– 24 horas antes da realização do exame, deve suspender: café, chá, chocolate, refrigerante, bebidas alcóolicas e cigarros; – Este procedimento não precisa de jejum, logo, é recomendada uma alimentação leve, até duas horas antes do início do exame.
No caso da cintilografia de perfusão do miocárdio, por exemplo, deve-se evitar a ingestão dos seguintes alimentos 24 horas antes do exame: Café ou qualquer alimento à base de cafeína. Refrigerantes de cola. Chás estimulantes (chá preto, de canela, chá mate, entre outros).
A duração total do exame, contemplando as duas etapas, varia de quatro a seis horas. Os resultados de imagens são obtidos de 15 a 60 minutos após a conclusão das duas etapas.
Durante uma cintilografia, é administrada uma pequena quantidade de um radionuclídeo ligado a outra substância (cuja combinação é denominada marcador radioativo), geralmente por injeção. O radionuclídeo emite pequenas quantidades de radiação que são medidas durante a leitura e, com isso, cria imagens.
A principal função da cintilografia óssea é detectar metástases ósseas de tumores oriundos de outros órgãos (pulmão, próstata ou mama). No entanto, ele também se presta à detecção de tumores ósseos, infecções ou inflamações dos ossos, doenças metabólicas dos ossos, necroses ósseas, fraturas de estresse em atletas, etc.
É raro, mas existe a possibilidade de alergia. Os sintomas mais comuns são manchas vermelhas na pele, inchaço no rosto e a sensação de fechamento da garganta. Se qualquer destes sintomas ocorrer após sua ida para casa, retorne ao setor para que possamos diagnosticar e tratar.
Deve-se evitar o uso de sutiã de bojo ou com hastes de metal. O fecho das costas não interfere na cintilografia. - Caso queira tomar banho após o exame, o cliente ainda deve dispor de toalha, chinelo com sola de borracha e produtos de higiene pessoal.
Contraindicações: taquiarritmia ventricular; hipertensão arterial não controlada; deve ser usado com cautela em pacientes com angina instável, IAM recente, cardiomiopatia hipertrófica ou obstrutiva.
A capacidade de conduzir não é influenciada pelo este teste ergométrico em si, podendo ser afetada como efeito colateral dos vasodilatadores (dipiridamol e adenosina). Devem ser observadas as contra indicações específicas para o uso dos diferentes tipos de estresse farmacológico, vasodilatadores ou Dobutamina.
No dia da cintilografia o paciente não deve estar em jejum. Contudo, é indicado que faça refeições leves antes da avaliação. Em relação aos medicamentos usados, é importante conversar com o médico de modo a receber algumas orientações.
Os efeitos colaterais da aplicação de substâncias radioativas são raros e, em geral, de pouca gravidade. Isso acontece porque a quantidade de substância que o paciente recebe é extremamente pequena. Por exemplo, para uma cintilografia da tireoide a quantidade de iodo utilizada é da ordem de 0,000003 g (3 µg).
Os riscos e contraindicações associados à cintilografia são geralmente raros. A ocorrência de reações alérgicas às medicações usadas durante o procedimento, por exemplo, é considerada pouco comum.
Quem não pode fazer cintilografia? Gestantes e mulheres que estão amamentando não devem utilizar os procedimentos, pois os fetos e recém-nascidos possuem uma maior sensibilidade à radiação. Entretanto, casos especiais devem ser avaliados e discutidos pela equipe médica.
A cintilografia do miocárdio pode detectar áreas de bloqueio do fluxo sanguíneo nos vasos e artérias coronárias tanto em repouso como durante algum esforço físico. Também pode mostrar quando o fluxo sanguíneo está parcialmente bloqueado ou inadequado.
A cintilografia é indicada quando há a necessidade de realizar diagnósticos sobre o funcionamento dos órgãos. É o caso, por exemplo, de distúrbios cardíacos, renais, tireoidianos e gastroesofágicos, bem como avaliações ósseas e de fluxo sanguíneo.
Na Cintilografia de Corpo Inteiro para Pesquisa de Metástases (Pci)-Iodo 131, também chamada de PCI, o exame é feito para pacientes que apresentaram câncer, para avaliar se as células cancerígenas se espalharam e instalaram-se em outros órgãos, formando nódulos e tumores, a denominada metástase.
Fabricado pela GE, o SPECT-CT mensura não somente o aspecto funcional de um paciente com doença coronariana, mas também a quantidade de cálcio nas coronárias sem fazer um segundo exame ou utilizar mais radiação. O aparelho realiza o exame de cintilografia miocárdica de profusão em apenas um dia, em vez de dois.
Quando a cintilografia óssea é indicada? A principal indicação de cintilografia óssea é pesquisar possíveis metástases ósseas. A metástase óssea ocorre quando algum tipo de câncer se espalha pela corrente sanguínea para outras partes do corpo, incluindo os ossos.