Pothos (ou em latim Pothus) era o deus da paixão, anseio e desejo. Escritores clássicos tardios descrevem-no como um filho de Zéfiro (o vento do oeste) e Iris (arco-íris) para representar as paixões que veem com o amor. Os erotes foram descritos frequentemente juntos em pintura de vasos gregos.
Era um dos deuses mais relevantes da religião grega e era considerado um grande representante das artes, da beleza e da juventude. Apolo era um deus grego, considerado patrono da música, das artes, da luz. Era filho de Zeus e Leto e irmão de Ártemis.
Eros é um dos erotes, deuses alados que se relacionam ao amor e ao desejo sexual. Outro erote é Hermafrodito, filho de Hermes e de Afrodite, considerado uma divindade associada ao amor e às relações homossexuais. Outro ainda é Himeneu.
Deméter (em grego: Δημήτηρ, transl.: Dēmétēr) ou Demetra (em grego: Δήμητρα, transl.: Démētra), na mitologia grega, é a deusa da colheita e da agricultura, uma olímpica, filha de Cronos e Reia. É também deusa da terra cultivada e das estações do ano. É propiciadora do trigo, planta símbolo da civilização.
Argos Panoptes (em grego: Ἄργος Πανόπτης, "Argos Omnividente [que tudo vê]"), na mitologia grega, era um gigante cujo corpo era coberto por olhos ou que tinha cem olhos, foi gerado pela deusa Hera (Juno) para vigiar Io que havia sido transformada em uma novilha por seu marido, o deus Zeus (Júpiter).
Éros: O Deus do Amor e da Paixão na Mitologia Grega - Os Olimpianos - Foca na História
Quais são os 14 deuses gregos?
Estabeleceram-se a partir de Zeus e sua revolta contra o titã Cronos. Os deuses olímpicos eram: Zeus, Hera, Poseidon, Atena, Ares, Deméter, Apolo, Ártemis, Hefesto, Afrodite, Hermes e Dioniso.
Aion (em grego: Αἰών) é uma divindade helenística associada ao tempo, ao orbe ou círculo abrangendo o universo e ao zodíaco. O tempo representado por Aion é ilimitado, em contraste com Chronos como tempo empírico dividido em passado, presente e futuro.
Um dos episódios mais conhecidos da trajetória de Hades foi o sequestro de Perséfone, deusa da agricultura e da vegetação. Nesse mito, Hades teria ido ao mundo dos mortais para verificar a guerra que era travada entre os deuses olímpicos e os gigantes. Quando passava pelas proximidades do monte Etna, avistou Perséfone.
Ártemis, Artemisa ou Artemísia (em grego: Άρτεμις; romaniz.: Ártemis) é a deusa grega ligada à vida selvagem e à caça; mais tarde, também se tornou associada à lua e à magia. Era filha de Zeus e Leto, e irmã gêmea do Apolo.
Segundo Jesus, a maldade vem do coração. Por isso destaca-se a condenação dos desejos pecaminosos (Mt 5,28). Com simplicidade é reconhecida a liceidade de uma vida sexual disciplinada “para que não se dê ao adversário nenhum motivo de difamação” (1Tm 5,14).
Quem foi Afrodite? Afrodite foi uma deusa que fez parte da religiosidade dos gregos antigos, sendo considerada a deusa do amor, da beleza, do desejo, da fertilidade e de tudo o que se relacionava com a sexualidade humana.
Uma deidade solar, também chamada de deus(a) do sol, deus(a) solar ou deus(a)-sol, é uma entidade divina que representa ou personifica o sol ou um aspecto solar. A adoração ao sol e os cultos solares que dela derivam são formalmente chamados de heliolatria.
Quespisiquis. Quespisiquis (em grego clássico: Chespisichis), também chamado Consu (Khonsu) ou Quensu (Khensu), é um antigo deus egípcio cujo papel principal está associado à lua. Seu nome significa "viajante" e isto pode referir-se a viagens noturnas da lua no céu.
Na mitologia grega, Lissa ou Lýssa (em grego Λύσσα) era uma Deusa que personificava a ira, a raiva, a fúria desenfreada, nos animais, a loucura produzida pela raiva.
Adônis ou Adónis (em grego clássico: Ἄδωνις), nas mitologias fenícia e grega, era um jovem de grande beleza que nasceu das relações incestuosas que o rei Cíniras de Chipre manteve com a sua filha Mirra. Adónis passou a despertar o amor de Perséfone e Afrodite.
Hades não morreu por causa de sua alma ter sido levada. Ele morreu por ter um buraco rasgado através dele por almas perdidas porque ele estava sentado no rio Styx sem uma alma.
Alceste é, na mitologia grega, uma princesa célebre pelo amor por seu marido. Filha de Pélias, rei de Iolco, sua mãe foi Anaxíbia, filha de Bias ou Filômaca, filha de Anfião. Seu pai a prometera àquele que fosse até ele num carro puxado por leões e javalis.
O nome Aquiles é derivado da palavra grega "achos", que significa "dor" ou "aflição". Aquiles tornou-se famoso por sua participação na Guerra de Troia, onde lutou contra os troianos. Ao longo dos séculos, o nome Aquiles tem sido utilizado em diferentes países, mas sua popularidade varia.
Ártemis foi uma deusa da religiosidade dos gregos antigos, considerada a deusa da caça e da vida selvagem. Havia para ela um grande templo em Éfeso. Ártemis era a deusa grega da caça e tinha uma forte relação com a vida selvagem e com animais, como o veado.
Os principais deuses cultuados pelos gregos antigos eram: Zeus (principal deus, governava os outros deuses e os homens), Hera (esposa de Zeus), Hades (senhor dos infernos), Ares (deus da guerra), Ártemis (deusa da caça), Atena (deusa da razão e da inteligência), Afrodite (deusa do amor e a beleza), Apolo (deus da luz, ...
kairos, que em português escrevemos kairós, tinha para os gregos o significado de "momento certo" ou momento oportuno. É uma ocasião indeterminada no tempo em que algo especial acontece. A palavra é usada em teologia para descrever o "tempo de Deus". Não é um tempo quantitativo, como khronos.
Céos ou Ceu (em grego: Κοίος, transl.: Koíos; em latim: Cœus ou Coeus), na mitologia grega, é um dos titãs que nasceram de Gaia (Gea) e Urano. Foi o titã da inteligência e é associado a direção norte pois, durante o fratrícídio de Uranos foi essa "parte" do pai que o titã restringiu.
Aeon (do grego αιών, transl. aión), Eon, Éon ou Eão , na mitologia gnóstica, é cada uma das entidades emanadas de Deus, geralmente em pares ou sizígias e que existem no Pleroma.