Assim, os jogadores do voleibol apresentam 22 cm acima da média da população italiana. A média de estatura dos jogadores da liga mundial é de 197,7 cm, e as médias de estatura da população dos principais países participantes do torneio, variam de 174 a 178,2 cm.
Essa função é caracterizada por ter atletas de baixa estatura. No feminino, as líberos apresentam no mínimo 1,65 m, como é o caso da ex-jogadora brasileira, Fabi, eleita diversas vezes a melhor do mundo na sua função. No masculino, outro caso de atleta reconhecido como líbero, o também ex-jogador Serginho, com 1,84 m.
Jogar vôlei aumenta seu nível de energia e melhora seu desempenho geral em outros esportes e treinos. Jogar vôlei também melhora os sistemas cardiovascular e respiratório.
Fortalece o corpo, estimula os membros superiores e inferiores, aumentando a flexibilidade e a coordenação motora. Melhora as capacidades cardiorrespiratórias. Auxilia na perda de peso, como todas as atividades físicas. E alivia o estresse, pela adrenalina da competição.
A melhor forma de ganhar impulsão no vôlei é apostar nos exercícios de fortalecimento muscular, principalmente para membros inferiores. Os músculos da panturrilha, por exemplo, são essenciais para a execução de saltos verticais bem altos. Portanto, a elevação de panturrilha é um dos melhores exercícios nesse quesito!
Sendo a média de altura da população masculina e feminina brasileira de 1,73m e 1,60m, respectivamente. Entretanto, uma posição chama a atenção por ser uma exceção tanto na altura, quanto na cor do uniforme: o líbero.
Esforço à parte, o que chama mesmo a atenção na equipe é o líbero. Não pela habilidade e sim pelas feições infantis e baixa estatura: aos 22 anos, Li-Yi Tung tem, segundo a informação disponibilizada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB), apenas 1,65 m.
Além delas, as ponteiras Ana Cristina e Julia Bergmann e a oposta Tainara são as que ultrapassam o 1,90m. O posto de mais baixa fica com a líbero Natinha, de 1,62m, suplente entre as convocadas. A estatura menor do que a média é comum na posição.
Nunca passou de 1,75 m, mas provou que altura não precisa ser fundamental no vôlei. Voando a 3,36 m, despejava golpes potentes de qualquer ponto, ignorava bloqueios e aterrorizava defesas.
A altura dos jogadores desses esportes é geralmente resultado de uma combinação de uma seleção natural. o crescimento em altura é determinado principalmente por questões genéticas e hormonais, não sendo diretamente influenciado pela prática dessas atividades esportivas.
O voleibol é um esporte praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede. São duas equipes, uma de cada lado, com seis jogadores em cada uma. Apesar de ser um jogo coletivo, com uma exigência cognitiva do jogador, o vôlei exige técnica e fundamentação motora para a eficiência dos movimentos.
A idade adequada para o início do envolvimento específico de forma sistemática com a modalidade se dá por volta dos 10 e 12 anos. brasileiras de voleibol, o início da prática sistemática na modalidade ocorreu entre 11 e 13 anos.
Para os homens, o ponto mais alto da rede é posicionado a 2,45 metros do chão, enquanto na modalidade feminina, a parte superior da rede fica a 2,24 metros de altura.
O esporte não atua como um fator que possa alterar os processos de maturação e crescimento de uma criança. A atividade física aparentemente não afeta a estatura e a maturação, como evidenciado em estudos longutudinais. Se isso ocorre em uma criança atleta, é provável que existam interações de outros fatores ambientais.
O melhor CMJ da revisão sistemática foi do voleibol de dupla com 89 ± 7,25 cm. Mas o melhor CMJS (81,7 ± 8,83 cm), o melhor SPJ (97,63 ± 7,32 cm) e o melhor BJ (78,6 ± 6,30 cm) foi dos anos 70 a 90 do voleibol.
O que um atleta de vôlei precisa fazer no alto rendimento?
O voleibol é um esporte que requer um condicionamento físico impecável dos jogadores. Por isso, é extremamente importante aliar três fatores básicos: rotina de treinamentos, horário de descanso e alimentação equilibrada. Esse último, inclusive, é o ponto-chave para o bom rendimento dos atletas.
Assim, as articulações e membros mais acometidas nos atletas de voleibol são: tornozelo, joelho, ombro e mãos. No tornozelo a mais recorrente é a entorse e rupturas ligamentares. No joelho as lesões ligamentares são as principais. No ombro, o manguito rotador é acometido por tendinites e lesões por overuse.
Bastam 30 minutos de exercício, 5 dias por semana, para sentir os efeitos não só no corpo, mas também na mente. A prática de exercício aumenta sua qualidade de vida e a sensação de bem-estar, melhora a atividade cardiovascular e respiratória, ao mesmo tempo que tonifica o seu corpo.