gera calor é o seu metabolismo, e o calor é transferido pelo corpo em grande parte pela circulação do sangue.
A sensação de pés gelados ocorre porque quando estamos com frio, o sistema nervoso reage restringindo a circulação nas extremidades, mantendo o aquecimento dos órgãos internos. Isso mantém mais sangue no meio do corpo, de modo que menos calor é perdido. Essa é uma reação de auto regulação comum no organismo.
hipotireoidismo; fibromialgia; diabetes; problemas vasculares, relacionados ao sistema circulatório do organismo do paciente, como a síndrome de Raynaud.