O verbo precisar, quando significa 'ter necessidade de alguma coisa', é transitivo indirecto e rege um complemento oblíquo introduzido pela preposição de. Este complemento pode ser um grupo nominal (ex.: eu preciso de mais trabalho) ou um verbo no infinitivo (ex.: eu preciso de trabalhar mais).
Em todos os demais casos, brasileiros e portugueses concordam: “precisar” é transitivo indireto. Dizemos “Preciso de dinheiro”, “Seu texto precisa de uma boa revisão”.
VERBO: O que é Verbo? Como Identificar um Verbo na Frase? [Aprenda Agora Mesmo]
Como saber se o verbo transitivo ou intransitivo?
Enquanto os verbos intransitivos não precisam de complemento, os verbos transitivos precisam de complemento, que pode ou não ser acompanhado de preposição, de acordo com cada caso. Assim, os verbos transitivos apresentam um objeto, que explica a ação verbal. Verbo transitivo: Eu falei com ela sobre você.
O verbo “é”, na primeira sentença, serve apenas como ligação, não expressa uma ação. O mesmo vale para “parece”: não se trata de uma ação, mas de um estado da cidade. Esta característica ao qual o verbo está ligando o sujeito, que pode ser permanente ou passageira, é chamada de predicativo do sujeito.
Os adjetivos bom, necessário, preciso e proibido, entre outros, em função predicativa e antepostos ao sujeito, ficam invariáveis (ou seja, no masculino singular) quando o sujeito da oração constitui-se de substantivo usado de forma indeterminada, de modo vago ou geral, portanto sem artigo definido.
Quanto ao verbo “precisar”, usualmente, na linguagem relativa ao português contemporâneo, duas colocações são admitidas: - No caso de o complemento ser um substantivo ou pronome, o correto é usarmos a preposição. Assim sendo, ele se classifica como transitivo indireto.
Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.
A forma precisepode ser [primeira pessoa singular do presente do conjuntivo de precisar] , [terceira pessoa singular do imperativo de precisar] ou [terceira pessoa singular do presente do conjuntivo de precisar] .