Intimado como testemunha Como testemunha, não é obrigatória a presença de um advogado, apesar de ser bastante recomendado. Isso porque a depender do caso, a situação pode transformar testemunha em investigado ou, ainda, pode ocorrer de no seu depoimento não constar exatamente o que você disse, com as suas palavras.
Não constitui uma obrigatoriedade, mas você vai correr o risco de ir a uma delegacia sem Advogado? É recomendável a presença de um Advogado criminalista durante todo o processo afim de evitar possíveis complicações.
A doutrina majoritária e a jurisprudência entendem que não é obrigatória a presença de advogado ou Defensor Público durante o interrogatório realizado no inquérito policial em SP. Contudo, é de suma importância estar assistido por um profissional especialista e experiente.
MEU CLIENTE FOI INTIMADO PARA DEPOR NA DELEGACIA- O QUE FAZER ?
O que acontece depois de dar depoimento na delegacia?
Depois de prestar esclarecimentos, o delegado responsável pelo inquérito policial tem a tarefa de elaborar um relatório final. Neste documento, ele pode indicar o indiciamento ou não da pessoa envolvida, com base nas evidências e depoimentos coletados.
Uma vez apresentado o preso, o condutor é ouvido em primeiro lugar e recebe uma cópia do termo e o recibo de entrega do preso. Em seguida, são ouvidas as testemunhas e é promovido o interrogatório do indivíduo conduzido em flagrante.
Se você não quiser a defensoria pública ou por qualquer motivo não for atendido, pode ir até o fórum (o endereço vai estar no mandado de citação e é bom que você leve ele junto) e pedir que lhe seja nomeado um defensor, pois você não tem condições de arcar com os custos de um.
O que significa prestar esclarecimentos na delegacia?
A intimação policial para prestar esclarecimentos na delegacia ocorre quando existe uma investigação ou inquérito policial em andamento, com o intuito de identificar o que aconteceu através da apuração dos fatos.
Precisa de procuração para acompanhar depoimento na delegacia?
Apesar de o Inquérito Policial ser um procedimento sigiloso, a Lei nº 8.906/94 garante ao advogado amplo acesso aos autos, ainda que sem procuração. Além disso, o advogado poderá acompanhar o investigado durante o interrogatório, solicitar diligências para colheita de provas e juntar documentos.
Quanto tempo dura um depoimento na delegacia? O tempo e a duração do depoimento podem variar. Alguns depoimentos são breves, enquanto outros podem se estender por horas. Esteja preparado para dedicar o tempo necessário.
A doutrina majoritária e a jurisprudência sempre entenderam que não é obrigatória a presença de advogado ou Defensor Público durante o interrogatório realizado no inquérito policial ou em qualquer outro procedimento de investigação pré-processual. O novo inciso XXI do art.
É necessário contratar advogado para acompanhamento em delegacia?
É necessário contratar um advogado para me acompanhar na delegacia? Não. Contudo, esse é o melhor momento para o desenvolvimento de uma boa defesa-crime, visto que o intimado dará a sua primeira impressão sobre os fatos, diante do Delegado de Polícia.
Estão impedidos de depor como testemunhas o arguido e os coarguidos no mesmo processo ou em processos conexos (enquanto mantiverem aquela qualidade), as pessoas que se tiverem constituído assistentes (a partir do momento da constituição), as partes civis e os peritos (em relação às perícias que tiverem realizado).
Mantenha a calma: durante o processo de depoimento, é importante manter a calma e responder às perguntas com honestidade e clareza. Evite adivinhar ou especular, e se você não tiver certeza de algo, é melhor dizer isso. escute a pergunta e responda estritamente o perguntado, se não souber fale claramente que não sabe.
O que o advogado deve fazer ao chegar na delegacia?
Ao chegar à Delegacia de Polícia, apresente-se como Advogado Criminalista do seu cliente e peça para falar com a autoridade policial ali presente. Seja sempre simpático e cortês em todas as suas apresentações, pois, sendo assim, poderá exigir que assim também seja tratado.
Quando você recebe uma intimação para comparecimento em delegacia para prestar depoimento à autoridade policial, é necessário comparecer, a intimação é uma ordem e não poderá ser desconsiderada, você poderá ir sozinho, mas o ideal é que você compareça acompanhado de um advogado criminalista.
O que acontece se não tiver advogado na audiência?
O não-comparecimento do advogado à audiência de instrução e julgamento, sem a devida justificativa de impedimento até a abertura daquela, não constitui motivo para o adiamento, podendo o juiz proceder à instrução e dispensar as provas requeridas pela parte por ele representada.
Durante a oitiva do cliente na delegacia, o advogado deve estar presente para garantir que seus direitos sejam respeitados. E ele deve orientar o cliente sobre o que pode e o que não pode ser dito, Porque isso pode evitar que ele se incrimine inadvertidamente.
Em outras palavras, quando alguém faz um Boletim de Ocorrência (BO) a atribuição da autoridade policial é investigar o ocorrido e para isso intima as partes que tem relação com os fatos narrados.
Ninguém está a salvo de ser testemunha de um fato jurídico relevante para o direito penal, basta contato visual ou auditivo com o fato que surge o dever de testemunhar. Assim, o presente informativo…
Fizeram um boletim de ocorrência contra mim o que fazer?
Resumindo: se foi feito um Boletim de Ocorrência contra você, fique tranquilo que não é necessário tomar nenhuma providência, todavia, caso você seja intimado para comparecer à delegacia, é sinal que pode ter sido instaurado algum tipo de investigação, onde é necessário buscar orientação jurídica.