A Santa Ceia representa o sacrifício de Jesus na cruz do calvário. Dessa forma, podemos lembrar do Seu corpo e sangue que foi entregue por nós. Assim, quem participa da Santa Ceia do Senhor está aceitando o Seu sofrimento para perdão dos pecados.
A Santa Ceia é um meio de graça. Podemos dizer que é um símbolo, entendendo que a palavra tem sua origem no grego: “sýmbolon”, que podemos interpretar “àquilo que une” e não apenas representa algo. Na ceia, passamos a andar e viver, através do “novo e vivo caminho”, podendo desfrutar da comunhão com Deus.
A ceia do Senhor é um momento de recordação do que ele fez por nós ao morrer na cruz para a remissão dos nossos pecados. Quando a celebramos, estamos anunciando a morte do Senhor Jesus até que Ele volte!
O que significa participar da Ceia do Senhor indignamente?
Isso reitera a posição de que tomar a ceia indignamente é comer e beber em desunião com os demais membros do corpo de Cristo, devido contendas ou menosprezo aos irmãos de classes sociais inferiores, como de fato estava acontecendo ali em Corinto.
O objetivo da Santa Ceia é mostrar que você é salvo através de Jesus e acredita nisso. Portanto, para você participar deve acreditar fielmente no que está fazendo. De maneira idêntica, no próximo versículo (28) o apóstolo Paulo instrui que cada um deve tomar a decisão por si de participar ou não.
A Ceia do Senhor não é apenas um benefício para nós, mas também um culto a Deus. Ela é uma forma de adorarmos a Deus pelo seu grande amor por nós em Cristo. Ela é uma forma de agradecermos a Deus pela sua maravilhosa salvação em Cristo. Ela é uma forma de testemunharmos a Deus e ao mundo a nossa fé em Cristo.
A Santa Ceia é uma ordenança do próprio Cristo para a Igreja, de modo que é bastante mencionada no Novo Testamento. É um memorial instituído por Ele afim de lembrarmos o Seu sacrifício na cruz em prol do perdão dos nossos pecados, para que pudéssemos desfrutar da vida eterna ao lado do Pai.
Jesus, pois, lhes disse: Na verdade, na verdade vos digo que, se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último Dia.
A Santa Ceia representa o sacrifício de Jesus por nós na cruz, assim, todas as vezes que participamos da mesa do Senhor lembramos o que Ele fez por nós. Quem come o pão e toma o vinho consagrado a Deus, aceita o sangue de Jesus para lavar todo o seu pecado.
Quem pode participar da ceia? A rigor, todos que foram batizados e desejam viver com Jesus são convidados a participar da ceia. Se tomarmos como exemplo a última ceia de Jesus Cristo, até mesmo Judas estava presente. Jesus não o excluiu da comunhão, mesmo sabendo que ele iria traí-lo.
A Bíblia diz que devemos celebrar a Ceia até que Jesus volte. Quando uma pessoa participa da Santa Ceia, está demonstrando que acredita no sacrifício de Jesus.
"A Ceia do Senhor é uma participação nos emblemas do corpo e do sangue de Jesus, como expressão de fé nEle, nosso Senhor e Salvador. Nesta experiência de comunhão, Cristo está presente para encontrar-Se com Seu povo e fortalecê-lo. Participando da Ceia, proclamamos alegremente a morte do Senhor até que Ele volte.
A Ceia do Senhor é ato sério e solene que traz à nossa memória o sacrifício vicário e expiatório que Jesus fez por nós na cruz, para perdoar os nossos pecados e restabelecer a comunhão entre o homem pecador e Deus santo!
Jesus instituiu a Ceia do Senhor nesta noite para significar que este novo êxodo estava prestes a começar. Este ato indicou que o tempo da redenção havia chegado. À medida que o livro do Êxodo começa, Israel está no Egito há mais de quatrocentos anos (cf. Êxodo 12.40).
Estando eles comendo, tomou Jesus o pão e, tendo dado graças, partiu-o e deu-lhes, dizendo: Tomai; este é o meu corpo. Tomando o cálice, rendeu graças, e deu-lho; e todos beberam dele. Disse-lhes: Este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos.
1Co 11.23-26: "Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim.
A Missa da Ceia do Senhor é repleta de simbolismo e significado espiritual. O pão e o vinho, transformados no Corpo e no Sangue de Cristo durante a consagração, representam o próprio Cristo, que se oferece como alimento espiritual para seus seguidores.