Quantas vezes eu posso usar a agulha da caneta de insulina?
No caso da reutilização da seringa devemos acrescentar o risco de alterações na escala de graduação o que provoca o risco de imprecisão da dose injetada e descontrole glicêmico 7-10. Sendo assim, entendemos que as agulhas devem ser utilizadas apenas uma vez e devem ser descartadas após.
Você deve usar cada agulha da caneta de insulina apenas uma vez. Reutilizar a mesma agulha pode ser doloroso, pois ela se torna cega mesmo após um único uso.
Sempre remova a agulha após cada injeção, mesmo se for reutiliza-la. Isso reduz o risco de contaminação, vazamento de insulina, agulha entupida e dose imprecisa. Atenção Verifique se o local de aplicação está limpo.
Não há um período definido para substituição da agulha, contudo, é necessário observar se esta se mantém alinhada. Costurar com a agulha torta é muito perigoso, pois a agulha pode quebrar durante a costura.
Para que as canetas e frascos de Insulina NPH e Regular estejam disponíveis aos usuários nos municípios, a mobilização e interlocução de uma Rede, é necessária.
Quantas vezes posso usar a agulha da caneta de medir glicose?
Posso utilizar uma lanceta mais de uma vez? As lancetas destinam-se apenas a uso único por motivos de higiene, e porque a agulha acaba por ficar desgastada com o uso repetido.
As canetas de insulina abertas e em utilização, podem ser mantidas em temperatura ambiente (máximo 30 graus) por até 28 dias. Descarte Canetas descartáveis, agulhas e seringas e algodão sujo de sangue devem ser descartados em recipientes especiais apropriados.
Qual o melhor horário para aplicar insulina de caneta?
A insulina rápida ou regular começa a agir em 30 a 60 minutos e, tem seu pico de ação em 2 a 4 horas e duração de ação de 6 a 8 horas. Sendo assim, deve ser usada de 30 a 45 minutos antes da refeição.
As agulhas menores são mais seguras, pois promovem mais efetividade na aplicação subcutânea, que é o tecido responsável por absorver gradualmente e consegue programar a insulina tecidual, que permitirá um controle mais rígido da glicemia.
A insulina deve ser aplicada em temperatura ambiente, pois quando aplicada gelada pode ocasionar alteração no tempo de absorção e de difusão do medicamento. A aplicação da insulina gelada também pode causar dor.
Se a pessoa com diabetes precisa aplicar somente uma insulina, é possível preparar a seringa e em temperatura ambiente. Isso, é claro, se não ultrapassar as 6 horas previstas.
Outros autores recomendam(15) a reutilização por até seis vezes, considerando que acima desta freqüência, as agulhas tornaram-se rombudas e as aplicações de insulina dolorosas.
As seringas para insulina possuem graduação em Unidade Internacional (UI), cada UI equivale a 0,01 mL. Geralmente são encontradas em capacidades de 30, 50 e 100 UI (equivalente a 0,3 - 0,5 e 1mL).
Como a gente sabe que a insulina da caneta acabou?
Gire o suporte do carpule para dentro da caneta, conforme ilustrado, até você sentir ou ouvir um clique. Se você tiver um carpule cuja insulina está com aspecto turvo e esbranquiçado, ressuspenda o conteúdo antes da aplicação, sempre.
A vida útil da agulha é geralmente de 200-300 horas, pelo que, para manter a qualidade do som, a agulha tem de ser desmontada e substituída frequentemente.
Os serviços que, por algum motivo, não possuam tais dispositivos devem promover o uso da mesma agulha para aspiração e aplicação do medicamento em um mesmo paciente, visto que nestes casos os riscos para os profissionais superam os possíveis benefícios para o paciente.
O descarte inadequado de agulhas usadas no tratamento do diabetes e outras doenças pode contaminar o meio ambiente e ferir gravemente quem trabalha com o lixo. Há ainda a possibilidade da transmissão de doenças como hepatites e HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana).