Precisa apertar a embreagem para colocar no ponto morto?
Sim, deve estar. Apesar de muitos motoristas acharem que basta deixar a alavanca em ponto morto. Mas deve-se mesmo assim apertar o pedal da embreagem por dois motivos.
Em termos simples, colocar o carro em ponto morto significa desligar a ligação entre o motor e as rodas. Na prática, o carro continua em movimento, mas sem a força do motor impulsionando-o. No câmbio manual, o ponto morto é acionado pela alavanca movida entre as marchas.
É comum encontrar condutores que utilizam a embreagem continuamente no trânsito, mas saiba que esse é um hábito que pode reduzir a vida útil do dispositivo. A orientação é utilizar a embreagem apenas quando necessário, como na hora de passar as marchas, pois mantê-la acionada não traz nenhuma vantagem.
Segurar o pedal da embreagem pressionado enquanto o carro está parado ou engatado em uma marcha pode causar desgaste prematuro na embreagem. Sempre que possível, libere o pedal da embreagem completamente quando não precisar mais usá-lo.
Entretanto, não apertar o pedal até o fim só irá causar o efeito contrário. Fazer a troca de marchas sem que a embreagem seja completamente pressionada, força o conjunto do componente, pois as partes que deveriam ser desacopladas não realizam o movimento da forma correta.
VOCÊ PODE FICAR COM PE NA EMBREAGEM OU DEVE COLOCAR NO PONTO MORTO NAS PARADAS?
Precisa apertar a embreagem para colocar em ponto morto?
Sim, deve estar. Apesar de muitos motoristas acharem que basta deixar a alavanca em ponto morto. Mas deve-se mesmo assim apertar o pedal da embreagem por dois motivos.
É correto pisar na embreagem antes de ligar o carro?
Sim, ele pode e até deve pisar no pedal da embreagem, pois vai aliviar tanto o motor de arranque como a bateria. E também por uma questão de segurança: para evitar que o carro dê um 'pulo' se ele estiver engrenado.
Mas é por questão de segurança, para aproveitar o freio a motor o máximo possível para ajudar na frenagem. Apertar a embreagem antes não prejudica o motor, mas força mais o freio e dificulta a frenagem. Pode ser perigoso em maior velocidade.
Por que se deve pisar no freio antes da embreagem?
Para parar o veículo sem interromper o funcionamento do motor, o certo é pisar primeiro no freio e depois na embreagem. Quando você pisa no freio, o carro ainda anda alguns metros. O motor vai desacelerando e aí você pisa na embreagem para engatar a primeira marcha.
Esse bloqueio do motor de arranque, caso o carro esteja com o caminho engatado, é lei nos Estados Unidos. Mas, além do aspecto da segurança obrigar o motorista a pisar na embreagem ao dar no arranque, tem outra vantagem: desacoplar completamente o motor do câmbio, reduzindo o esforço da bateria e do motor de arranque.
PARA APRENDER A FAZER O CONTROLE DE EMBREAGEM EM SUBIDAS
Fique atento à aceleração do carro para não deixar o motor morrer. Se o carro estiver movimentando para frente, afunde o pé na embreagem. Se estiver indo para trás, solte o pé. Faça estas manobras sempre com movimentos suaves.
Sem pisar na embreagem, o freio-motor ajuda a reduzir a velocidade. Porém, existe ainda a situação oposta, que é o caso de uma freada de emergência. Afinal, há quem reduza a marcha, para utilizar ainda mais o freio-motor. Vale destacar que ao pisar no pedal do freio para valer, o carro já arrasta a roda.
O ponto morto também é conhecido como neutro. Ele é a ausência de engate do torque do motor e apropriado para ser usado quando o motorista estaciona o automóvel.
Além da ineficiência no consumo de combustível, outro ponto sobre andar com o veículo no ponto morto é comprometer o controle do veículo. Nesse sentido, com o carro desengatado, o motorista perde a capacidade de usar o freio motor, aumentando a dependência dos freios convencionais.
O ponto morto, ou ponto neutro nos veículos de câmbio automático, é caracterizado pelo ponto onde o câmbio aciona nenhum torque do motor. Este é um ponto apropriado para ser usado apenas se o carro estiver parado, seja estacionado ou durante um congestionamento.
Ao pisar na embreagem, o motor funciona completamente desengrenado, mesmo se uma marcha estiver engatada, o que pode dificultar o controle do veículo e colocá-lo em uma situação de risco. O correto é primeiro pisar no freio e depois na embreagem, quando a velocidade já estiver menor.
O que acontece se pisar no freio e embreagem ao mesmo tempo?
Pisar no pedal do freio, não pise junto, não dá embreagem. Quando você vai parar um carro, você pisa no pedal do freio. e quando o carro tiver quase parando, você aperta o da embreagem. pra não dar um tranco pro motor não morrer.
Sim, é possível. Mas o risco de você danificar sua caixa de câmbio não compensa a artimanha. Esse tipo de troca de marcha é muito comum em carros de corrida: nos modelos da Stock Car e Fórmula 1 a embreagem só é acionada nas largadas e nas saídas de box.
Dirigir com o pé na embreagem é um hábito prejudicial que pode danificar o carro de várias maneiras. O desgaste prematuro do disco de embreagem, a sobrecarga dos componentes da embreagem e o aumento do consumo de combustível são apenas alguns dos efeitos negativos dessa prática.
É importante acertar a sincronia entre soltar a embreagem e acelerar o carro para arrancar. Se você acelera demais e solta pouco a embreagem, acontece a chamada "queimada da embreagem", fazendo com que o carro não desenvolva, aumente o consumo de combustível e desgaste excessivamente os itens do sistema.
O fato de você não pisar na embreagem junto ao freio ajuda a diminuir a velocidade do carro, já que quando você pisa no freio, o motor do carro para de receber combustível e funciona como um peso para de ajudar a parar.
“Quando pisamos na embreagem para ligarmos um automóvel, o motor gira, mas a transmissão não. Sem precisar girar o volante do motor, a partida fica aliviada, preservando a vida útil da bateria e evitando o desgaste prematuro do motor de arranque”, conclui Venosa.
Manter o carro em primeira marcha, tanto ao estacionar quanto de forma contínua ao andar, pode trazer prejuízos ao motor. Por isso, é preciso ter atenção e conservar as boas práticas ao conduzir seu veículo.
Pisar na embreagem ou no freio para ligar o veículo e um procedimento de segurança que todo motorista deve fazer, e isso foi acoplado direto nos veículos, segurança tem que ser uma regra de Ouro, mas tudo ok parabéns para você e para o mecânico.