Podemos concluir, então, que usar o notebook na tomada, ao contrário do que alguns usuários pensam, pode ser uma experiência benéfica ao aparelho, pois evita que você gaste com frequência os ciclos de energia que são os medidores da vida útil da bateria.
Deixar o seu notebook sempre na tomada pode superaquecer a bateria e causar danos a longo prazo. O principal deles é reduzir a capacidade de carga. É importante usá-lo na tomada apenas quando estiver descarregando. Dessa forma ele dura muito mais tempo do que se ficar o tempo inteiro conectado na energia elétrica.
Deixar o seu notebook conectado o tempo inteiro na energia não faz com que a bateria fique “viciada”. Esse efeito era muito comum em baterias mais antigas, geralmente feitas de níquel cádmio. As baterias de íons de lítio, utilizada nos notebooks mais novos, não possuem esse efeito.
No caso das baterias de íon-lítio e de notebooks com proteção integrada, não há qualquer problema em usar o aparelho direto na tomada. As baterias que viciavam eram as pesadas e antigas, de níquel. Apesar de não comprometer a vida da bateria, você deve sim toma um cuidado ao usar direto o notebook conectado na tomada.
Notebook só funciona na tomada: Se sua bateria estiver falhando, seu notebook pode só funcionar quando estiver conectado a uma tomada. Isso significa que você não poderá usar seu dispositivo sem estar perto de uma fonte de energia.
Deixar o notebook ligado na tomada o tempo todo faz mal?
Pode usar notebook sem bateria direto na tomada?
Você até pode fazer isso, mas não recomendamos utilizar seu notebook direto na tomada SEM a bateria! Ao tirar a bateria do notebook e deixá-lo ligado na tomada, você priva o aparelho da segurança contra falhas da rede elétrica. A bateria, estando no notebook, dá a ele uma proteção contra quedas de energia.
O QUE PODE CAUSAR O DESLIGAMENTO DO NOTEBOOK FORA DA TOMADA
O primeiro e mais comum é a capacidade da bateria, que pode estar comprometida e, assim, não consegue reter quantidade de energia suficiente para funcionar sem o auxílio do carregador. Além disso, podemos ter problemas relacionados ao software da máquina.
Manter a bateria carregada em 100% o tempo todo pode fazer com que ela se deteriore mais rapidamente. Para ajudar com esse problema, alguns fabricantes de dispositivo ativam o carregamento inteligente em Windows 11.
Mesmo que o notebook esteja desligado, não o deixe exposto diretamente ao Sol. O calor extremo e/ou contínuo é capaz de danificar componentes internos, causar a perda de desempenho, entre outros problemas mais graves.
Muitos usuários de notebook se questionam se é possível deixar o notebook de forma ininterrupta na tomada, e se o notebook carrega desligado. A utilização do notebook junto a uma fonte de energia não é prejudicial ao aparelho ou a bateria. Pelo contrário, ela até pode ajudar a conservar a vida útil do componente.
Para aumentar a vida útil da bateria, e evitar o encerramento dos ciclos muito rápido, o ideal é conectar o notebook na tomada quando a carga estiver na marca de 20%. Desta forma, a bateria pode durar vários anos com a qualidade prometida pelo fabricante.
1- Inicialmente, desligue seu aparelho e comece a recarregá-lo, deixe tudo conectado até a carga estar completa. 2- Depois, retire da tomada, deixando o dispositivo desligado por cerca de 60 segundos, aproximadamente. Ligue o aparelho e verifique se há 100% de energia recarregada.
O fato de utilizá-lo 24h direto não provoca mais ou menos problemas, mas é claro que a vida útil dele poderá ser menor que um outro notebook utilizado de forma mais comum. Se quiser deixe a bateria fora já que você utiliza ele praticamente como um desktop, assim preserva as células dela.
Quantas horas deixar o notebook carregando pela primeira vez?
A primeira carga completa, dependendo da quantidade de células da sua bateria (existem baterias de 3 à 12 células), pode levar de 1 à 2 horas. Ao completar o carregamento, um dispositivo irá detectar que o processo está concluído e irá redirecionar a energia direto ao notebook, sem passar pela bateria.
O notebook não é necessariamente danificado quando se fecha a tampa sem desligá-lo. O único problema que pode ocorrer é você perder algum download ou documento que estiver aberto quando fizer isso. Quando a tampa do notebook é fechada, o Windows pode ser encerrado ou entrar em estado de hibernação.
Podemos concluir, então, que usar o notebook na tomada, ao contrário do que alguns usuários pensam, pode ser uma experiência benéfica ao aparelho, pois evita que você gaste com frequência os ciclos de energia que são os medidores da vida útil da bateria.
Ventiladores, ventoinhas e dissipadores de calor são projetados para ajudar os computadores a regular esse aquecimento para que ele não danifique os mecanismos internos delicados do sistema.
Ambientes com baixa ventilação, alta umidade e temperatura fora dos padrões certamente trarão um impacto negativo para a máquina. Outra dica é manter o notebook distante de aparelhos elétricos que possam gerar um forte campo magnético, como um motor ou um alto-falante de grande porte.
A resposta, para a sua alegria, é SIM! Você pode usar seu notebook carregando. Não há nada que te impeça de utilizar o notebook. É lógico que, quando estiver carregando e usando ao mesmo tempo, irá demorar mais para carregar por completo, já que você estará utilizando parte da energia para trabalhar, certo?
O tempo de duração da bateria de um notebook pode ir de 3 até 6 anos. A redução da potência de carga acontece gradualmente e os usuários devem prestar atenção aos sinais iniciais para programar a troca no melhor período possível e não atrapalhar o ritmo de produção dos trabalhos da empresa, por exemplo.
Notebook: 15 watts a hora ou mais mesmo desligado. Vídeo-game: 23 watts ligados e 1w/hora desligado. Aparelho de som: 15 watts por hora. Microondas: até mais de 3 watts por hora.
Calibre sua bateria: Se seu notebook só liga na tomada ou se desligar repentinamente, sem aviso de carga fraca, e funciona normalmente desconectado depois de ligar, pode ser necessário calibrar sua bateria. O ideal é realizar o procedimento a cada três meses, mas a frequência pode variar de um modelo para outro.
Tem problema ficar ligando e desligando o notebook?
Não há problema em ligar e desligar o notebook várias vezes ao dia. O hardware foi projetado para suportar muitos ciclos de energia, e o sistema operacional também é projetado para iniciar e desligar rapidamente.
Utilizar o notebook sem a bateria é uma opção possível. Apesar disso, você deve lembrar de seguir algumas indicações para preservar sua bateria. A primeira delas é a remoção. Primeiramente, deixe-a com carga de até 60%.