Tanto que o canibalismo é considerado um comportamento anormal entre as aves. À princípio, falha nutricional ou restrição no acesso à ração surgem geralmente como as principais razões que levam as galinhas a iniciar a bicagem de pena e progredir para o canibalismo – mas não as únicas.
A falta de vitaminas e/ou uma alimentação incorreta também podem causar o canibalismo. Assim, é necessário ampliar o viveiro ou diminuir a quantidade de animais alojada, além de fornecer alimentação correta com ração e milho – uma parte de milho para duas partes de ração.
“Elas brigam até quando não têm filhotinho, mas mais fácil quando elas têm filhote, porque daí uma fica tipo com ciúme da outra, não quer que elas cheguem perto dos pintinhos, e começam a brigar, mas é o instinto delas mesmo”, explica.
Neste contexto, o canibalismo aparece como um refle- xo ou consequência de algum fator que esteja prejudicando o bem-estar da ga- linha em decorrência de alguma prá- tica incorreta de manejo, principal- mente no que se refere à nutrição das aves, manejo no aviário e os equipa- mentos.
Nesse contexto, está a debicagem, técnica utilizada na produção de ovos que consiste na remoção parcial da ponta do bico da ave. Quando executada incorretamente, há prejuízos ao bem-estar das galinhas poedeiras. O que é a debicagem?
Tanto que o canibalismo é considerado um comportamento anormal entre as aves. À princípio, falha nutricional ou restrição no acesso à ração surgem geralmente como as principais razões que levam as galinhas a iniciar a bicagem de pena e progredir para o canibalismo – mas não as únicas.
A muda forçada é um processo bem mais rápido, dura de 20 a 30 dias, realizado em aves de 60-65 semanas de vida. A muda forçada pode ser realizada por meio de dois métodos principais: restrição alimentar e por meio de medicamentos.
O canibalismo como consequência da bicagem descontrolada se dá, quase sempre, na área da cloaca, até o surgimento de hemorragias. Isso ocorre com mais frequência em galinhas que iniciam a postura. A mucosa da cloaca de cor vermelho brilhante se torna visível no momento da postura e isso provoca a bicagem.
É tudo uma questão de equilíbrio. Quando o galo sobe em cima da galinha para fecundá-la, ele posiciona suas patas sobre as asas entreabertas da fêmea. Para se equilibrar melhor e completar o acasalamento, ele precisa de um terceiro ponto de apoio para não cair.
Qual é a doença que a galinha transmite para o ser humano?
A influenza aviária é considerada uma zoonose o que representa preocupação permanente aos agentes de saúde pública, uma vez que alguns subtipos, tais como H5N1, H9N2, H7N7 e H7N2 já foram transmitidos de aves domésticas para humanos.
Um dos exemplos clássicos é o abacate. Essa fruta, sobretudo em sua casca, contêm grandes quantidades de uma substância chamada persina, que é extremamente tóxica para as aves. Outra delícia que contém químicos tóxicos para as aves é o chocolate, que está cheio de teobromina.
Durante o processo de produção das galinhas, uma grande quantidade de adrenalina é produzida no corpo, o que faz com que as galinhas fiquem excitadas apóscolocando ovos, então eles continuam gritando.
As piores vilãs para a criação de perus, ou seja, aquelas que podem sim comprometer o sucesso da criação, são as galinhas. Elas transmitem doenças como a entero-hepatite, uma das mais graves para os perus. Respeitando essa premissa, não haverá contaminação da criação de perus seja por vírus ou bactérias.
O canibalismo é uma relação em que um indivíduo mata e alimenta-se de outro de uma mesma espécie. Um exemplo bastante conhecido é o dos chamados louva-a-deus, cuja fêmea alimenta-se do macho antes, durante ou depois da cópula.
->O manejo alimentar incorreto, como rações mal balanceadas, fornecidas em pouca quantidade e com teor de sódio baixo, causa a bicagem e o canibalismo entre as aves. Sem falar que a postura das aves diminui.
A debicagem, ou seja, a amputação parcial do bico tem por objetivos evitar o canibalismo e a bicagem das penas entre aves, melhorar o desempenho produtivo, a conversão ali- mentar e também aumentar a uniformidade do lote.
São vários os fatores responsáveis pela bicagem e desenvolvimento do canibalismo, fatores que vão desde a hereditariedade, da baixa qualidade nutricional das rações, densidades dos alojamentos elevadas, presença de objetos cortantes, temperaturas elevadas, presença de ectoparasitas nas aves e até mesmo a debicagem ...
Duas fontes riquíssimas em cálcio são a farinha de casca de ostra e o calcário. Acrescente-os à ração, conforme orientação técnica habilitada. Segunda alternativa é fornecer leite fresco durante vários dias. Se desejar utilizar cascas de ovos como fonte de cálcio, triture-as bem até que vire farinha.
O cacarejo que conhecemos é a voz da galinha e esse ruído sempre vai ter um significado para o galinheiro. Quando a galinha acaba de colocar um ovo ela faz um barulhão avisando para todos o que acabou de acontecer.
Existem evidências de que o canibalismo já esteve presente na África, América do Sul, América do Norte, ilhas do Pacífico Sul e Antilhas. Ao longo da história, as causas mais comuns que levaram à prática do canibalismo foram os rituais e as crenças místicas indígenas.
O predatismo ocorre entre indivíduos de espécies diferentes (interespecífica), e o canibalismo é uma relação entre indivíduos de uma mesma espécie (relação intraespecífica).
Corte 100 gramas de fumo de corda em pedaços pequenos e coloque-os em 1 litro de álcool comum e deixe descansar por 3 dias; Remova os pedaços de fumo e, para cada 250 ml do líquido adicione 750 ml de água; Coloque a mistura em um borrifador e borrife-a no galinheiro.
Uma recomendação para a criação das aves em casa é não manter elas muito soltas. Pois, elas podem sair para rua ou entrar na casa. Por isso, o ideal é que haja o cercado para a criação. Além disso, é importante não deixar as galinhas no mesmo ambiente que algumas raças de cães mais bravas.