É por isso que você não deve escovar os seus cabelos quando ainda estão molhados, pois pode causar-lhes danos. Uma dica. Aguarde até que o seu cabelo esteja devidamente seco para usar um escova. Para fazer isso, esprema seu cabelo quando sair do banho, esfregando-o suavemente com uma toalha.
Fazer escova com o cabelo seco estraga? Não, escovar o cabelo faz mal apenas quando ele está encharcado. Nesse momento, os fios estão frágeis e propensos a quebras. Ou seja, as altas temperaturas do secador podem causar estragos nas cutículas capilares.
1. Lave o cabelo corretamente. O primeiro passo para a escova perfeita é lavar o cabelo corretamente com um shampoo ideal para seu tipo de fio. Madeixas limpas ficam mais brilhosas e leves.
A lavagem é um ponto crucial no passo a passo de como fazer escova no cabelo. Lavar os fios corretamente evitará que eles fiquem pesados e opacos depois da escovação.
TUTORIAL ESCOVA ainda mais facil! (agora vc aprende!) Por Bia Munstein
Precisa molhar o cabelo para fazer escova?
É por isso que você não deve escovar os seus cabelos quando ainda estão molhados, pois pode causar-lhes danos. Uma dica. Aguarde até que o seu cabelo esteja devidamente seco para usar um escova. Para fazer isso, esprema seu cabelo quando sair do banho, esfregando-o suavemente com uma toalha.
Não molhe a escova nem antes e nem depois de aplicar o creme dental, pois a água pode alterar a fórmula do produto e, especialmente, do flúor que contém nele. “É um hábito difícil de tirar dos meus pacientes, mas a própria saliva vai ajudar a espalhar o creme dental sobre os dentes.
O profissional destaca que, apesar da oleosidade ser favorável para os procedimentos, ela não deve estar presente em muita quantidade. "Se o cabelo estiver muito sujo, as substâncias usadas podem sofrer alterações, não alisando completamente os fios ou garantindo uma coloração com manchas e pouco uniforme", explicou.
É melhor fazer progressiva com o cabelo sujo ou limpo?
Como já explicamos, a oleosidade natural do cabelo atua, nesse caso, como uma barreira de proteção para impedir que a química da progressiva, tão nociva aos fios, provoque até mesmo irritações no seu couro cabeludo. Logo, podemos dizer que, sim, para fazer progressiva o cabelo tem que estar sujo.
Tem spray, creme ou gel pré-escova pra escolher e aproveitar todos os benefícios desse tipo de produto. Além de facilitar a modelagem, tem versões que protegem tanto do calor quanto da umidade. Aí sim!
Com o secador, próximo aos fios, mantenha uma distância de aproximadamente 15cm e passe no máximo 5 segundos em uma mesma mecha. Você deve escovar sempre no sentido de crescimento do cabelo em todas as mechas para ter uma boa finalização.
O pente não consegue auxiliar na limpeza dos fios como a escova faz, porém ele consegue atuar na hora de desfazer nós e desembaraçar o cabelo, principalmente quando molhado, de modo que não quebre os fios e não cause frizz.
Principalmente no verão, a exposição excessiva ao sol, mar, piscina, aliada ao uso de secadores e chapinhas, pode ser a composição vilã para os cabelos. Além disso, o uso incorreto de prendedores, uma dieta carente em nutrientes e o estresse também podem influenciar.
Ao terminar a escova ou a chapinha, o cuidado final será usar um leave-in para selar as cutículas e dar mais brilho e maciez aos fios lisos. O ideal é que esse produto seja bem leve e que não pese, para conseguir ser absorvido completamente pelo cabelo e, assim, entregar mais movimento aos cabelos.
Quantas vezes por semana pode fazer escova no cabelo?
Com qual frequência devo escovar os fios de cabelo? A frequência ideal para escovar os fios de cabelo é de apenas 1 a 2 vezes por semana. Mais do que isso, a tendência é causar quebras e aparecimento de frizz, mesmo que a escovação seja realizada apenas para desembaraçar.
Espaçar mais as lavagens e trocar sua linha de shampoo e condicionador por uma fórmula bem hidratante também é mais do que bem-vindo! Como a química da progressiva é termoativada, outra dica para fazer a escova durar mais tempo é finalizar o cabelo com o secador em alguns dias. Assim, o calor reativa sua ação nos fios!
O que danifica mais o cabelo selagem ou progressiva?
A resposta para essa pergunta dependerá da sua finalidade e das necessidades do seu fio. Se o intuito for alinhar as cutículas da fibra capilar e reverter os quadros de porosidade, então a Selagem é a melhor escolha.
É necessário atentar para a textura dos fios, caso estejam elásticos, fracos ou quebradiços, não é indicado fazer nenhum procedimento químico até que ele se recupere. Também é recomendado fazer um teste de mecha com um especialista em cabelo para saber quais processos e tratamentos podem ser feitos.
O ideal é lavar bem um dia antes e só condicionar, não passando nenhum tipo de finalizador. Com o cabelo limpo podemos fazer um diagnóstico mais preciso e o produto que usarmos terá mais eficácia em sua ação. Não se iluda que um cabelo bem oleoso e cheio de resíduos vai estar protegido das agressões químicas.
Tem pessoas que conseguem ficar uma semana inteira sem lavar o cabelo e não ter problemas com isso. No entato, segundo as dermatologistas, o ideal é não ficar mais de cinco dias sem lavá-lo. Deixar de lavar o cabelo pode fazer mal. Isso porque, o couro cabeludo produz sebo continuamente.
Plástico e borracha são materiais resistentes, então pode afundar na água sem medo. Deixe as cerdas submersas por uns 10 minutos, para dissolver qualquer resíduo duro. Se você tiver uma escova de cabelo de madeira, não mergulhe o cabo, apenas as cerdas, e use uma escova de dentes para esfregar entre as cerdas e o cabo.
O ideal é que sejam macias e homogêneas, com acabamento arredondado, assim, elas garantem uma boa limpeza sem ferir as gengivas ou danificar o esmalte dentário. Escolha uma escova que apresente uma boa concentração de cerdas por tufo e que as cerdas tenham pontas cônicas.