Precisa esperar o pudim esfriar para por na geladeira?
Não esperar o pudim esfriar para colocar na geladeira Não esqueça de deixar o seu pudim esfriar para colocar na geladeira. O ideal é estar em temperatura ambiente. Assim você não vai fazer a geladeira trabalhar mais do que o necessário para regular a temperatura.
Quanto tempo esperar para colocar o pudim na geladeira?
Depois de descansar na geladeira, vai ficar muito mais gostoso e cremoso”, inicia a explicação. E já que a sobremesa é feita com leite e ovo, não pode colocar o pudim ainda quente na geladeira. “O certo é tirar o pudim do fogo ou do forno para ele ficar na temperatura ambiente.
O que fazer se o pudim ficar mole? O segredo para o pudim endurecer é principalmente o tempo de preparo. Você deve sempre seguir as indicações da receita sobre a temperatura e tempo de forno. Você pode usar o mesmo truque para saber se o bolo está pronto e espetar um palitinho e ver se saiu seco.
Bata todos os ingredientes no liquidificador e despeje na forma para pudim previamente caramelizada. Cozinhe em banho-maria no fogão por aproximadamente 60 minutos. Para saber se está no ponto, espete um palito, o mesmo deve sair limpo. Desenforme morno, mas com cuidado para não quebrar.
Tem que esperar o pudim esfriar para desenformar? Sim. Isso é imprescindível para desenformar o pudim. "Deixe o pudim em temperatura ambiente antes de levar para gelar.
É muito importante deixar o forno muito bem pré-aquecido e acrescentar a água do banho-maria já quente para acelerar o processo, caso contrário o pudim terá que passar mais tempo no forno. * Deixe esfriar e leve à geladeira por 4 horas, no mínimo. Quanto mais tempo passar, mais firme ficará.
Colocar o pudim em banho-maria ajuda a não formar bolhas no interior da sobremesa e também contribui para que ele fique cremoso e consistente. Por isso, ao levar seu pudim para o forno, coloque a forma do doce dentro de um refratário com água para assar.
Por que não pode colocar o pudim quente na geladeira?
Guardar alimentos quentes na geladeira prejudica o funcionamento da mesma, podendo gerar danos, além de aumentar o consumo de energia e, consequentemente, a conta de luz. Ou seja, não recomendamos que comidas quentes sejam colocadas no freezer ou geladeira, por isso, espere até que estejam em temperatura ambiente.
Para não deixar o pudim passar do ponto, a dica é usar a conhecida técnica do garfo ou palitinho de madeira. Devemos inserir o garfo ou o palitinho na massa que está no forno para ver se sai seco ou molhado. Se sair seco, é hora de tirar o doce. Se sair úmido, a massa ainda pode ficar assando mais um tempinho.
Asse em forno médio por 45 minutos, com a assadeira redonda dentro de uma maior com água. Espete um garfo para ver se está bem assado. Deixe esfriar e desenforme.
Não esqueça de deixar o seu pudim esfriar para colocar na geladeira. O ideal é estar em temperatura ambiente. Assim você não vai fazer a geladeira trabalhar mais do que o necessário para regular a temperatura.
Se tens por hábito utilizar papel de alumínio para forrar formas ou para colocar receitas no forno, podes simplesmente trocá-lo por uma panela de ferro, inox ou barro com tampa.
Para desenformar o pudim, é necessário deixá-lo esfriar pelo menos umas 3 h na geladeira. "O ideal é desenformar o pudim quando estiver frio. Também vale aquecer o fundo da forma rapidamente na chama do fogão ou em banho-maria.
Para finalizar, trazemos uma dica extra para acabar com as suas dúvidas sobre o ponto do pudim. Você pode utilizar a clássica técnica do garfo ou palitinho, inserindo algum dos dois na massa, assim como fazemos com os bolos. Se o palito sair seco, sua sobremesa já está no ponto.
O banho-maria é o nome dado a um método de cozimento que consiste em usar o calor indireto para preparar o pudim. Com essa técnica, a temperatura é distribuída uniformemente. Assim a massa do pudim não corre o risco de ferver. E o cozimento acontece por conta do contato com a água quente e não pelo fogo direto.
Você vai descobrir que é bem simples saber quando o seu pudim chegou ao ponto certo. Existem duas formas de descobrir isso, a primeira é fazendo o teste com o palitinho ou com o garfo, espete a massa e se sair molhado é porque ainda não está bom, se sair seco, já está na hora de tirar do forno.
“Quando a receita é batida no liquidificador e levada para cozinhar em uma temperatura muito alta, ele forma furinhos, pois ao bater os ovos, eles incorporam ar e em contato com o calor o líquido borbulha. Essas bolhas não se desfazem, e ficam na consistência de furinhos”, afirmou a nutricionista.