A assessoria de comunicação da influencer explica à Marie Claire que, dentro do candomblé, raspar a cabeça é uma grande prova do seu amor e devoção ao espírito, é o desprendimento da vaidade, em nome da fé.
alguns pedaços de algumas vertentes da umbanda traçada, a gente raspa a cabeça. quando a pessoa vai fazer o santo, que é um nome popular para iniciação da pessoa. Aquilo simboliza que a pessoa nasceu de novo. O nenenzinho não nasce careca, sem cabelo, aquilo simboliza que você nasceu para o orixá.
“Raspar o cabelo é entrar em contato com a nossa beleza interior. É uma oportunidade de acabar com os padrões e se desconstruir”, conta. Esta necessidade de desconstrução está em todas as mulheres pressionadas pelo machismo.
Que na iniciação de Candomblé é raspada a cabeça do iniciado? É chamado de “Katula” e simboliza o nascimento, o recomeço da vida. O cabelo representa a força e é a única parte do corpo que continua crescendo mesmo após a morte! Raspar o cabelo representa o maior sacrifício do candomblecista ao oferecê-lo ao seu Orixá.
Entre outras coisas, a norma determina que, por uma questão de higiene pessoal, os presos homens devem ter o cabelo raspado com máquina com pente número 2, a barba completamente raspada e o bigode aparado.
Raspar a cabeça é uma grande vergonha não somente para as mulheres, mas também para os homens (2Sam 10,4). Somente em casos de luto, o símbolo- cabelo enfraquece. Os homens ocultam a barba, e as carpideiras arrancam os cabelos.
Esse ritual é um dos mais importantes e tem como significado o religar, o conectar. De acordo com a nota, o iniciado, por meio desse processo, recebe o oxu (uma forma cônica) no seu ori (cabeça), para se estabelecer a comunicação com seu Sagrado (Orixá).
A feitura do santo proporciona remanejamentos identitários que interferem em outros microssistemas. O respeito extremo à hierarquia é valorizado e está associado à realização de obrigações, provendo saberes e experiências a serem compartilhados com o decorrer do tempo.
A iniciação é um rito de passagem, uma morte simbólica que transforma um homem comum em um instrumento do Orixá, em "elegun" um yawô, pessoa sujeita ao transe de incorporação , a emprestar seu corpo para que Orixá viva entre nós mais uma vez, por um período de horas ou dias.
Como disseram aqui, na Umbanda em geral essas proibições são menos rígidas, mas de fato existe essa "orientação" de que filhas de Yemanja (até Oxum na realidade) não devem cortar muito os cabelos, e sempre que o fizerem, pedirem permissão antes. Isso varia em cada casa e nação.
Também chamada de Camarinha de umbanda, é firmar a energia do orixá na cabeça de quem vai se deitar. Todo o ritual é feito para assentar o axé dos orixás, aplicando e condensando sua energia na cabeça do médium (ou ori).
Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.
A ekedi é aquela que cuida do orixá enquanto ele está incorporado, é aquela que toma conta, que dirige tudo, que toma direção de tudo, então ela tem que ser uma pessoa de extrema confiança. Cada uma tem o seu lugar específico.
Raspar a cabeça é um momento de purificação e o modo de fazer a pessoa renascer, se preparando para receber sua divindade. Este ato litúrgico é chamado de labé, pelos iorubás, fárí, pelos fons, e catular, pelos bantus, sendo que hoje se associou o termo catular para o corte inicial do cabelo.
O couro cabeludo é uma região muito sensível do corpo, com muitas terminações nervosas e, por isso, deixá-la livre dos fios é uma forma de aumentar ainda mais a sensibilidade dessa área. E está aí mais uma das razões para raspar o cabelo: a sensação da água, ou do que mais você puder imaginar, tocando o couro cabeludo.
O ato de raspar a cabeça, completou, veio para representar o momento de mudança. Deixar os dreads de lado também era deixar de carregar o que não achava mais necessário.
"Essa agressão é a forma de coisificar, humilhar e destituir da mulher aquela imagem que constrói a feminilidade. Para os traficantes, raspar a cabeça dessas mulheres é uma forma de retirar as identidades delas."
Sentir a água caindo sobre a cabeça depois de raspar o cabelo é uma sensação completamente nova e (dizem aquelas que já experimentaram) muito gostosa. Você pode dispensar o condicionador completamente e usar pouco shampoo, só para higienizar a região mesmo. Mas os cuidados com o vento e o sol devem ser redobrados.
O que significa raspar a cabeça no mundo do crime?
114. A Corte, portanto, considera que a raspagem forçada do cabelo de detentos é fundamentalmente um ato que pode ter o efeito de inferiorizar a dignidade dos prisioneiros ou despertar sentimentos de inferioridade capazes de humilhá-los ou os degradar.